O Google criou um site que tenta explicar — para os mais curiosos e/ou críticos — como funciona o YouTube. A página aborda temas recorrentes entre as dúvidas dos usuários e de pais de crianças e adolescentes como segurança infantil, conteúdo nocivo, informações incorretas e direitos autorais, além de dar respostas a problemas conforme possam surgir como a reação à crise de COVID-19 e as eleições no mundo.

“Como parte do nosso compromisso constante com a transparência, lançamos o Como o YouTube funciona, um novo site projetado para responder às perguntas mais frequentes sobre o que estamos fazendo para promover uma plataforma responsável para nossa comunidade, e explicar as políticas dos nossos produtos”, explica o Google.

De acordo com o Google, o site tem três principais objetivos:

  • Responder a perguntas importantes;
  • Trazer conhecimento sobre produtos e políticas;
  • Trazer conhecimento sobre progressos e o impacto causado.

Como funciona o YouTube?

Para responder isso, o Google lançou mão de uma série de documentos de fácil leitura.

Em destaque, estão o que o YouTube chama de “compromissos”. Ou seja, estão quatro Rs: 1) remover conteúdo que viola políticas; 2) reduzir o alcance de material com conteúdo duvidoso ou desinformação; 3) recomendar fontes confiáveis de notícias e informação e 4) recompensar criadores de conteúdo confiáveis na plataforma. 

Embora o forte do YouTube seja os vídeos, a plataforma escolheu documentos em texto para explicar como funciona. Destaco alguns links importantes, organizados por tema.

Tornando o YouTube mais seguro

Características do produto

Configurações do usuário

Regras e políticas

Certo que todas essas informações podem mudar a cada instante. Por isso, um artigo detalhando cada uma delas se tornaria obsoleto rapidamente. Contudo, a partir destes links, é possível entender as dinâmicas da plataforma em voga no momento da consulta.

Pintou dúvida? O endereço é youtube.com/howyoutubeworks.

Um resuminho em vídeo, claro:

Com informações: YouTube.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados