Um Audi TTS guiado por computadores, sem qualquer ajuda de um homo sapiens atrás do volante, foi o primeiro veículo autônomo a participar de uma competição automobilística. O feito aconteceu na tradicional prova de subida de montanha de Pikes Peak, nos EUA, uma das corridas mais antigas por esporte-motor mundial, atualmente em sua 88ª edição.


Desenvolvido pela universidade de Stanford em conjunto com a Oracle e o laboratório de pesquisas da Volkswagen (dona da Audi), o veículo é equipado com uma série de sensores e sistemas de navegação capazes de “lerem” as condições da estrada em tempo real e de tomarem decisões sozinhos.

“Ao firmar parcerias com empresas de tecnologia do Vale do Silício nós estamos procurando desenvolver tecnologias inovadoras em nossos veículos e redefinir o que entendemos como impossível”, afirmou Burkhard Huhnke, diretor de pesquisas da montadora alemã. “Nossa meta é aprimorarmos a segurança no trânsito e salvar vidas criando sistemas extremamente sofisticados”, completou.


(Link no YouTube)

Apesar de representar a fina flor da tecnologia automobilística e de ter um velho e bom motor a combustão com saudáveis 265 cv de potência debaixo de seu capô, o desempenho do Audi autônomo ainda não foi dos melhores. O carro completou a corrida em longos 27 minutos, enquanto especialistas estimam que um carro semelhante guiado por um piloto tradicional – desses de carne e osso – faria o mesmo percurso em 17 minutos.

Se você ainda acha que veículos que dirigem sozinho deverão ficar limitados à ficção científica ou a experimentos excêntricos, é bom repensar suas opiniões sobre o assunto. Há pelo menos seis meses o Google vem testando, nos arredores de sua sede, em Montain View, Califórnia, carros – pacatos modelos ecológicos Toyota Prius – capazes de dirigirem sozinho mesmo sob trânsito intenso, levando motoristas humanos na carona apenas para contornas eventuais emergências.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados