Enquanto que a empresa por trás do conhecido programa de chamadas via VoIP Skype fez um bom trabalho de remediar a interrupção do serviço ocorrida na semana passada, eles ainda não tinham divulgado os detalhes técnicos da queda. Até o momento sabíamos apenas que diversos supernodes saíram do ar, o que causou a interrupção de chamadas de milhões de usuários ao redor do mundo. Mas hoje a empresa revelou a peça inicial que causou o efeito dominó: uma versão do Skype para Windows.
Segundo o post no blog oficial da empresa, no dia 22 um servidor ficou sobrecarregado e isso fez com que os clientes do Skype recebessem respostas atrasadas. A grande maioria das versões do Skype conseguem processar esse atraso, mas a versão 5.0.0152 do programa para Windows tem uma falha de programação que não o processa direito e trava o aplicativo. Tanto as versões mais novas ou mais antigas para a plataforma da Microsoft quanto as versões para as demais plataformas não foram afetadas por esse problema.

Versão não afetada pela falha
Como 50% dos computadores com Skype roda essa versão falha do programa, houve um travamento em massa que tirou em torno de 25 a 30% dos supernodes do ar. Mas o que causou o efeito cascata veio depois. Apesar do Skype ter supernodes o bastante para redirecionar o tráfego e manter o serviço estável, o fato da queda ter ocorrido em um horário de pico fez com que outros supernodes ficassem com até 100 vezes mais carga do que o normal e isso fez com que outros deles também acabassem indisponíveis.
Resumindo: um evento catastrófico que deixou milhões de pessoas incomunicáveis ao redor do mundo foi causado por uma sucessão de problemas cada vez maiores e que só podem ser explicados por uma coisa. A lei de Murphy.
A empresa ainda diz que vai se esforçar mais para que os clientes do programa sejam atualizados com mais frequência, o que evitaria a ocorrência de falhas colossais como essa.








Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Quando li “culpado”, pensei que ia ver a foto/ o nome de um pobre e demitido estagiário.
Hahahah eu também!
Eu também APASKPOAKS
Eu tbm, achei que ia ter a foto de um programador todo borrado. HAHAHAHHA
IDEM, xD!
Eu tb
Sem estágiario demitido?
No pain no gain!
Agora fez sentido aquela historia de que se atualizasse voltava(e voltava mesmo,até que o efeito ficou grande)
Realmente: eita povinho que deixa pc todo desatualizado em…
pensei em um rato queimado na fiacao de energia eletrica, ou fibra roida por ratos
estranho, a minha versão é a 4.1.32 e se eu clico para verificar atualizações ele diz que meu skype ta em dia
ahhahahahaahhahahaha
tbm skype hoje em dia pra falar com 1 amigo, que tem algum problema como msn dele(acho que ele não gosta)
Atualização ao iniciar o programa, como nos Macs.
Acabo de atualizar o meu! Caramba, o programa podia avisar quando tem atualizações disponíveis, não? #skypefail
Amigo, não sei se tem essa função, mas eu vejo atualização pelo Orbit, ele me avisa de tudo, até do Chrome, depois você vai e atualiza pelo Orbit ou vai no site do Skype, ou sei lá
Se fomos ver o Skype da bem menos problemas que algumas operadoras no Brasil como aquela que foi incendiada (leia-se Oi)
Pelo menos foi uma dia só, a Oi foi uma semana e 3 dias (pelo menos na minha cidade).
Sempre o rWindow$! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Depois dizem que é perseguição.
Você leu o post ???? se sim você sabe que foi erro de programação do skype se não leu você, recomendo que leia antes de comentar
A maioria das distribuições Linux e (acredito que) o Mac OS X atualizam todos os programas com frequência, através de um assistente de atualizações.
Então, de certa forma, a culpa é do Windows sim, cuja fabricante, a Microsoft, ainda não se deu ao trabalho de copiar a ideia.
po, eu nao ganhei os meus minutos de graça depois do apagao
alguem ai ganhou?
Por essa e outras, o sistema de atualizações automáticas do Google Chrome é considerado um sucesso. Aliás, é um pouco criticado por alguns que o consideram invasivo ou sub-reptício, mas de modo geral, é eficiente.