Ir para o conteúdo.

Início » Microsoft » Como formatar cartão de memória SD Card

Os cartões de memória são o jeito mais prático de armazenamento de dados que existe. Sem partes móveis, a chance de apresentarem problema é bem menor do que nos discos rígidos. Além disso, são muito pequenos, cabem em qualquer canto (embora também desapareçam nos bolsos com maior facilidade).

Nós aproveitamos para colocar tudo o que podemos dentro deles. Nas câmeras digitais e nos smartphones nem se fala, pois acaba faltando espaço em pouquíssimo tempo. Mas e se o usuário quiser apagar todos os dados do SD Card? A formatação desse tipo de cartão pode parecer óbvia, mas recorrer à ferramenta do Windows com essa finalidade coloca o seu dispositivo em risco.

Você está precisando formatar o seu SD Card mas não sabe como proceder? Eu te ensino como. E o mais bacana é que essa maneira de formatar o cartão de memória permite reescrever os dados do SD Card, para que ninguém mais consiga recuperá-los.

Tutorial: formatando o SD Card do celular ou da câmera

Antes, no entanto, é importante avisar: a formatação do SD Card é por sua conta e risco. Se você não fizer da maneira correta, pode danificar permanentemente o cartão.

Windows Explorer

Antes: cartão de memória do Android está lotado | Clique para ampliar

Vamos ao passo-a-passo.

1. Instale o aplicativo SD Card Formatter. Ele é produzido pela SD Association, uma organização liderada pelas principais fabricantes de dispositivos que contam com a tecnologia SD (entre elas: SanDisk, Toshiba e Panasonic).

Download | SD Card Formatter

2. O próximo passo é conectar o cartão SD ao computador. No meu caso, usei o cabo USB para ligar o aparelho rodando Android. Depois foi necessário marcar o modo de armazenamento de massa, para que o Windows enxergasse o SD Card como se fosse um pendrive.

A melhor forma de confirmar que o SD Card está funcionando é abrir o Windows Explorer e checar as pastas dentro do drive.

3. Inicie o SD Card Formatter. Você verá uma tela similar a essa:

SD Card Formatter

Visão geral do SD Card Formatter

Escolha o drive que você quer formatar a partir da lista que o aplicativo oferece. Apenas para confirmar, veja se o espaço em disco (Size) está correto. Se estiver tudo certo e a sua pressa for grande, basta clicar em Format para que o procedimento seja realizado. O programa vai perguntar se você tem certeza disso, e depois vai apagar todos os dados do cartão de memória.

Ao fim do procedimento, o SD Card Formatter ainda apresenta um relatório do que foi feito.

SD Card Formatter

Aplicativo apresenta relatório do procedimento

Feito isso, o seu cartão de memória está zerado. Ao colocá-lo no smartphone ou câmera digital, talvez seja necessário formatar mais uma vez, para que ele esteja nos conformes do que o equipamento exige. E pronto, você já pode usar o SD Card como se fosse novo.

Formatação total, com dados reescritos

Se o seu interesse é em vender o seu dispositivo, e não quer correr o risco do próximo dono recuperar os arquivos que estavam armazenados no cartão de memória, o ideal é optar por outro tipo de formatação. Em vez de simplesmente apagar os arquivos do índice do drive, o SD Card Formatter permite reescrever todos os dados do cartão de memória.

Para tanto, o procedimento é quase o mesmo. No entanto, em vez de realizar a formatação rápida (Quick), o usuário deve clicar em Options e depois marcar o seguinte em Format Type: FULL (OverWrite).

SD Card Formatter

SD Card Formatter reescreve dados do cartão de memória

Esse tipo de formatação será mais demorado, mas pelo menos você tem a certeza de que os seus dados foram não só apagados, como efetivamente reescritos. Feito isso, não há maneira eficaz de restaurar os dados do SD Card. Já era, bau-bau.

67 Comentários (Deixe o seu!)

  • Active Kill Disk é uma opção para pendrives e cartões, e também funciona para discos rígidos.

  • Prefiro formatar por uma câmera ou outro dispositivo SD…

    • Até onde eu sei, a formatação via câmera ou smartphone não reescreve os dados. Ou seja, ela é útil para apagar os arquivos, mas inútil caso você queira vender seu SD Card.

      De qualquer forma, é uma opção interessante!

      • Geralmente as câmeras possuem duas opções: Formatar e “Apagar todos os arquivos” (Erase All). Se for formatar, serve sim..

      • Jairo

        Tem cameras que formatam em LOW LEVEL sim !!

        • Tem mesmo. :)

          • cash
            99c

            Na verdade, não. Tem câmeras e outros dispositivos que formatam com parâmetros de particionamento e sistema de arquivos mais adequados para o uso específico ao qual esses dispositivos se destinam.

            Formatação low-level não existe em cartões SD, por 2 motivos:

            1 – Formatação low-level é o processo de descrever, fisicamente, onde ficarão os setores e trilhas de um disco e gravar as estruturas de controle que descrevem onde esses setores e trilhas vão ser alojados fisicamente em uma mídia magnética. Cartões SD (e qualquer tipo de memória flash) não possuem tal capacidade, pois o processo de formatação física é basicamente um “alinhamento” das cabeças de leitura e gravação com o disco, e nenhuma memória sequer possui partes móveis que necessitem de alinhamento.

            2 – O mais próximo que poderia se chegar de uma formatação low-level em uma memória flash, seria redefinir em quais endereços físicos as informações seriam ou não alojadas, mas na imensa maioria dos cartões de memória vendidos, tal processo é impossível de ser feito sem uma mudança no próprio hardware, pois quem gerencia isso é o controlador de memória, que é quem faz a ponte entre a memória flash e o hardware onde o cartão está sendo utilizado, e o controlador quase sempre tem suas informações gravadas em modo somente-leitura ou até mesmo em uma ROM, o que faz com que seja impossível de alterar essas informações sem desmontar o cartão e trocar o controlador de memória por um que possibilite a regravação de tais informações.

          • Ohh !!! CASH CARA A MINHA CANON TEM FORMATAÇÃO EM BAIXO NIVEL = LOW LEVEL SIM… CARAMBA !!!

          • cash
            99c

            Confia em mim, Jairo, ela nao tem formatacao low-level. Pode ate ser que tenha isso escrito no menu, mas nao e uma formatacao de baixo nivel de jeito nenhum. No maximo, e uma “formatacao segura”, do tipo que sobescreve os dados, ou uma formatacao com os parametros de particao e sistema de arquivos mais adequados para a camera. ;)

          • Jairo

            Pode ate ser que tenha escrito no menu não..TEM ESCRITO … vc que entender mais que os programdores da CANON JAPONESA ?

          • cash
            99c

            Sim.

          • Jairo

            Vc é o CARA !!

    • Jairo

      Eu prefiro formatar SEMPRE pelo dispositivo no qual vai ser usado.

  • Faltou dizer o motivo de não ser aconselhável formatar no Windows e se o problema ocorre também no osx e Linux.

    • O Windows pode gerar problemas na partição do SD Card ou no formato sistema de arquivos do drive.

      • cash
        99c

        Errado. O Windows não gera problema algum na partição, ou no formato. O que pode ocorrer, é você utilizar um sistema de arquivos ou tamanho de cluster não suportado pela sua câmera/celular/gadget-random-qualquer

        • Isso que ia falar, já formatei tanto no Windows, quanto no OSX e nunca tive problemas.

          • Daniel Luiz
            547c

            Eu tambem ja formatei varias vezes meus cartoes e ate hoje estao todos firmes e fortes…

          • Tenho um Pen drive de 1GB que comprei em 2007. Até hoje o bicho está firme e forte. Sempre o formatei pelo Windows.

          • Bom, na verdade isso não acontece com frequência. Um dispositivo desse tipo não foi criado para ser formatado no Windows, como os pendrives. Eu já formatei sim, cartões de câmeras e de Smartphones, nunca tive dor de cabeça por causa dessa façanha. (Mas pode acontecer, claro.)

            Dica:Se você quiser detonar seu cartão, é só formatar ele usando o CD do Wndows XP.

  • cash
    99c

    Cartões de memória, SD e MMC mais especificamente, são dispositivos de bloco comuns, e não sofrem, nunca sofreram, nem nunca vão sofrer qualquer tipo de dano se formatados com a função de formatação nativa do Windows ou qualquer outro SO.

    Não posso e nem vou discutir o mérito da formatação de cartões Memory Stick ou outros que não SD e MMC, porque não conheço a arquitetura de tais peças de hardware a fundo, mas o que você disse a respeito de formatar cartões só se aplica a SD e MMC, e ainda assim, só no caso de apagar completamente os dados do cartão, coisa que a imensa maioria dos formatadores nativos dos SOs atuais não faz.

    Sem querer ser arrogante, mas já sendo, acho que você precisa revisar seu texto.

    • Oi cash. Eu entendo seu ponto de vista, mas vamos lá…

      Na internets existem milhares de relatos de pessoas que tentaram formatar o SD Card pelo Windows (seja o XP, o Vista ou o 7) e ficaram sem poder usar o dispositivo. As chances de isso acontecer são bem menores quando o usuário opta pelo aplicativo fornecido pela SD Association, que é a autoridade máxima do assunto no mundo.

      Existem diversas maneiras de realizar atividades no computador. A nossa seção de Dicas não se propõe a apresentar formas únicas e definitivas de realizar essas atividades. A gente apenas recomenda o caminho que nos pareceu mais razoável e mais prático para aquela determinada atividade.

      Se você prefere formatar pelo Windows e funciona muito bem contigo, é excelente. Tem gente que prefere não arriscar, e para esses casos esse tutorial continua sendo muito válido.

      • A questão é que o Windows muitas vezes mais confunde do que ajuda, mostra opções que não deveriam estar ali para o usuário comum que quer apenas limpar e fazer funcionar o cartão, se o cara clicar no lugar errado já era.

        O tutorial ficou bom, mas fica a sugestão de outro tutorial, como usar o Windows corretamente para formatar seu cartão SD.

        :D

        • Rafael Oliveira
          1c

          Quando eu tento formatar meu cartão do android pelo windows, o windows simplesmente desmonta o cartão. Comigo eu não consigo formatar.

          • Jairo

            Amigo formate seu cartão no seu SMARTPHONE !!

      • Jairo

        Olha Thássius, dica que quem é do ramo da info… FORMATE SEMPRE PELO DISPOSITVO NO QUAL VAI SER UTILIZADO O CARTÃO… esse negocio de formatar pelo WIN é dispensável e as vezes faz com que o cartão não seja reconhecido no dispositivo !!

        • cash
          99c

          Exatamente. E se o dispositivo não possuir uma opção própria para formatação, siga o tutorial. Sério.

          Só não caia na besteira de acreditar que existe formatação de baixo nível em memória flash! ;)

  • Fábio
    70c

    Ótimo tuturial cara, vou fazer isso no meu cartão, sempre usei a ferramenta do windows =)

  • cash
    99c

    Como eu disse (de maneira um tanto mal-educada, admito), formatar o cartão pela própria ferramenta do SO não vai matar o cartão. Mas ainda é possível esbarrar em opções que não deveriam estar à mostra pra qualquer usuário leigo, e isso sim pode ser um problema.

    A ferramenta da SD association simplesmente remove essas “opções perigosas” e acrescenta a opção de sobrescrever os dados. Por baixo dos panos, ela é idêntica às ferramentas nativas de qualquer SO.

    Não estou questionando a validade do tutorial, está muito bom. No entanto, acho que a afirmação de que a ferramenta nativa do Windows pode matar o cartão poderia ser alterada, porque, caso seja escolhido alguma opção fora dos padrões, o cartão não vai morrer. É só formatar de novo, dentro dos padrões, que ele volta ao normal. E é nesse ponto que o tutorial faz bem, sugerindo que se use a ferramenta da SD Association. Porque depois ter que explicar como restaurar um cartão mal-formatado seria mesmo um porre. ;)

  • @brunogdb
    4239c

    Excelente. Agora eu sempre usei os formatadores padrões de todos sistemas e até hoje nunca tive problemas no do meu celular!

    • Caio Furtado
      4524c

      Eu também…

  • Ramon Melo
    1033c

    Putz, eu sempre formatei usando a ferramenta nativa do SO (Win XP/Vista/Ubuntu), nunca tive nenhum problema. Eu até tenho um cartão MicroSD (com adaptador) que uso como pen drive, e costumo formatá-lo com uma boa frequência.

    Thássius, acho que valia a pena informar que, se for usar o cartão de memória em algum dispositivo em especial, o ideal é formatar pelo próprio aparelho, em vez de usar o computador para isso.

    Digo isso porque notei um aumento significativo no desempenho quando formatei o cartão do celular pelo próprio aparelho, e uma melhora absurda na velocidade de “loading” depois de formatar o MS Pro Duo pelo PSP.

    • Jairo

      Amigão FORMATE SEMPRE pelo dispositivo no qual vai usar o cartão !!

  • “E mais importante ainda: não use o recurso de Formatar nativo do Windows para essa finalidade.”
    Nunca fiz de outra forma. :D
    Eu tive um Benq/Siemens E61 (Saudade) e ele tinha a opção de formatar.

    De qualquer forma, valeu a dica. Agora farei da forma correta.

  • Hmm, lendo o comentário do Thassius lá atrás, de dois dias atrás, posso afirmar que a formatação do Windows pode sim causar problemas em cartões SD. Eu fotográfo, tenho uma semi=profissional e já tive problemas de não reconhecimento do cartão ao tirar as fotos após uma formatação no Windows. recomendo aos proprietários de câmeras que possuam a formatação própria ( acredito que todas as semi ) usem o programa da mesma para evitar possíveis problemas.

    Abs.

  • Hernani
    1c

    Simples mas muito útil para quem ainda não tem o conhecimento

  • Lucy

    Eu tenho um cartao micro sd de 16 gb que meu filho ganhou para colocar no r4, e fui formatar no windows , agora ele nem reconhece mais o cartao. será que da de alguma forma para formata-lo de novo corretamente.

  • dmatrix

    Tantos comentários e nenhum se encaixa no meu problema, fui formatar um cartão sd de 16gb e quando clico em formatar dá mensagem “The memory card is write-protected please release the write protect switch” não estou encontrando aonde no cartão tem essa chave e estranho que foi retirado de uma câmera depois de bater várias fotos e ainda formatei usando um outro programa da toshiba.

  • JC

    Já tentei formatar meu Cartão SD 16 Gb da Patriot utilizando o SD Card Formatter, assim como pelo XP. Quando coloco o cartão vem uma msg dizendo que o diver não é suportado pelo aplicativo, no SD Card Formatter, e “esse dispositivo não pode ser formatado”.

    Ressalte-se que o cartão é reconhecido pelo XP bem como por outros mecanismos que utilizei para saber se o cartão fora danificado….

    Ah! E isso ocorreu de repente…ao tentar salvar um filme de 8GB particionado em 3 pedaços…..

  • deivison

    valew brother, ótima dica.

  • gladiadorainsolita@gmail.com

    por favor, como formatar meu cartão de memória que foi roubado. Gostaria de bloquear meus arquivos para que ninguem tenha acesso, já que um bandido safado levou. Por favor, me ajudem urgentemente, pois fui assaltada agora a pouco e ainda acho que é possível pelo menos que se tentar vender, o cartao está inutilizado. Jà cancelei o celular, só falta o cartao de memória que tinha muitos arquivos. Aguardo ansiosamente resposta.

  • Sidney

    Valeu !!!
    Achei que tinha perdido meu cartão SD a dica foi ótima !!!!!!

  • junior

    carao meu cartao nao ta mais pegando quando eu coloco no celular da minha irma e aparece um nome que diz´´o cartao nao foi reconhecido,nessecita formata e eu nao sei oque significa gente da uma força aew

  • Paulinhoccc

    Amigo, voce comenta…”veja se o espaço em disco (Size) está correto.”… e se nao estiver, como que faz?
    Aqui; eu coloquei o cartao de 16G e apareceu 959MB e nao encontrei meio de forcar os 16G

  • joaquim palma

    o meu computador não está a reseber os meus cartões sd,na pota de entrada,agradeçia que me como é que eu rezolvo o probema.

  • tentei formatar o meu e deu a seguinte mensagem : the memory card is write-protected. please release the write protect switch. oq faço? … acho que baixei um jogo em java e ele veio com vírus, pois depois disso não consegui colocar nenhum arquivo no cartão sendo que ele tem espaço, e nen apagar nada !!! me ajude por favor, aguardo a resposta !!!

    • Silvio Ney
      126c

      Talvez o ‘virus’ tenha alterados os atributos do seu SD ou dos arquivos nele, colocando todos com o atributo de arquivos de sistema, os quais ficam ocultos e livres de alterações. Pra resolver isso você pode conectar seu SD em um computador windows (ñ sei por outro SO ainda) e usar o comando attrib.

      Se não me engano, os parametros são “attrib -r -a -s -h /s /d Diretorio:

      Assim você vai retirar todos os atributos de todos os arquivos do diretório, aí é só apagar ou fazer oq quiser.

  • alex

    meu cartão no celular android esta cheio de pastas posso formatar assim mesmo

  • natiiii

    Minha camera esta pedindo para formatar, eiu clico em FORMATAR mas mesmo assim a camera não funciona, não sai mais dessa tela o que eu faço? (a minha camera é a Kodak EasyShare C1013)

  • du de ferraz

    joga ela fora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e lança uma camera sony éssa sim é ótima em qualidade em todos os tipos de situações de fotos desde claro a escuro ela tem uma resolução perfeita !!!

  • SRS

    Pois é… Meu SD Formater é o V3.1 e não consigo formatar cartão nenhum!!! Sempre dá resposta de que está protegido e não formata (e a trava não está em LOCK)…

    Aí e phoda!!!

  • Nam

    Cara, a soluçao para a mensagem que aparece: the memory card is write-protected. please release the write protect switch

    alguem ai conseguiu???? vlw

    • Você precisa mexer na chavinha do SD Card. Trata-se de uma proteção “física”.

  • Sei que não tem nada haver mas, pq só os posts do Thás tem o Hot Words?? HAHA :P

  • ufa!!! Estava num sufoco danado!!! Formatei o meu (pra adicionar outra partição) com o Mini Tool Partition Wizard 8 e o celular deixou de enxergá-lo. Comprei um novo, 16gb, e refiz… e "deu pau" de novo… Só agora funcionou. Muito obrigado.

  • bom dia muito obrigado pela dica funcionou perfeitamente meus parabéns … manda muito bem …

  • poxa meu não consigo formatar um cartão de memória do xperia, dá a mensagem release the write protect switch, eu já puxei a travinha mas não adianta.

    • Maicon Dias

      Somo dois

  • João Pedro Dias Duarte Lima

    cara , meu notebook não tá lendo o cartão !
    PQP , eu abro o programa e as janelas Drive e Size não oferecem opções , eu clico nelas e nada .
    #perdidinheiro

  • Caramba! Nem com esse programa conseguir formatar o cartão! Já tentei de tudo, formato o cartão aparece zerado depois que eu retiro e coloco novamente seja em PC ou em Celular volta todos os arquivos novamente.

  • Marco Mesquita

    Putz, tava enrolado, agora consegui

  • o meu nao formata de maneira nenhuma.

  • Anonymous

    Não funcionou. Apareceu a mensagem:" The memory card is write-protect. Please release the write protect switch."

    • O seu cartão SD esta protegido com senha, você precisa desbloquear para efetuar o procedimento.

  • não funcionou! meu cartão continua sem formatar de maneira tradicional, só da erro do windows!

  • Edgar Saldaña
    1c

    Faço questão de deixar ps meu parabéns pelo trabalho do blog, tentei de tudo para formatar meu cartão, porém a única solução que funcionou foi esta, mais uma vez meus parabéns e continuem com este excelente trabalho.

  • moreninha.priii
    1c

    Valeu mesmo isso me ajudou pra caramba eu tinha uns 5 cartão de memória e tinha que formatar todos e isso me ajudou muito…VALEU…

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.