No começo parecia ser apenas mais um rumor ou uma prova de conceito qualquer, e não um tablet que seria comercializado normalmente. Mas as informações aos poucos começaram a se organizar e tomar forma: a TENQ, uma empresa chinesa especializada em tablets, deve lançar um tablet com o Ubuntu ainda no começo de 2011.

Infelizmente, virá com o Ubuntu Netbook Edition

Na teoria, o P07 (nome do tablet) parece ser uma máquina de qualidade considerável: tela touchscreen de 10 polegadas, processador Intel Atom 1.6 GHz, 2 GB RAM, e um disco rígido sólido de 32GB. Além disso, tem: uma webcam, suporte a 3G (opcional), duas portas USB, Wi-Fi, Bluetooth, HDMI e leitor de cartões.

O preço ainda não está definido, e a TENQ promete o lançamento para  o começo de 2011, se nada der errado.

A versão do Ubuntu será a Netbook Edition 10.10, e eu espero que eles personalizem bastante o sistema. Não consigo imaginar o Netbook Edition e o visual Unity sendo usado em tablets sem um bom trabalho de adaptação. Na verdade, não consigo imaginar o Unity sendo usado para nada, mas aí é uma questão pessoal.

Dificilmente o P07 será um iPad Killer, mas dependendo do preço e da qualidade final do tablet, esse lançamento pode ser uma opção interessante para quem quer adquirir um tablet barato mas não se adaptou ao Android.

Com informações: GizChina

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados