Na última reunião de executivos da Barnes & Noble, uma das maiores redes de livrarias dos Estados Unidos, é altamente provável que algum velhinho dorminhoco tenha reclamado que a neta dele tinha um tablet com várias cores, enquanto o produto similar da Nook era chato, sempre em preto e branco. E eis que a ideia de produzir um Nook colorido deve ter nascido.

Especulações à parte, a B&N revelou hoje um novo modelo do seu leitor de e-books com um diferencial: tela em cores – 16 milhões delas, de acordo com a empresa – e rodando o Google Android. Pois é, o Google já disse que não recomenda a implementação da plataforma em tablets, mas foi isso o que a companhia fez. E o resultado, pelo menos no design, foi um tanto quanto curioso, mas ainda assim agradável. Veja só:

O Nook Color, novo modelo do Nook que você já conhece e confia, tem visor de LCD de 7 polegadas, inferior ao do iPad. Como poderíamos esperar, é touchscreen com direito a visualização de conteúdos em modo paisagem e modo retrato. A B&N adaptou o Android para suas necessidades, produzindo um sistema mais interessante para leitor de e-books e tablet.

Sua memória interna é de 8 GB, o que deve dar para muitos livros digitais. Além disso, tem slot para microSD, claro! O aparelho roda Android 2.1, a versão mais atual do sistema que é amplamente difundida, mas com planos de adotar o Android 2.2 em breve.

Em termos de recursos, temos QuickOffice pré-instalado, para visualizar documentos do Word, PowerPoint, Excel e PDF, entre outros. Arquivos de imagens e de músicas também podem ser abertos.

Não me pergunte o motivo para isso, mas o Nook Color não terá acesso ao Android Market. Em vez disso, a Barnes & Noble vai oferecer uma loja própria, com alguns aplicativos (bem poucos, imagino).

O aparelho começa a ser vendido em novembro nos Estados Unidos, por 250 dólares, equivalente a cerca de R$ 426. Você compraria? O Rafa, editor do TB, disse que compraria fácil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados