O sistema operacional móvel Android sofre há algum tempo de um problema de fragmentação da plataforma. Como a atualização depende das operadoras e/ou fabricantes, alguns aparelhos às vezes nunca chegam a receber um update. Mas um levantamento recente indica que a situação pode não ser mais tão ruim assim.


Leia | A incrível corrida pelos updates do Android”, por Henrique Martin.

Distribuição das versões do Android (referente às duas últimas de agosto).

Baseado nos dados dos aparelhos considerados “ativos” pelo Google (aqueles que acessaram o Android Market pelo menos uma vez nas duas últimas semanas de agosto), a estatística indica que cerca de 70% deles estão utilizando a versão 2.1 ou 2.2 do sistema. No caso da versão mais recente, a participação deu um salto nas últimas semanas e alcançou a marca de 28,7% ficando atrás apenas da versão 2.1, presente em 41,7% dos aparelhos.

Em maio a situação era praticamente inversa, quando as versões 1.5 e 1.6 tomavam cerca de 60% dos celulares Android. Esse aumento da 2.x se deve ao sucesso de novos modelos (como o Droid 2 ou o HTC Desire) e à atualização de modelos mais “antigos”, como o Motorola Droid — que aqui no Brasil se chama Milestone e tem atualização prevista apenas para o primeiro trimestre de 2011.

Distribuição de cada versão do Android de março/2010 até agosto/2010.

Com informações: Android Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados