O que é um hacker?

São todos malvados? Saiba o que é um hacker quais são os tipos encontrados e sua importância para grandes empresas

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é um hacker? (Imagem: Joan Gamell/Unsplash)
O que é um hacker? (Imagem: Joan Gamell/Unsplash)

Eles estudam e dominam toda a arquitetura dos sistemas de informação. Veja abaixo, o que é um hacker e como hoje são vistos pelas grandes empresas, já foi época em que eles eram simplesmente uma ameaça. Estudiosos e habilidosos, os hackers podem ajudar grandes empresas a descobrir falhas em seus sistemas e configurar proteções avançadas.

O que é um hacker?

Hoje, sabe-se que ser um hacker não é somente maldade. Vamos tentar resumir levando isso em conta: Um hacker é uma pessoa que invade um sistema de computador. Os motivos para hackear podem ser muitos: instalar malware, roubar ou destruir dados, interromper o serviço e mais. 

O ato de hackear também pode ser feito por razões éticas, como tentar encontrar vulnerabilidades de softwares para que possam ser corrigidas, reforçando sua proteção.

Quais são os tipos de hackers?

Uma das análises mais simples para dividir grupos de hackers é a definição de suas cores – algo como alinhamentos sociais – que são divididas em preto, branco e cinza.

Black hat hackers (Criminosos)

Este é o tipo de hacker que obtém acesso não autorizado a um sistema de computador ou rede com más intenções. Eles podem usar computadores para atacar sistemas visando lucro, diversão, motivações políticas ou como parte de uma causa social. 

Essa penetração geralmente envolve modificação ou destruição de dados, bem como distribuição de vírus de computador, worms da Internet e spam. Era como todos os viam no início da internet.

O que é um hacker? (Imagem: Nahel Abdul Hadil/Unsplash)
A versão criminosa dos hackers é mais conhecida (Imagem: Nahel Abdul Hadil/Unsplash)

White hat hackers (Segurança)

Também conhecidos como “hackers éticos”, são especialistas em segurança de computador que atuam fazendo testes de invasão e outras metodologias para garantir que os sistemas de informação de uma empresa sejam seguros. 

Esses especialistas em segurança podem utilizar uma variedade de métodos para realizar seus testes, incluindo táticas de engenharia social, uso de ferramentas de hacking e tentativas de escapar da segurança para entrar em áreas protegidas. 

Gray hat hackers (Sem vínculo)

São hackers habilidosos que às vezes agem legalmente, com boa vontade, e às vezes não. Eles são um híbrido entre hackers de de segurança e criminosos. Normalmente, não fazem suas ações para ganho pessoal ou com intenções maliciosas, mas podem ocasionalmente cometer crimes durante o curso de suas explorações. 

Além dessas definições, o termo hacker é usado atualmente para se referir a qualquer indivíduo que tente comprometer um sistema de computador – sem levar em conta o objetivo.

É possível encontrar na web alguns cursos que prometem “ensinar a ser um hacker”, mas essa forma é muito deturpada e, ocasionalmente, pode ser um modo de operar das versões criminosas com o estelionato.

Se existe um interesse genuíno em se tornar um especialista em sistemas é necessário estudar, e muito, além de praticar, não existe caminho fácil. Para evitar o tipo de generalização da palavra hacker é melhor defini-lo identificando seus objetivos e formas de agir.

Com informação: Cisco, McAfee, Avast, Malwarebytes.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Segurança na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados