O Google tirou a terça-feira para fazer alguns anúncios relacionados ao Chrome. Além da loja de aplicativos virtual – teremos uma matéria sobre o assunto em breve -, a empresa falou sobre o futuro sistema operacional Chrome OS. Ele ainda não foi lançado, mas já se encontra num estágio interessante de desenvolvimento… E vem aí o programa piloto de distribuição de notebooks rodando o sistema!

Durante a apresentação, o Google foi muito claro ao afirmar que o Chrome OS se resume à própria experiência de usar a web. Ou, como eles mesmos definiram, o sistema não é “nada, exceto a web”. Para isso o recomendado é ter uma conexão constante com a internet, a fim de usar todos os recursos do navegador baseados na rede. Serão jogos, web apps, aplicativos de computador convencionais, e por aí vai. Tudo rodando a partir de servidores espalhados pelo mundo.

Para tanto, todos os Chrome Notebooks – por ora chamemos assim – deverão oferecer dois tipos de conectividade: o já tradicional Wi-Fi e o 3G. O mais bacana é que o Google, em parceria com a operadora americana Verizon, vai oferecer 2 anos – não são meses! – de conexão gratuita por meio da rede celular. Tudo bem que será limitada ao consumo de 100 MB por mês, mas ainda assim é um bom começo. E os planos mensais da operadora para os dispositivos rodando Chrome OS vão custar a partir de 10 dólares, um valor relativamente baixo.

Será na conexão uma das vantagens do Chrome OS frente aos sistemas de hoje: ele vai voltar do modo de descanso quase que imediatamente, em questão de milisegundos. E também em milisegundos a conexão com o Wi-Fi será restabelecida, garantindo que o usuário possa retornar ao que estava fazendo quase que no mesmo instante. Engenheiros do Google demonstraram o recurso e realmente é impressionante!

Veja abaixo um vídeo de demonstração do Chrome OS:


(YouTube)

Especificações do Chrome Notebook

Durante a apresentação, o engenheiro responsável pelo Chrome OS confirmou que a maioria dos aparelhos com Chrome OS deverão seguir algumas diretrizes de hardware. São elas:

  • Visor de 12,1 polegadas.
  • Teclado de tamanho convencional, sem teclinhas miúdas.
  • Conexão por 3G.
  • Wi-Fi 802.11n.
  • Webcam para bate-papo.

Essas são as especificações do Cr-48, modelo que a empresa vai colocar em testes. Entre os destaques do aparelho estão as mais de 8 horas de uso contínuo e 8 dias em modo de espera (segundo as informações do Google; eu mesmo não testei, então não posso dizer que chega a isso tudo).

O Google já trabalha em parceria com a Samsung e com a Acer, que vão oferecer notebooks rodando Chrome OS no futuro. A empresa também tem parceria com o Intel para desenvolver tecnologias relacionadas aos processadores da fabricante.

Programa piloto: distribuição de notebooks

Para alegria geral dos nerds geeks, o Google vai distribuir o Chrome Notebook Cr-48 para alguns usuários early adopters. Basta entrar nessa página e manifestar interesse em participar do programa. A parte triste dessa informação é que, por enquanto, esse programa está disponível apenas para os Estados Unidos. Uma pena, eu sei.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados