Um estudo conduzido pela Ipsos a pedido da Intel Brasil traz números bastante interessantes no que se refere* à expectativa dos consumidores frente ao mercado de tecnologia. Cerca de 38% dos brasileiros estão planejamento comprar um computador nos próximos 12 meses, seja netbook, notebook ou desktop. A tendência é que esse mercado permaneça aquecido no próximo ano.

38% querem comprar computador no próximo ano

No Brasil, 58% dos domicílios já possuem pelo menos um computador. O Estado que lidera a penetração desse tipo de equipamento é o Rio de Janeiro, onde 71% das residências contam com o PC. São Paulo, o Estado mais rico do País, tem 65% das casas também com pelo menos um computador.

De acordo com a pesquisa, existe uma forte tendência de que mais computadores sejam vendidos para a mesma residência, resultando em uma individualização do uso desse equipamento (que essencialmente é individual, afinal de contas não dá para usar o computador em família, como fazemos com a televisão).

Compartilhar o computador é algo feito por 13,3% dos brasileiros, que confirmaram permitir que parentes, como avós e primos, utilizem o aparelho quando estão em suas casas. Outros 4,5% compartilham os PCs também com vizinhos e com amigos.

“O brasileiro é apaixonado pelo seu computador – ele estuda, trabalha, compartilha, se relaciona através dele. Somos campeões no acesso a Internet. Nesse contexto, é natural que o brasileiro queira um computador que seja efetivamente pessoal – que seja só seu, e reflita sua personalidade, seus maneirismos”, afirmou em comunicado Cássio Tietê, Diretor de Marketing da Intel Brasil.

O estudo foi conduzido por meio de entrevista com 2.500 pessoas de 16 praças, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A amostragem abrangeu usuários de computadores das classes ABCD, com mais de 16 anos, divididos por estado de acordo com perfis demográficos.

*Copyright Dilma Rousseff

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados