Quando apareceu a notícia de que o Xmarks iria fechar as portas porque não conseguiu desenvolver nenhum modelo de negócios viável, eu fui um dos primeiros a lamentar a decisão aqui mesmo, no TB. Depois de muitas manifestações de apoio, a Xmarks Inc. voltou atrás e começou a estudar propostas para se manter de pé. Pois, bem: hoje está confirmado que o serviço está salvo!

Isso só é possível porque outra empresa relacionada a sincronização de dados vai adquirir a Xmarks. Talvez nem todos os usuários de Windows conheçam o LastPass, mas esse serviço é bastante popular no Mac. E parece que vai ficar ainda conhecido agora que terá todo o portfolio de funcionalidades do Xmarks para uso próprio.

O Xmarks vai continuar sendo oferecido gratuitamente para os usuários, com a já tradicional sincronização de favoritos entre plataformas – Windows, Linux e Mac OS – e navegadores – Chrome, Firefox, Opera etc. -. O basicão permanece custando absolutamente nada para os usuários. Melhor para nós!

Quem precisa de mais recursos, como acesso aos favoritos no Android e no iPhone, aí sim terá que pagar. Clientes desse serviço ainda terão suporte técnico prioritário e “muito mais”, embora não esteja claro o que é esse “mais”. O modelo freemium do Xmarks prevê uma assinatura anual de 12 dólares (o que dá menos de 20 reais).

Como a LastPass não é boba, oferecerá um combo com a sincronização de senhas do LastPass e a sincronização de favoritos do Xmarks pelo valor anual de 20 dólares, o que em absoluto não é caro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados