Procure por esse selo (foto: Thássius Veloso) | Clique para ampliar

Ser geek é padecer no paraíso. Nós tiramos proveito do melhor que a tecnologia tem a nos oferecer. Por outro lado, também somos aqueles que têm que ajudar os parentes e amigos nas tarefas mais básicas relacionadas a computadores, gadgets, e por aí vai. Não é raro aparecer alguém pedindo uma ajuda rapidex porque o PC parou de funcionar, mas não sabe dar um detalhe sequer do que pode ter causado o problema.

Outra coisa que todo geek tem que enfrentar é parente pedindo conselho na hora de montar o próximo computador. É placa-mãe, memória RAM, processamento gráfico… E por aí. Uma ideia bacana da AMD para facilitar a nossa vida é o AMD Vision, uma forma de classificar os notebooks por tipo de uso.

Uma série de recursos, em especial o processador e a placa de vídeo, são considerados na hora de colar um dos selos abaixo na caixa ou no corpo de um notebook. Fique vendo.

AMD HD Internet – Para netbooks, o selo HD Internet informa que aquele aparelho tem uma navegação na internet bastante suave (leia-se: sem travamentos). E como internet é sempre bom, também oferece visualização de vídeos em alta definição, sem engasgos.

AMD Vision – Apenas “Vision” indica os notebooks mais básicos, para quem vai fazer um uso muito simples da máquina. Nada de rodar Crysis na capacidade máxima, por exemplo. Os processadores serão da série AMD Neo X2. Já a GPU será integrada e das mais simples: Radeon HD 3200 ou Radeon HD 4200. Até mesmo o chipset será de fabricação da AMD.

AMD Vision Premium – Segundo a AMD, os equipamentos com esse selo serão de desempenho mediano. Mas pelo menos o entretenimento estará garantido, pois a fabricante promete que o Premium vai sinalizar claramente que o notebook em questão reproduzirão vídeos em alta definição e Blu-ray. Para tanto, ele vai contar com processador Neo X2 e pelo menos uma Radeon HD 4330 (ou superior).

AMD Vision Ultimate – Quem quer equipamento de alto desempenho deverá procurar pelo Ultimate, que sinalizará notebooks com o processador Turion X2. A GPI será Radeon HD 4870 ou superior, ideal para os gamers de plantão. Com uma máquina dessas será molezinha remixar músicas, editar vídeos e curtir jogos com qualidade de gameplay excepcional.

AMD Vision Black – Voltado para o pessoal que tem grana sobrando para investir em uma máquina poderosa. O Vision Black designa máquinas de alta capacidade, que permitem overclocking e suporte ao DirectX 11. Ele estará disponível somente para desktops e possivelmente não será vendido por grandes fabricantes. Ainda assim, de acordo com a AMD, será possível conseguir máquinas com selo Vision Black em revendedores autorizados que montem máquinas conforme o gosto do freguês.

A promessa da AMD é facilitar a vida das pessoas comuns, que precisam comprar notebook, e dos geeks, que normalmente são os primeiros a serem consultados quando é preciso recomendar marcas, modelos, e por aí vai. Mais ou menos o que a Microsoft já faz com o Windows, só que com hardware. Use e abuse! 😛

Receba mais sobre AMD Vision na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados