Em um evento nos EUA hoje, a HP mostrou que depois que comprou a Palm ela não foi deixada no canto escuro da empresa jogada às traças. Os recursos, tecnologias e produtos da Palm foram aproveitados e melhorados para que a HP finalmente pudesse mostrar hoje os resultados. O que saiu dessa fusão? Uma nova versão do sistema operacional WebOS, uma nova versão do Pre e dois novos gadgets: o tablet TouchPad e o smartphone Veer. Então vamos “veer” o que eles têm de bom?

HP Veer, um Pre diminuto

O HP Veer é um smartphone pequeno mas com especificações de respeito. Sua tela de 2,6 polegadas tem resolução de 320×400 pixels e é sensível ao toque, apesar do aparelho contar com um teclado QWERTY deslizante. Além disso, o Veer também conta com uma câmera de 5 megapixels, A-GPS, redução de ruídos embutida, acelerômetro, 8GB de memória interna, conectividade Wi-Fi e Bluetooth e bateria de 900 mAh. Controlando isso tudo está um processador Qualcomm MSM7230 com 800 MHz de clock.

HP Pre 3, que na verdade é a quarta geração do Pre

Já o HP Pre 3 é a quarta iteração do já conhecido Pre, que foi tido como a salvação da Palm em 2009. De uma certa forma, funcionou, já que a empresa conseguiu ser comprada pela HP pouco tempo depois. A nova versão do Pre conta com uma tela de 3,58 polegadas com 480×800 pixels de resolução, teclado QWERTY deslizante, câmera traseira de 5 megapixels com capacidade para gravação em 720p, câmera frontal com resolução VGA para videochamadas, conectividade WiFi e Bluetooth e opções de 8 ou 16 GB de memória interna. O processador controlando esses componentes é um Qualcomm MSM 8×55 com 1,4 GHz de clock.

HP TouchPad diz

Por último, mas não menos importante, temos o HP TouchPad, que é a resposta da HP para o iPad. O tablet virá com uma tela de 9,7 polegadas (mesma do iPad) de resolução 1024×768 pixels, acelerômetro, bússola, giroscópio, A-GPS (na versão 3G), suporte ao Adobe Flash, uma câmera frontal para videochamadas com resolução de 1,3 megapixels e virá em versões de 16 ou 32 GB. No centro disso tudo está o processador Qualcomm Snapdragon APQ8060 de dois núcleos rodando a 1,2 GHz de clock.

Todos os dispositivos anunciados hoje vão rodar o WebOS 3.0, que conta com algumas melhorias em relação às versões anteriores e, provando que o sistema móvel já atingiu o estrelato, ele também terá uma versão do AngryBirds. Além disso, a HP anunciou que o sistema vai estar presente em futuros computadores, impressoras e outros dispositivos da empresa. Isso não quer dizer necessariamente que eles vão chutar o Windows para escanteio. A HP não seria tão maluca assim.

Em tempo: apesar da Palm ter sido a fonte de inspiração para todos os produtos anunciados hoje, a HP decidiu usar a própria marca em vez de continuar arrastando o nome da Palm por mais tempo. Então Palm is dead. Long live, Palm!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados