Eu sou um geek. E como tal, gosto de ver como os gadgets são feitos. Por isso sempre comemoro quando o pessoal do iFixit pega um produto que acabou de ser lançado de uma empresa qualquer (e vamos ser francos, eles variam bastante) e usa das mais variadas ferramentas para cuidadosamente despedaçá-lo. Também curto quando aparece um vídeo mostrando o processo original por qual o dito gadget passou para ser montado. Como o vídeo abaixo em que é mostrado o processo de fabricação de cartões de memória e pendrives USB.
(YouTube)
O vídeo, cortesia da fabricante americana de memória Lexar, é por si só bastante fascinante, mas algumas partes dele merecem destaque. Você sabia, por exemplo, que o lugar onde as memórias são armazenadas chega a ser 100 vezes mais limpo do que uma sala de cirurgia? E que um pendrive ou cartão de memória demora mais de um mês para ficar pronto? Pois é, nem eu.
Apesar de estar em inglês, aposto que até quem não entende a língua vai gostar de ver o processo de fabricação por qual passam esses itens tão essenciais em celulares e câmeras hoje em dia.
Com informações: Reddit.








Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
realmente impressionante!
A dominaçao mundial já começou, um pendrive de cada vez..
Em todo video vi cerca de 10 ou 20 pessoas e mais de 20 rôbos fazendo tudo. As maquinas estão dominando o mundo.
CUIDADO!!! Elas podem te ouvir!!!!
HAUAHUuahauhuahUHAua
Gostei!!
“100 vezes mais limpo do que uma sala de cirurgia”! OMG
Dão mais valores as maquinas do que nos rs sKKKKKKKKKK
Claro as maquinas vão dominar o mundo um dia, e nos vamos ser seus escravos. Uiuihui! Que horror.
Alias, as tarefas reservadas aos poucos humanos sao akelas que nem as maquinas querem fazer ehehehe, ou seja, encaixotar, pesar… Eh onde ainda sobra emprego pra humanidade…
Hahahahha. Gostei!
Tipo os “empregos” que sobram para estrangeiros nos EUA. Brasileiro la faz o que os americanos nao querem fazer.
Acredito que as maquinas não vão querer os seres humanos fazendo serviços porcos… vão nos extiguir…
Para fabricar um processador, o ambiente chega a ser 10k vezes mais limpo que uma sala de cirurgia. =)
As salas de cirurgia precisa de uma atenção hein! haha
Óbvio, não lidam com matéria orgânica.
Pelo visto, de americana só o nome. Pois os funcionarios são todos de “olhos puxados”, deve ser feito na China e não nos EUA como diz o vídeo.
Como dito (escrito) no video, apenas os chips são fabricados nos EUA, o corte, a montagem e distribuição são feitos na ásia (pode ser china, tailândia, malásia, vietnã …).
Por sinal, esta é a única fábrica de chips de memória dos EUA.
Basta abrir um computador/notebook que você já ve escrito nos chips o nome do país que na maioria das vezes é na China.
o que está escrito é onde foi feito o encapsulamento, não necessariamente o chip. normalmente este encapsulamento é feito em paises do sudeste asiático como Vietnã, Tailândia, Indonésia e também na Índia. Mas a fabricação é feita em outros países como EUA, Coréia do Sul, Japão, Taiwan e Alemanha.
Da pra ver que nessa empresa existem mais maquinas/rôbos do que gente. Quase tudo é feito por uma maquina, mas existem algumas pessoas so pra alcançar a placa pro rôbo.
Parecem cachorros presos pelo braço.
Coitado dos chineses. =/
Aquilo é uma pulseira anti-estática para evitar queimar os circuitos quando forem tocados.
Isso é só mais um truque que as maquinas usam pra obrigar os humanos a trabalhar. Assim que chega um novo humano la, Megatron o recebe com essa coleirinha e o prende. uhsuahsuhaushauhs
Pra mim isso é pra empresa ter certeza que a pessoa não tá matando serviço… dá pra ser usado para as duas coisas, inclusive.
de e ser 1000 vees mais limpo que meu quarto
1 palavra: caralho.
Concordo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk’
kkkkkkkkkk
bota caralho nisso.
Peraí. É pra botar o c@r@lho aonde???
Legal que não tem nenhuma cena acelerada, tudo mostrado é em velocidade normal. Mas o que mais me chamou a atenção foi a trilha sonora, que é muito boa!!!
Realmente tudo muito impressionante!
Excelente vídeo e jogada de marketing.
Eu não conhecia a marca e se algum dia eu me deparar com um produto da Lexar eu com certeza vou cogitar a possibilidade de comprá-lo.
Caraca, 100 vezes mais limpo do que uma sala de cirurgia? Se alguém dia eu precisar fazer uma cirurgia, vou querer fazer na Lexar!! Mas o vídeo é realmente interessante, um mês inteiro pra fazer um chipizinho desses… agora vou dar mais valor ao meu cartão de memória!!
Nooooooooooooooooossa, nunca que imaginaria o processo!! Vídeo perfeito!
O mais engraçado é a quantidade de thumbs downs que vc levou por conta disso =D Huahuahua…
@topic
Fiquei emocionado ao ver todo o processo ^^ Queria ver um semelhante para processador e placa mãe
Pareceu sarcástico, acho que por isso que ele tomou o “disliked”. Dei um thumbs up para ajudar.
Lol… Cara, voce deve ser odiado por aqui…
Imagina, todo mundo fazendo seu pendrive em casa, aaah…
Facil, a unica parte dificil é fazer a limpeza no quarto, por exemplo, pra ficar igual la!
Traduzi as legendas do vídeo e postei em meu blog.
A quem interessar:
http://bit.ly/feFfpC
Essa companhia é boa sim, eu já vi Memory Stick Pro Duo de 32GB fabricado por ela já há quase um ano e praticamente ao mesmo preço final de cartões SD.
Quem conhece os cartões da Sony, especialmente os com a frescura do Magic Gate, sabe que é praticamente impossível encontrar cartões originais que não custem, pelo menos, o dobro dos equivalentes SD. Não à toa, o formato está para ser abandonado de vez.