Ir para o conteúdo.

Início » Demais assuntos Google » Google apresenta experimento de HTML5 com clipe musical

O vídeo musical, também conhecido como videoclipe, nasceu para ser exibido na televisão. Já parou para pensar se ele poderia ser de alguma maneira diferente se tivesse sido concebido para os dias atuais e novas formas de apresentação de mídia que a internet nos proporciona?

O diretor Chris Milk, a banda canadense Arcade Fire e a empresa Google fizeram esse exercício de imaginação, e o resultado é o que eles definiram como “uma experiência musical feita especificamente para o navegador”.

Chamado The Wilderness Downtown (algo como “a selva no meio da cidade”), este projeto apresenta um clipe da música We Used To Wait (do Arcade Fire, obviamente) mas em uma abordagem diferente do tradicional, utilizando-se do navegador e de muito HTML5 (nenhuma gota de Flash aqui) para mostrar vídeos e animações em várias janelas que surgem em sua tela, com elementos que interagem entre uma janela e outra.

Há até uma certa interação com o usuário. Antes de começar o site pede para que você escreva o nome da rua em que cresceu. Se você deu a sorte de ter crescido em uma rua que hoje é coberta pelo Google Maps e pelo Google Street View, então a verá aparecendo como parte do clipe, com elementos engenhosos como sombras de pássaro sobrevoando a sua rua e outras coisas mais que, sinceramente, é bem melhor que você assista por si mesmo do que ficar lendo uma descrição em palavras.

Então clique neste link para assistir. Você precisa estar usando um navegador plenamente compatível com os mais recentes padrões do HTML5 (como Chrome ou Safari) e, de preferência, fechar abas e programas desnecessários — o vídeo exige bastante de seu computador.

Com informações: Google Blog e Chrome Experiments.

14 Comentários (Deixe o seu!)

  • Impressionante o que o HTML5 é capaz de fazer. Ainda acaba com o flash um dia.

    • Breno Brito
      1666c

      Ooolha, HTML5 abre pop-ups q o navegador nao bloqueou, medo!

    • Bruno Gall
      4239c

      Será essa a idéia do Jobs?

  • Dav1d
    55c

    Muito maneiro, HTML5 é o futuro.
    Não vejo a hora de me livrar do flash e seus plugin tosco pra linux ou inexistente se for 64 bits.

  • Brwolfgang
    29c

    Não estamos falando de uma bandiola qualquer, estamos falando do Arcade Fire!
    O CD novo deles tá incrível e surpreendente, o site acompanha a onda.
    Caramba, sou cada vez mais fã dessa banda.

  • Rafael
    1977c

    Mais um HTML5 que pede para que você baixe outro navegador.

  • esse safado não termina de carregar…

    • kylefurtado
      4524c

      ” Você precisa estar usando um navegador plenamente compatível com os mais recentes padrões do HTML5 (como Chrome ou Safari) e, de preferência, fechar abas e programas desnecessários — o vídeo exige bastante de seu computador.”, por que será?!

  • legal e tudo mais, porem se continuar desse jeito daqui a pouco tempo precisaremos de um computador da nasa para acessar um simples email

    • Rodrigo
      1c

      o hardware dos computadores avança rapidamente, em poucos anos os computadores top de linha de hoje serão medíocres

      p.s.: realmente muito bom o experimento do Google… e isso que é algo inicial, tem muito potencial criativo para isso

  • Muito legal!!! No meu computador começou bem rápido sem travar sem nada. Dica coloquem uma rua com street view!!! Bem legal.

  • Hernani
    1c

    Ano que vem o HTML5 será muito mais presente

  • O HTML5 esta legal, mostrando esforço para transmitir algu alem do statico, porem incomparavel com o poder de interatividade e possibilidades que somente o FLASH proporciona, indo muito mais alem do que html5.

  • JoseRenan
    1572c

    Magnífico, adorei! Sem palavras! no mais I ♥ Arcade Fire :D

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.