Ir para o conteúdo.

Início » Software e apps » Extensão para Chrome bloqueia sites dos resultados do Google

O Google lançou nessa segunda-feira mais uma extensão para Chrome. Dessa vez o alvo são sites que não merecem aparecer no índice de resultados do buscador. E, com a ajuda dos usuários, o Google pretende refinar ainda mais o algoritmo que apresenta tais resultados. Bloqueie os sites que você não gosta para ajudar o Google!

Personal Blocklist é o nome da extensão, que já está disponível para download a partir da Chrome Web Store. Uma vez que ela é instalada no navegador, os sites do Google passam a apresentar links para bloquear determinado endereço nos resultados de busca, como a imagem abaixo demonstra.

Resultados de busca do Google

Link permite bloquear endereços nos resultados de busca do Google

Basta dar um clique nesse link para que o site apareça imediatamente dos resultados de busca.

O botão da extensão na barra de ferramentas do Chrome apresenta uma lista com todos os endereços já bloqueados, com direito a ações como remover o site da lista negra ou editar suas informações (como incluir apenas um subdomínio daquele endereço).

Extensão apresenta todos os sites bloqueados

Essa iniciativa do Google, que por enquanto encontra-se em caráter de experimentação, visa a tirar proveito do feedback que o usuário naturalmente daria para empresa. Sempre que você bloquear um site, o Google vai ficar sabendo disso, e poderá considerar essa informação em futuros resultados de busca.

26 Comentários (Deixe o seu!)

  • Um tanto quanto inútil a meu ver, ainda mais pelo fato de ele não bloquear o site e apenas omitir.

    E se o Google utilizar esse tipo de busca pra refinar pesquisas, o que vai ter de gente fazendo macro pra derrubar SEO de concorrente…

    • Enivelton Tigre

      Acho que se o site receber determinada quantidade de bloqueios o Google vai dar uma conferida na razão de isso acontecer.

      Acho muito útil, o que tem de site poluindo as buscas no Google não é brincadeira, principalmente aqueles geradores de termo automatico, ai tu chega no site entra e não tem nada do que procurava.

      • Neste caso eu concordo, até eu mesmo já sofri procurando downloads em sites que não exibem nada e só te fazem perder tempo.

      • Guilherme Peppi
        17c

        Realmente esses sites são tão inúteis quanto irritantes.

  • Extensão perfeita para gerar “briguinhas” de sites/blog, sabe-se lá qual o parâmetro que o google usará para refinar o que é verdade ou apenas uma guerra de egos!

    Não gostei dessa ininciativa por este motivo!

  • Athos Castro Moreno
    38c

    “poderá considerar essa informação em futuros resultados de busca.”
    Alguém vai querer fazer macumba negra pra tirar site de busca.

    • @gkuhn1
      52c

      Obviamente que este parametro não será eliminatório, ou seja um site com muitos bloqueio não vai desaparecer da busca, mas sim ser jogado para as páginas altas, deixando os primeiros resultados para páginas mais “relevantes”, creio eu =)

  • Gostei bastante desta extensão. Vai servir muito bem para filtrar sites, eliminando assim sites indesejáveis. Mal posso esperar pela versão do Firefox.

  • edilops
    940c

    deve ser bom para os pais que queiram bloquer certos tipos de sites para os seus filho,

    • O problema é que essa extensão não bloqueia o site em si, apenas não o exibe nas buscas do Google, ou seja, se o ‘filhote’ ir lá e digitar o endereço direto no campo da url, ele vai navegar normalmente, alem do mais, bloquear TODOS os resultados de uma busca, digamos que é ‘impossível’ ainda mais se tratando de conteúdo impróprio para menores.

    •  Renato Gasoto
      163c

      O melhor é fazer um proxy por palavras (há roteadores que permitem esse tipo de configuração, pra quem não quer ter uma máquina dedicada a isso), a maioria dos filhos não sabe usar um tunelador pra burlar proxy, e mesmo os que sabem se esbarram em proxys que não permitem download/streaming, acabando com a brincadeira…

      • Ramon Melo
        1033c

        Eu não concordo com isso não. Quando era adolescente, burlava tudo quanto era software de controle parental, e nem sacava muito de computação e internet.

        A extensão é mais uma forma de continuar melhorando o algoritmo de busca do site. Para este tipo de controle, é melhor adquirir uma solução própria para isso.

  • Turdin
    3346c

    Bem, se tiver um bloqueio contra resultados “gerados” é uma ótima idéia sim.

  • Caio Furtado
    4524c

    Legal, é tipo um Parental Control, né?!

  • é tipo um anti-spam manual.

  • @brunogdb
    4239c

    Que interessante. Vou começar o bloqueio de coisas escrotas que me pertubam na internet agora.
    Agora os pais vão incentivar os filhos para usar o Chrome, e, não ter liberdade. Boaa, Google!

  • Thassius,

    Onde se lê “Basta dar um clique nesse link para que o site apareça imediatamente dos resultados de busca.” deveria estar “para que o site NÃO apareça”

    T+

    • @gkuhn1
      52c

      seria DESAPAREÇA?
      ….

  • Minha lista de sites bloqueados vai começar pelos kibadores.

  • Hernani
    1c

    Bloquear os XXX

    • EDI LOPES
      940c

      isso jamaissssssssss srsrsrr quer dizer so para os filhos que um dai eu vou ter

  • Olha o Tecnoblog fazendo propaganda de blogs “concorrentes”! lol

    :P

  • Gabriel Silva
    626c

    Hmmm… interessante.

  • Rafael

    Me parece uma iniciativa insuficiente. Acredito que esses sites, que exploram o uso de termos para se indexar no Google, são numerosos e, facilmente se adaptarão com o surgimento dos mais diversos domínios ao longo do tempo, cansando o usuário bloqueador. Tanto que uma solução melhor seria mudar o buscador, tal qual alguns usuários que preferem mudar do sistema Windows para o Linux para se livrarem de vírus.

  • Vale lembrar que já existe há tempos o WOT (a Web Of Trust), que faz exatamente a mesma coisa. Tem pra Chrome e Firefox.

  • ignoreifcantmove
    1c

    que ótima idéia! e ótima sugestão! seu blog será o primeiro que bloquearei! (tenoblog), rsrs zoa

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.