9 perguntas e respostas sobre GTA RP

Confira as principais perguntas e respostas sobre GTA RP: como jogar, como baixar, os termos mais populares e outras dúvidas

Diego Melo
Por
• Atualizado há 10 meses
10 perguntas e respostas sobre GTA RP / Divulgação / Rockstar Games
GTA Online (Imagem: Divulgação/Rockstar Games)

Cansado de matar, roubar e “tocar o terror” no GTA V? Conheça o universo do GTA RP, uma nova forma de jogar o sucesso da Rockstar, que combina a tradicional jogabilidade de mundo aberto da série com elementos e mecânicas inspirados nos jogos de RPG. Saiba mais sobre o que é GTA Roleplay, como jogar, como encontrar e criar servidores, os termos mais populares e mais.

1. O que é GTA RP?

GTA RP é um maneira de jogar GTA V online em servidores personalizados, criados pela comunidade, implementando elementos de jogos de RPG. Os servers de GTA RP geralmente utilizam mods que adicionam mecânicas extras ao jogo, como consumo de combustível nos carros, trabalhos e salários, direitos a propriedades, entre outras coisas.

10 perguntas e respostas sobre GTA RP / Divulgação / Rockstar Games
Seja um policial em GTA RP (Imagem: Reprodução/GTA V)

2. O que é metagaming?

Metagaming é a utilização de informações externas para obter vantagens dentro do jogo. Pelas regras, os jogadores devem comportar-se exatamente como fariam na vida real. Por exemplo, ao encontrar alguém que ele conhece fora do jogo mas não dentro do GTA RP, ambos devem agir como se não se realmente conhecessem. Outra forma de metaming é combinar ações em salas privadas ou de bate-papo externo, o que também é proibido.

3. Como baixar GTA RP (no PC, PS4, Xbox One)?

Por depender de mods e rodar em servidores personalizados, GTA RP só está disponível para PCs. A maioria das comunidades podem ser acessadas pelo FiveM, uma modificação para GTA V que permite conectar e jogar em servidores personalizados.

  1. Acesse o site oficial, baixe e instale o FiveM;
  2. Abra o FiveM e faça login com sua conta Rockstar Games Social Club;
  3. Clique em “Configurações” e em “Idioma”, selecione “Português”;
  4. Clique em “Servidores” e escolha em um servidor brasileiro para jogar.

Outro mod popular é o RAGE.mp, que também permite criar seu próprio servidor de GTA V Online.

Alterne entre os personagens que você deseja controlar em GTA 5 (Imagem: Divulgação / Rockstar)
Nem todo mundo pode ser criminoso nos servidores de GTA RP (Imagem: Divulgação / Rockstar)

4. Como entrar em um servidor de GTA RP?

Praticamente todos os servidores de GTA RP possuem algum processo seletivo de seus membros. Essa é uma forma que os administradores encontraram de tentar filtrar apenas aqueles usuários que estão realmente interessados em seguir as regras e participar da maneira correta.

Devido ao crescente interesse de grandes streamers, o GTA RP tem conquistado cada vez mais jogadores, o que torna o acesso aos servidores mais famosos bem demorado. Na maioria dos casos, é preciso preencher um questionário enorme, passar por uma entrevista e aguardar pela aprovação de um moderador.

Alguns servidores, como o NoPixel (que é internacional), oferecem a opção de pagar para “furar a fila” – mas isso também não garante a aprovação, apenas que o processo seja um pouco mais rápido.

Alguns dos servidores mais brasileiros mais conhecidos são:

  • Cidade Alta;
  • Cidade dos Anjos;
  • Hype;
  • Bahamas.

O Cidade Alta é considerado atualmente como a maior comunidade de GTA RP do Brasil. Criado por membros da LOUD, uma das maiores organizações de esports do país, o servidor conta com participações de pessoas conhecidas do universo gamer, e já teve a presença de famosos, como a cantora Anitta.

10 perguntas e respostas sobre GTA RP / Reprodução / GTA V
Bar da Brahma no Cidade Alta (Imagem: Reprodução/GTA V)

5. Como jogar GTA RP?

Não custa nada lembrar que você precisa ter uma cópia de GTA V instalada no seu computador (Steam, Epic ou comprada na loja da Rockstar) e uma boa conexão com a internet.

Após ser aceito em um servidor de GTA RP, a primeira coisa a se fazer é ler (ou reler) as regras. Segui-las é fundamental para manter o bom andamento do jogo e não ter sua conta suspensa.

O começo de sua jornada varia de servidor para servidor. Normalmente, seu personagem começa sem emprego e apenas com as “roupas do corpo”, e deve seguir alguma orientação da comunidade ou do próprio jogo para conseguir seus primeiros trocados. Muitas comunidades também possuem canais no Discord nos quais se reúnem para jogar, organizar a cidade, tomar decisões e orientar os novos cidadãos.

Quanto a jogabilidade, o game ainda é o bom e velho GTA V. No entanto, fique atento às mecânicas adicionadas por mods e que não estão no jogo original, como fome, sede, combustível nos veículos, etc, e não saia matando e roubando tudo o que encontrar pela frente (ao contrário do que normalmente é incentivado a fazer no GTA Online).

10 perguntas e respostas sobre GTA RP / Reprodução / GTA V
Reunião de mecânicos em GTA RP (Imagem: Reprodução/GTA V)

6. Como criar um servidor de GTA RP?

Criar um servidor no GTA RP exige um certo conhecimento técnico, pois é preciso lidar com instalações e configurações de diferentes tipos de arquivos. Algumas ferramentas visam facilitar esse processo, como o FiveM e o RAGE.mp.

Caso tenha interesse em criar seu próprio universo no GTA V, acesse o site desses programas, leia a documentação e siga as instruções com cuidado. Os programas são gratuitos, mas hospedar o servidor e disponibilizá-lo na internet pode ter custos.

7. O que é RDM, VDM, whitelist e outros termos de GTA RP?

Além de “RP” e “metagaming”, outros termos fazem parte do vocabulário de quem joga GTA RP, como:

  • whitelist: é um cadastro, normalmente acompanhado de entrevista, para ser aceito como um membro da comunidade. Devido ao número limitado de participantes, a espera por uma vaga nos servidores mais populares pode durar meses;
  • rdm (Random Deathmatch): quando um jogador mata outro sem motivo aparente;
  • vdm (Vehicle Deathmatch):  quando um jogador mata outro utilizando um veículo;
  • car parking: atropelar ou matar outro jogador e deixar o veículo sobre ele intencionalmente;
  • db (Drive By): quando um jogador em um veículo atira em um pedestre sem motivo;
  • power gaming (PG): quando um jogador realiza intencionalmente ações que seriam impossíveis de serem feitas na vida real;
  • safe zone: local onde os novos jogadores “nascem”. Geralmente é considerada um lugar seguro, no qual não podem ocorrer agressões;
  • OOC (Out of Character): quando o jogador realiza ações que não condizem com o seu personagem;
  • dark rp: expressão para práticas consideradas “pesadas” ou violentas, como roubo, tortura, assédio e outros crimes.
10 perguntas e respostas sobre GTA RP / Reprodução / GTA V
Alguns servidores fazem até Carnaval (Imagem: Reprodução/GTA V)

8. Como conversar no GTA RP?

Tanto o GTA V quanto o GTA Online não possuem um chat de voz próprio. No multiplayer original, os jogadores se comunicam pelo chat de texto. No caso do GTA RP, muitos servidores utilizam serviços de bate-papo externos para que seus membros possam conversar. O mais comum é o Discord, mas existem outros, como o TeamSpeak.

9. Quais são os requisitos para jogar?

Os requisitos para rodar GTA RP são praticamente os mesmos de GTA V, com a diferença de que o FiveM, mod responsável por dar acesso aos servidores, recomenda o Windows 8.1 ou Windows 10, se possível sempre com as últimas atualizações instaladas.

Requisitos mínimos:

  • Sistema operacional: Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 bit, Windows 7 64 Bit, ou Windows Vista 64 Bit;
  • Processador: Intel Core 2 Q6600 de 2.40GHz, AMD Phenom 9850 de 2.5GHz;
  • Memória: 4 GB de RAM;
  • Placa de vídeo: NVIDIA 9800 GT 1GB ou AMD HD 4870 1GB (DX 10, 10.1, 11);
  • Armazenamento: 72 GB para o jogo + 4GB para o mod;

Requisitos recomendados:

  • Sistema operacional: Windows 8.1 ou Windows 10 com as últimas atualizações instaladas;
  • Processador: Intel Core i5 3470 de 3.2GHz ou AMD X8 FX-8350 de 4GHz;
  • Memória: 16GB;
  • Placa de vídeo: NVIDIA GTX 660 2GB ou AMD HD 7870 2GB;
  • Armazenamento: 72GB para o jogo + 8GB para o mod;

Receba mais sobre GTA na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados