Tecnoblog
Razão Social Advanced Micro Devices Inc.
Fundação 1 maio, 1969
Santa Clara, Califórnia, EUA
Website Oficial www.amd.com

AMD

A AMD é uma empresa de tecnologia fundada em 1969, nos Estados Unidos. Conhecida por seus semicondutores, a então start-up iniciou como uma fabricante para outras empresas.

Seus oito fundadores eram um grupo de ex-funcionários da Fairchild — outra empresa de semicondutores — que deram início à Avanced Micro Devices (AMD) com um investimento de 50 mil dólares. E dentre eles, Jerry Sanders foi quem assumiu o cargo de CEO pelos próximos 33 anos.

No primeiro ano, a AMD se dedicou a fabricar chips para outras empresas, como a própria Fairchild, e dar a estes a qualidade exigida pelos padrões militares. Mas seu primeiro lançamento veio logo, em setembro de 1970, com o computador lógico AM2501.

Já o primeiro microprocessador da empresa veio em 1975, o AM9080. E seis anos mais tarde, a AMD fechou um acordo para se tornar a fornecedora secundária de microprocessadores para os computadores da IBM, sendo que a primária era a concorrente Intel. A parceria entre Intel e AMD se encerrou em 1986, levando ao surgimento da família AM386 cinco anos depois.

Entre os anos 90 e início dos anos 2000, a AMD desenvolveu diversos produtos com destaque em economia, como AM486 e AMD-K6. E também em performance e revolução, como ocorreu com as linhas Athlon, que contou com o melhor x86 da sua época, e Opteron, com o primeiro microprocessador x86 quad-core.

Em 2007, a AMD adquiriu a ATI, com o objetivo de entregar CPUs GPUs de alta performance, que seguiram evoluindo, chegando a fazer com que empresa entrasse para o Guinness Book. E também foram unidos, com o lançamento do primeiro APU. Além disso, a AMD logo expandiu o portfólio para outros mercados, incluindo o de games, com processadores para consoles.

Atualmente, a AMD está presente em diversos mercados de produtos e soluções de tecnologia, sendo que os processadores seguem sendo um de seus carros-chefe, junto às placas de vídeo. E em 2020, a empresa foi avaliada em mais de US$100 bilhões.

Continue lendo »

Tudo sobre AMD