Google habilita chamadas VoIP direto do Gmail [atualizado]

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

O Gmail pode ganhar novas características no seu cliente de bate-papo e se tornar um cliente completo de ligações, é o que aponta Tom Krazit do blog Relevant Results. Segundo as fontes de Krazit, o Google estaria testando o recurso de fazer chamadas por VoIP e sua interface seria bastante similar ao serviço de redirecionamento de chamadas Google Voice.

A captura de tela enviada pelas fontes de Krazit mostra que as ligações para números canadenses e americanos seria gratuito, enquanto que chamadas feitas para o resto do mundo seriam cobradas, porém com taxas “insanamente baixas”. O serviço também permitira o recebimento de chamadas.

Essa característica, claro, não estará poderá estar disponível fora dos EUA ou Canadá. Afinal de contas o Google não tem servidores o suficiente para sustentar uma rede VoIP que permite ligações de graça em todo o mundo. Fora que isso iria levar à falência quase todas as Telecoms do planeta e posso apostar que as operadoras de telefonia norte-americanas já não estão contentes sequer com o rumor desse serviço.

Com informações: CNET.

Atualização às 14:04 | E o Google acaba de oficializar os rumores: a habilidade de fazer ligações VoIP está sendo ativada para usuários do Gmail. Ainda não sabemos se todos os usuários ao redor do planeta terão essa habilidade ou se ela ficará restrita aos EUA e Canadá (por via das dúvidas alterei o último parágrafo do texto). E a taxa para ligações internacionais é mesmo “insanamente baixa”: uma chamada para Paris custou 2 centavos de dólar.

Atualização às 14:18 | Segundo um post no blog do Google Voice, a habilidade de fazer ligações estará disponível apenas para usuários do Gmail dentro dos EUA. Nem seus vizinhos canadenses terão acesso à essa função. Fuén.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados