Quem inventou o mouse?

A história por trás do mouse de computador: quem inventou, como surgiu e quem foram os responsáveis pela popularização

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
StockSnap / mouse, notebook e xícara de café / Pixabay / quem inventou o mouse

Quem inventou o mouse de computador? O acessório, hoje essencial para operar um computador, seja para trabalhar, navegar ou jogar foi popularizado pelo primeiro Mac, mas ao contrário do que muitos pensam, o mouse não foi uma criação de Steve Jobs.

Quem inventou o mouse de computador?

O mouse foi demonstrado pela primeira em 1968, mas os trabalhos em torno dele começaram cinco anos antes. Em 1963, o engenheiro e inventor Douglas Engelbart (1925-2013) estabeleceu um laboratório no Instituto de Pesquisa da Universidade de Stanford (hoje SRI International), chamado ARC (Augmentation Research Center), voltado ao desenvolvimento de softwares e hardwares para “ampliar o intelecto humano”; no caso, facilitar a comunicação entre pessoas e computadores, ainda muito rudimentares.

Foi Engelbart quem inventou o mouse de computador, um dispositivo para uma interface homem-máquina que permite o controle de um cursor numa tela, através de rodas que moviam os eixos X e Y, e originalmente um botão de ação. Outras tecnologias desenvolvidas pelo engenheiro e inventor incluem o trio hyper (text, link e media), o editor colaborativo em tempo real, e a interface gráfica em múltiplas janelas.

Engelbart também trabalhou no desenvolvimento da rede ARPANET, a primeira a implementar protocolos TCP/IP, e que é a antecessora da internet.

MAAS / mouse original de Douglas Engelbart / quem inventou o mouse
O primeiro protótipo do mouse

O design do primeiro mouse, essencialmente uma caixinha de madeira é do engenheiro Bill English, que se baseou nos desenhos de Engelbart. Ele também cunhou o nome “mouse” em um artigo de 1965, ao dizer que seu design lembrava um camundongo, com o cabo sendo a cauda.

O mouse em si é uma evolução da trackball, um controle estático que conta com uma bola para mover um cursor, desenvolvido em 1946 por Ralph Benjamin para aplicações militares (controle de mísseis, no caso).

Todas essas tecnologias, integradas no sistema colaborativo NLS (de oN-Line System) foram demonstradas de uma só vez por Engelbart em 1968, em uma videoconferência que hoje é conhecida como “A Mãe de Todas as Demonstrações“:

No entanto, o mouse não foi o primeiro dispositivo a utilizar uma bola como rotor. Ainda em 1968, a empresa alemã Telefunken apresentou a Rollkugel (“bola rolante”), para o terminal SIG-100. A companhia não patenteou o invento, alegando que ele era “importante demais” para pertencer a um só, o que permitiu que Engelbart registrasse o mouse e a tecnologia envolvida, já com uma bola como rotor em 1970, embora os documentos já descrevessem a nova versão em 1967.

Bill English foi trabalhar na Xerox pouco tempo depois, e em 1973, a empresa introduziu o Alto, o primeiro protótipo de computador pessoal a utilizar um mouse e interface gráfica. A companhia nunca viu muito potencial no produto, e tempos depois ele caiu no radar de Steve Jobs, que pagou por uma visita guiada ao Xerox PARC em 1979.

O Alto sequer foi apresentado oficialmente ao CEO da Apple, pois a empresa o via como um protótipo menor, mas Jobs se interessou pelo computador mais do que por outros produtos.

Xerox Alto / quem inventou o mouse
Xerox Alto, o primeiro protótipo de um computador pessoal com um mouse

Em 1981, a Xerox lançou o Alto no mercado, remodelado como Xerox Star, que até o lançamento do primeiro Macintosh em 1984, foi o computador com suporte a mouse mais popular. Antes deste, em 1983, Jobs utilizou o Alto como base para o Lisa, o primeiro computador da Apple com interface gráfica e um mouse, que não foi popular por ser muito caro.

Ainda em 1983, a Microsoft tornou a primeira versão do Word (que rodava no MS-DOS) compatível com o mouse, e lançou sua própria versão do periférico. Foi o Microsoft Mouse original, inclusive, o primeiro dispositivo de hardware para usuários finais comercializado pela companhia de Bill Gates.

Em 1985, utilizando o que “aprendeu” com o Lisa e o Mac (a Microsoft desenvolveu softwares para a Apple), Gates lançou o Windows 1.0 para PCs, cujas versões posteriores terminaram por cimentar a popularidade do mouse.

Doublas Engerbart e mouse / quem inventou o mouse
Douglas Engelbart e o mouse original, uma de suas várias invenções

De qualquer forma, foi Douglas Engelbart quem inventou o mouse de computador, disponível por quase 50 anos nas mais diversas formas e modelos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Mac na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados