Opera 11 alpha funcionando | Clique para ampliar

O que é que Mozilla Firefox, Google Chrome e Apple Safari têm em comum? Os três são navegadores para acessar a internet e ler as últimas novidades de tecnologia no TB, claro. 😛 Mas, além disso, todos os aplicativos já contam com suporte nativo às extensões, que tornam a nossa vida tão mais agradável. E mais um browser se prepara para entrar no time dos navegadores com extensões.

A Opera Software liberou hoje a primeira versão alpha do Opera com a funcionalidade.

A principal novidade do aplicativo, que não deve ser usado em máquinas de produção, é essa mesma: as extensões do Opera 11 darão mais recursos para o usuário final. É aquela velha história: cada pessoa precisa de recursos diferentes do navegador, além daquilo que é basicão e oferecido de fábrica. As extensões para o Opera tentam suprir essa necessidade.

De acordo com a Opera Software, algumas extensões poderão adicionar novos elementos à interface do aplicativo (como botões), enquanto outras rodam discretamente, sem que o usuário tome conhecimento disso. Atualmente são 15 extensões disponíveis para download, mas a tendência – claro – é que esse número aumente.

Um recurso que particularmente me chamou a atenção no Opera 11 Alpha é o impedimento na execução automática de conteúdos que se baseiam em certos plugins. Mais ou menos assim: os conteúdos em Flash serão sinalizados como tal, mas não serão executados até que o usuário clique neles. Fácil, hein? E deve ajudar no desempenho da máquina.

Download | Opera 11 Alpha
Baixatudo | Opera 11

Se você é usuário de Opera, não deixe de verbalizar nos comentários o que você achou do lançamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados