O Facebook parou; saiba como reativar o app no celular

O aplicativo do Facebook não abre? Conheça algumas dicas que podem ajudar a resolver problemas de funcionamento na rede social

Wagner Pedro André Leonardo
Por e
• Atualizado há 11 meses
Aplicativo do Facebook (Imagem: William Iven/Unsplash)
O aplicativo do Facebook parou? Veja como resolver (Imagem: William Iven/Unsplash)

O aplicativo do Facebook é bem completo e entrega a maioria dos recursos disponíveis na versão web. Mas como nada é perfeito, ele também está suscetível a erros que atrapalham a experiência de uso. O mais comum exibe a mensagem “O Facebook parou” e impede a inicialização. Abaixo, vou te mostrar como resolver esse problema.

O aplicativo do Facebook pode travar por vários motivos, mas as dicas que mostrarei a seguir irão te ajudar a resolver esse problema de maneira simples e rápida, eliminando a mensagem de erro e fazendo com que a rede social volte a funcionar normalmente em seu celular. Veja abaixo:

Verifique se o aplicativo está atualizado

Geralmente, apenas atualizar o aplicativo da rede social pode resolver o problema. O Facebook costuma enviar atualizações com frequência, tanto no Android quanto no iPhone (iOS), com muitas contendo correções de bugs importantes.

No entanto, é possível que o aplicativo não faça alguma atualização automaticamente, causando algum tipo de mau funcionamento, portanto sempre que houver algum problema no aplicativo entre Play Store ou na App Store para checar de há alguma atualização pendente.

Verifique a quantidade de armazenamento interno

Pouco espaço no armazenamento do celular também pode causar problemas no aplicativo do Facebook. Caso tenha menos de 100 MB disponíveis, aconselho que libere espaço excluindo aplicativos, imagens e vídeos. Assim, você permitirá que o aplicativo seja atualizado e, consequentemente, volte a funcionar.

Limpe o cache do aplicativo

Outro motivo que causa travamento no aplicativo do Facebook é o acúmulo de cache. Se você tem um celular Android, recomendo a limpeza do cache de maneira regular — no iPhone (iOS) o sistema fará isso automaticamente.

Se houver alguma dificuldade, basta seguir o tutorial de como limpar o cache do Android.

Reinstale o aplicativo

Se a mensagem de erro ainda é exibida, tente reinstalar o aplicativo do Facebook. Esse procedimento costuma ser bem eficaz na resolução do problema. O download pode ser feito gratuitamente na App Store e Play Store.

Atualize o sistema operacional do celular

Não é muito comum, mas às vezes o problema está no próprio sistema operacional do celular. Isso porque as fabricantes podem inserir novos recursos ou até melhorias que, por algum motivo, entram em conflito com o aplicativo do Facebook.

Aconselho que verifique as atualizações de software e, caso algum update esteja disponível, faça a instalação em seu aparelho. Se precisar de ajuda, veja como atualizar o Android.

Instale a versão Lite

Se nenhuma das dicas funcionar, outra solução viável é instalar o Facebook Lite. Mas como o próprio nome sugere, essa versão entrega menos recursos, sendo voltada para celulares mais básicos. Ainda assim, ela permite acessar as principais funcionalidades da rede social — já fizemos um artigo que mostra como baixar o Facebook Lite.

Confirme se o Facebook não está fora do ar

Em algumas ocasiões, o Facebook pode parar de funcionar, contudo, isso pode estar relacionado aos servidores da plataforma, em vez do aplicativo.

Alguns sites como o Downdetector monitoram serviços da internet e podem ajudar a descobrir se um serviço está funcionando corretamente. Confira como usar o Downdetector e outras ferramentas que monitoram o funcionamento de sites e serviços.

Pronto, agora você conhece algumas dicas que podem ajudar a reativar o aplicativo do Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados