Depois de toda comoção causada pelo anúncio de uma falha crítica, não demorou muito para que uma nova versão do VLC aparecesse, resolvendo o problema de segurança que comentamos ontem, além de outros problemas menores. A solução, que até então estava apenas disponível no repositório Git do projeto agora não apenas pode, como deve ser baixada direto do site oficial do VLC.

Podemos voltar a ver vídeos em paz!

A versão 1.1.7 do VLC resolve um problema crítico de segurança, que existia em todas as versões anteriores do programa, e que permitia a execução de código malicioso através de arquivos MKV especialmente criados para esse fim. O bug estava no plugin libmkv_plugin, que não filtrava corretamente as entradas decodificadas por ele. Assim, ao baixar arquivos do tipo .mkv com essa instrução maliciosa o código era executado com as permissões do usuário logado, o que poderia causar muitos problemas, dependendo do nível de acesso desse usuário.

Como era um problema que acontecia em qualquer sistema operacional, esse bug foi tratado como uma falha crítica, e resolvido rapidamente.

A atualização já está disponível para todos os sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac OS) no site do projeto VLC e deve ser instalada o quanto antes, a não ser que você goste de viver perigosamente.

Com informações: H-Online.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados