Android 12: confira todos os recursos do novo sistema

O Android 12 está liberado em versão final e deve chegar em breve a celulares Samsung, Xiaomi e Motorola; o sistema operacional do Google traz novidades em design e privacidade

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

O Android 12 chegou à sua versão final — o comunicado sobre o lançamento foi publicado pelo Google em 4 de outubro de 2021. O sucessor do Android 11 traz novidades em design, com a adoção do Material You, e também foca em recursos de privacidade. A atualização chega para smartphones recentes da Samsung, Motorola, Xiaomi e outras fabricantes, com maior frequência esperada para a partir de 2022.

De volta às sobremesas: Android 12 Snow Cone

O Google resolveu resgatar a tradição de nomes de doces para versões do sistema operacional. A prática foi interrompida após o Android 9 Pie — com os apelidos sendo usados apenas internamente, por engenheiros da empresa.

Entretanto, o vice-presidente de engenharia do Android, Dave Burke, nos pegou de surpresa ao anunciar o Android 12 Snow Cone durante o lançamento da versão estável da plataforma.

Android 12 Snow Cone
Android 12 Snow Cone (Imagem: Divulgação/Google)

Quais são as novidades em recursos no Android 12?

Privacidade em foco

O Android 12 foi apresentado pelo Google durante o I/O 2021. Na ocasião, a empresa citou alguns recursos de privacidade que vão aparecer no novo sistema, incluindo o novo Painel de Privacidade, que exibe de forma mais clara as permissões que um aplicativo tem para acessar cada tipo de dado ou função do seu dispositivo.

Outros destaques são os indicadores de microfone e câmera ativos, que permitem identificar em tempo real quando um aplicativo está usando estes recursos, e botões para desabilitar rapidamente o acesso dos apps a estas features.

Painel de privacidade do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)
Painel de privacidade do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)

O Android 12 também conta com a notificação de leitura na área de transferência, que permite saber quando um software está lendo o conteúdo armazenado. Assim como no iOS, você poderá escolher quais aplicativos usam sua localização precisa e quais receberão sua localização aproximada.

Design Material You se adapta a você

A interface com Material You promete se adaptar ao seu estilo, seja ele qual for, sendo “acessível para todas as necessidades e adaptáveis para cada tela”. Os elementos do sistema poderão trocar de cor de acordo com o seu papel de parede, usando tons complementares. Além disso, os controles rápidos estão maiores e personalizáveis.

Navegar pelo sistema promete ser uma experiência mais fluida, com novas animações que se adaptam ao espaço disponível na tela. Por exemplo, ao marcar todas as notificações na tela de bloqueio com lidas, o relógio vai aumentar de tamanho para deixar claro que não há mais nada para ver ali.

Widgets no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Widgets no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Outra possibilidade: quando o celular for colocado para recarga de bateria, uma nova animação circular será exibida. Se a recarga for feita com cabo, o círculo surgirá no centro da tela; se por indução (sem fio), o efeito de círculo começará na borda inferior e seguirá para cima.

O Google também deu mais atenção para os widgets, implementando novos controles interativos, incluindo caixas de seleção e botões de rádio. Algo que fica de fora é a personalização de fontes e ícones de Wi-Fi, possível até o Android 11. Sobre o assunto, a empresa explicou o seguinte:

“Os recursos de estilo personalizado (fonte, formato do ícone, pacote de ícones e cor de destaque) no Android 11 estão sendo substituídos pelo novo recurso de tema dinâmico que estamos introduzindo no Android 12. Vemos o novo recurso de tema dinâmico como mais moderno e inteligente. Uma experiência simples e agradável que esperamos que todos os usuários possam desfrutar.”

No início de setembro, o Google começou a liberar o visual Material You para aplicativos do Google Workspace, incluindo Google Meet e Agenda.

Google Assistente

O Google Assistente também promete ficar mais útil. O Android 12 trouxe maior integração com aplicativos de terceiros para receber comandos, como dar play em reprodutores de música. Com a função de atalhos no assistente, será possível realizar as mais diversas ações em apps, como pedir almoço em um app de delivery.

Widgets de terceiros também estarão mais integrados ao Google Assistente para a extração de informações sem precisar abrir o app principal.

Jogos no Android 12

Gamers de plantão podem comemorar esse novo recurso: o Android 12 permite aos usuários reproduzir títulos mesmo que todo o download ainda não tenha sido concluído. Além disso, o sistema tem um painel com ferramentas para ajudar a melhorar a experiência e o desempenho com jogos.

“Os usuários querem começar a jogar imediatamente, mas conforme a qualidade do jogo continua melhorando, seu tamanho aumenta, levando a downloads longos e enfadonhos”, explicou o Google.

Comparativo entre celular sem "jogue enquanto você baixa" (esquerda) e com o recurso (direita) (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)
Comparativo entre celular sem “jogue enquanto você baixa” (esquerda) e com o recurso (direita) (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Nova configuração de redes, apps que hibernam e mais funções

Para facilitar o gerenciamento de conexões, o Android 12 tem um painel de Internet que permite alternar facilmente entre operadoras e redes Wi-Fi. As opções podem ser acessadas a partir da central de configurações rápidas, por meio de um pop-up.

Android 12 tem painel rápido para configuração de rede (Imagem: Reprodução/Google)
Android 12 tem painel rápido para configuração de rede (Imagem: Reprodução/Google)

Para poupar o armazenamento do seu smartphone, o Android 12 também permitirá hibernar aplicativos pouco usados (e programas sem uso há muito tempo poderão entrar em hibernação automaticamente). Desse modo, arquivos temporários são eliminados e também há menor risco de problemas com segurança.

Uma boa notícia para desenvolvedores (e também para usuários, é claro), é que o Android 12 está facilitando o uso de lojas de aplicativos alternativas. O recurso conhecido como “setRequireUserAction” indica se a ação do usuário será necessária ou não para iniciar a instalação de um pacote.

Ao habilitá-lo, uma loja de apps poderá atualizar um aplicativo sem precisar de confirmações. Os requisitos são que o usuário conceda permissão à plataforma a permissão para a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, e que o app esteja de acordo com o novo método do sistema, usando API de nível 29 (Android 10) ou superior.

Alguns problemas do Google Fotos também devem ser corrigidos com a nova versão do OS. O primeiro é que capturas de tela não serão mais enviadas automaticamente para a nuvem, e imagens poderão ser apagadas sem que o usuário precise responder se a ação deve continuar ou não.

O Android 12 revelou ainda a possibilidade de tirar prints de uma página inteira, incluindo partes ocultas — algo semelhante ao que já existe em celulares da Samsung e também no iPhone. A nova versão também trouxe melhorias para rotação de tela automática e para a busca do sistema.

Nova ferramenta para captura de tela do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)
Nova ferramenta para captura de tela do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)

O Google afirma ter reduzido em 22% o tempo de CPU necessário para os serviços principais do sistema. E para poupar a bateria do celular, o Android 12 também usa 15% menos os núcleos de tarefas pesadas, que consomem mais energia.

Quais celulares vão receber o Android 12?

Diversas fabricantes já garantiram a atualização do Android 12 para seus celulares recentes. Via de regra, grande parte dos modelos lançados nos últimos dois anos deve receber o update nos próximos meses. A Samsung lidera com maior número de smartphones. É esperado que a lista de aparelhos seja consolidada nos próximos meses, confira os modelos confirmados até agora:

Publicado originalmente em 15 de julho de 2021. Atualizado em 13 de outubro, às 15h49.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados