Efeito Jimmy Wales: Wikipedia consegue 16 mi em 48 dias

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Apesar de ser um dos sites mais acessados do planeta a Wikipedia não coloca anúncios nas suas páginas. A fundação responsável por manter o site no ar, a Wikimedia, se sustenta apenas com doações de seus usuários. Na campanha de doações mais recente, que começou em 14 de novembro do ano passado, a Wikimedia provou que um apelo pessoal do fundador do site era exatamente o que eles precisavam para angariar alguns milhões de verdinhas.

Já na metade da campanha a fundação publicou os números parciais que indicavam que a média de doações estava bastante alta, principalmente se consideradas as campanhas anteriores. Os 16 milhões de dólares que o site precisava para ficar no ar e para ajudar a fundação Wikimedia a sustentar os demais projetos foram alcançados em pouco mais de um mês e meio. Foram mais de 630 mil doações, direta ou indiretamente para a fundação, e a média de valor da doação foi de 22 dólares. O espaço que antes era usado para o apelo de Jimmy Wales agora redireciona para uma nota de agradecimento.

Além do sucesso da campanha de doações, Wales também fez questão de apontar que no próximo dia 15 a Wikipedia faz 10 anos. O fundador do site não disse quantos dos 16 milhões de dólares serão destinados às festividades, mas publicou uma página em que os entusiastas da enciclopédia online ao redor do mundo podem organizar suas próprias festas.

Com informações: Slashdot.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados