Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Ministério Público Federal quer bloquear aparelhos falsetas

Os chamados xing-ling (aqueles MP7, MP19 ou MP-qualquer-número-aqui), aparelhos sem marca e que muitas vezes copiam designs de marcas famosas, caíram na graça do povo brasileiro já faz algum tempo por serem extremamente baratos. Por esse motivo, eles então acabam sendo comprados por pessoas que não têm condições financeiras de comprar um smartphone original mas também não querem um celular mais simples que só faz ligações e manda SMS. Essas pessoas correm o risco de ficarem com seus celulares mudos no futuro.

Por serem falsificados, os aparelhos não contam com a certificação da Anatel e por isso são proibidos de funcionar no país. E não são poucos: segundo o levantamento da Folha, mais de 20% dos números pós-pagos no Brasil usam aparelhos falsificados. Esse percentual sobe para 40% quando falamos apenas de números de pré-pagos e só na região do Rio de Janeiro e São Paulo, os dois maiores estados com usuários de celular no país. Por isso o Ministério Público Federal está preparando uma ação civil que pode fazer com que eles sejam bloqueados para ligações, desestimulando sua comercialização e uso.

MP-sei-lá-quanto com lugar para 4 cartões SIM

O Ministério, no entanto, ainda não sabe exatamente como esse bloqueio seria feito, mas já tem ao menos duas cartas na manga. A primeira é dar uma senha para cada pessoa que tem um celular no Brasil, atrelando um cartão SIM a um celular específico, o que complicaria a troca de cartão SIM. A segunda é pedir para as operadores bloquearem os IMEIs (números identificadores do aparelho) falsificados, muitas vezes usados nos xing-ling. Mas as próprias operadoras detectam que há aparelhos falsificados usando IMEIs genuínos e bloquear esse número poderia deixar clientes com aparelhos originais sem poder fazer ligação.

No ano passado as fabricantes estimam que o prejuízo com celulares falsificados chegou a R$ 1 bilhão de reais. Faço coro com o Felipe Ventura, do Gizmodo Brasil, que diz que uma redução de impostos por parte da Receita Federal poderia muito bem ajudar a diminuir esse prejuízo.

Com informações: Gizmodo Brasil, Folha Online.

161 Comentários (Deixe o seu!)

  • Athos Castro Moreno
    38c

    Isso não vai dar certo.

    • Jairo

      Já sabemos que esses celulares fazem mal à saúde tem péssima qualidade e péssima durabilidade… fato é que é uma alternativa a quem NÃO TEM GRANA para comprar um aparelho de 1,5K Dilmas… então quero ver as operadoras sem esses clientes aumentando suas tarifas para cobrirem o prejuizo… dúvido muito que isso vá em frente !

      • John

        Por isso que eu digo, não tem dinheiro, mantenha a ambição controlada e o nariz baixo, e compre algo com o qual você pode arcar.

        É como o cara comprar uma BMW, mas deixar ela ir acabando aos poucos por não ter como pagar custos de manutenção.

        Do mesmo jeito, quer ter um celular foda, mas não tem grana? Trabalhe e compre. Duvido muito que alguém que REALMENTE precisa de um smartphone (como por exemplo, para usar emails e etc); não tenha dinheiro pra comprar um.

        • Jairo

          Amigo posso lhe garantir que não é tão simples assim como vc imagina… trabalhe e compre… o dinheiro as vezes não dá..

        • Jairo

          Falando assim vc parece aquele personagem do Chico Anisio que odeia os pobres !

          • Eddy

            O problema é que as pessoas que compram os falsificados não PRECISAM de um smartphone, eles QUEREM um.
            Quem realmente PRECISA de um, compra original mesmo, por mais que demore 5 anos a mais até poder pagá-lo.

        • Igor P.

          Tá certo o John, vocês acham que eu não gostaria de ter um iPhone? Lógico, mas fato é que eu não posso comprar. Eu tenho um XingLing? NUNCA.

  • Sabrina

    então mandem fabricar celulares originais de 4 chips.

    • Ramon Melo
      1033c

      Mas aí não dá para as operadoras extorquirem os consumidores, né?

      Operadoras odeiam a palavra “concorrência”.

    • John

      É isso aí, que operadora vai subsidiar um celular que permite usar os serviços de mais 3 concorrentes? Aliás, pra quê alguém precisa de QUATRO números simultaneamente, a todo o tempo? Dois aparelhos celulares, cada um com um chip, acho que são suficientes pra todo mundo: um para trabalho e um pessoal.

      • Jairo

        Quem usa pré-pago que é justamente o perfil de quem compra um celular destes faz todo o sentido, liganções intra-rede são mais baratas ! pense amigo ! Conheço um taxista que tem 4 celulares um de cada operadora para que seus clientes gastem o mínimo possível na hora de fazer ligações ! Não se se vc sabe para planos pré pagos sempre existem promoções para ligações intra-rede !

    • Silas
      61c

      Beleza, e a radiação multiplicada por 4? A Anatel deixaria?

  • Pra ter uma noção de como a radiação desses celulares extrapola em muito o recomendado pela Anatel:
    Meu pai tem uma oficina mecânica e constatou (inclusive autorizadas confirmaram) que os celulares MP-qualquer-coisa interferem no módulo de ignição eletrônica, gerando falhamento no motor do carro.

    E vocês usando essa fórmula do câncer no ouvido…
    Já pensou?

    • Vinicius Kinas
      1099c

      Você está confundindo radiação com ondas eletromagnéticas.

      Para uma onda eletromagnética causar dano em pessoas, a potência deve ser equivalente a uma TORRE de celular, não apenas à um aparelho.

      Agora, não vou negar que esses aparelhos tem problemas, e podem sim, interferir em outros aparelhos.

      • Jairo

        Esses aparelho não tem controle de qualidade e estudo já comprovaram que isso ao lado do seu cérebro faz mal com certeza !

        • Matheus
          13c

          Ai, tem gente que fuma óregano vencido…

        • Tietze

          É mano… Que nem os fornos microondas…

          Por isso que eu sempre fico tonto quando chego perto de um! Radiação!!!

          E tantas pessoas morrem por câncer provido de MP45 e Microondas e ninguém faz nada! Absurdo!!!

          (insira aquele caractere que representa SARCASMO aqui…)

        • Kyosenpai
          1c

          Cara, quando voce citar estudos, coloque o link de alguma reportagem com eles, do contratio parece que você vive num mundinho só seu.

    • @amsalau
      297c

      Não confunda este tipo de radiação com a radiação ionizante. esta sim, causa problemas de saúde.

      Mas para a radiação ser ionizante ela precisa de um nível de energia muito alto, considere que a frequência eletromagnética dos celulares é inferior à das ondas de luz visível e carregam pouquíssima energia.

      • Jairo

        Amigo são ondas de rádio, todo celular é uma espécie de HT ultra sofisticado, a potencia de um celular vária conforme a necessidade, mas em geral chega na casa dos 2 Watts (potência típica desses Rádios Motorola TalkAbout que vc pode usar sem licença, um microondas funciona na frequencia dos 2,45 GHz os celulares normalmente em 4 frequencias por isso se chamam QUADRIBAND !! ( 850/900/1800/1900MHz) a galera foca muito em sistema e esqueçe outros detalhes de um celular…

      • Jairo

        Aqui mesmo no Tecno já saiu em abc de transmissão de celular se não em engano.. esqueci da frequencia 2100… enfim são faixas destinadas ao celular senão vira uma bagunça o espectro de radio frequencia cada aparelho usa uma faixa ! tem regras uma das regras é a potencia coisa que os chineses com certeza não fazem o dever de casa, quem cuida disso no Brasil é a Anatel nos EUA é a Federal Communications Commission (FCC)

        • Tietze

          So what?!?!?!?

  • Flavio
    55c

    Fala sério, com tanto coisa para o Ministério Público se preocupar, vai ficar cuidando de celular que não está homologado ??
    E outra, muita gente usa esses aparelhos por que tem 2 ou 3 linhas e como aqui no Brasil e opção de aparelhos com dual chip são poucas, muitos compram fora do país.
    Fala Sério Ministério Público, vai processar as operadoras pelo preços abusivos que elas praticam.

    • Se preocupar com este tipo de coisa é o trabalho deles. Olhe o comentário do @bcayres.
      Sem falar que o aparelho não é homologado pela Anatel.

      • Flavio
        55c

        Sei que é o trabalho deles, oque queria dizer é que tem tantos outros assuntos de maior gravidade e perigo a saúde que simplesmente bloquear o uso desses aparelhos no Brasil.

        • Poxa, mas esse é mais um trabalho. Se for deixar tudo para fazer o que se acha mais grave, o pessoal não faz nada.

          • Ramon Melo
            1033c

            Mas isso tira o direito do consumidor de decidir o que é melhor para si! Se a pessoa quer ter um câncer economizando uma grana, é direito dela!

            O governo quer mais é impedir o contrabando dos celulares, para poder extrair um pouco mais do povo brasileiro!

          • KKKKK
            Ter um câncer economizando dinheiro? O tratamento depois deve ser bem baratinho.

          • Ramon Melo
            1033c

            Mas aí eu já não tenho nada a ver com isso! A pessoa sabia dos riscos quando tomou a decisão!

          • Kyosenpai
            1c

            Pois é, se a pessoa quer ter o cancer dela por meio de um MPX e o governo não quer permitir, que o governo corte a venda de cigarros que são muito mais projudiciais a saúde…
            Isso é conversa pra boi dormir. Proibir celular porque faz mal a saúde do usuário é a maior hipocrisia. É melhor falar que quer proibir por que os fabricantes “oficiais” estão perdendo milhões para os Xings, e desses milhões varias migalhas caem nos bolsos de politicos corruptos, ladrões, sem vergonha na cara e etc.

          • @Ramon Melo: não, as pessoas que compram esses celulares DE MODO ALGUM possuem conhecimento sobre os riscos inerentes. Como o Jairo falou, elas compram porque a maioria dos planos pré-pagos (e alguns pós-pagos) possuem vantagens para ligações intra-rede, o que faz a pessoa comprar um de cada operadora para poder ligar para vários amigos, namorado/a, patrão, etc. Disso você infere facilmente que o público-alvo desses celulares são as classes C e D, e nem de longe são pessoas que possuem conhecimento sobre níveis de radiação emitidos por celulares.

            Essa é uma questão de saúde pública grave SIM, e o Ministério Público tem razão em estar fazendo esse combate. Se for entrar só na questão do contrabando, eu garanto que, pelo preço que se paga aqui num celular desses, você pode contrabandear um aparelho de marca decente com a maioria dos recursos oferecidos por esses aparelhos.

    • Rodrigo Fante
      947c

      Vale a pena desenvolver um câncer para isso?

      • @amsalau
        297c

        Alguém, em algum canto do planeta, desenvolveu câncer por causa de celular? Houve qualquer aumento estatístico de incidência de câncer relacionado a radiação ionizante que seja associável ao mesmo aumento no uso de celulares nos ultimos 20 anos?

        Se celular desse câncer, haveria uma epidemia descontrolada de casos no mundo todo.

        • Sim. A toxidade dos materiais são exemplo de contaminação grave. Se sabe sim que eletrônicos q fogem das regras nacionais e internacionais usam metais pesados que são tóxicos, cumulativos, causam mutações e prejudicam o meio ambiente.

        • Deixa eu ver, então vamos ignorar todas as normas de segurança e esperar a epidemia?

          Amigo, é sim comprovado que aparelhos fora das normas de segurança oferecem riscos a segurança, diferente dos que estão dentro das normas, estes sim são comprovadamente seguros.

      • Hernani
        1c

        Eu suei um xing ling por 3 anos, e foi muito util ter 2 chips nele, me quebrava um baita galho, hoej tenho 3 orelhas(to brincando :p)

        • Isso não é mutação, se chama evolução!

    • Não se trata somente de impostos e postos de trabalho no Brasil. A questão é que esses celulares não passam por uma série de testes, e isso pode ser muito prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

      Quando a questão é de saúde e tem consequências ambientais, nada mais certo que o MP agir.

      • Realmente. Se esses aparelhos passarem por testes, certamente o fabricante terá que rever toda a sua linha de fabricação. Aumentando assim o seu custo devido à implementação de tecnologias mais avançadas e mão de obra especializada.

    • Herbert
      4c

      Eles se preocupam com isso, pq parte do dinheiro desses celulares não vão para o bolso dos politicos safados…

  • Rodrigo Soncin
    423c

    Estou muito bem com meu Motorola K1 das cavernas (mas original).

  • Bruno Monteiro

    Boa parte do lucro das operadoras vem de usuários de celulares do gênero, duvido que eles queiram perder tanto dinheiro apenas para “regularizar” a situação.

    A parte (muito) boa nessa história, é que iria acabar de vez aqueles malditos que insistem em ouvir música alta em ônibus e metrô. Já que ia meio que inutilizar o aparelho.

    • Bruno, acredito que quanto ao lucro não vai ser problema. Dúvido que o pessoal vai ficar sem celular.
      Por mais pobre que seja, as pessoas vivem sem conforto, sem comida, mas não sem celular. #fato

    • @leozacche
      412c

      Malditos sejam, aparelhos que não precisam de fones de ouvido!

    • Ramon Melo
      1033c

      Você nunca ouviu falar de celular com alto-falantes né?

      Tem um da LG de 200 reais, vai por mim, não é o fim da falta de educação no transporte público ainda.

      • Não só da LG, de muitas marcas. Só ter entrada pra cartão de memória e pronto, está feito o desastre.

  • Isso não vai dar certo [2]

  • Não tem problema, eles ainda servem como boas câmeras coms seus 12MP ou mais.

    • 12MP interpolado?
      Pior que isso, só a Tekpix.

      • Huahuahau loguei pra falar que era interpolado, tu postou mas rapido xD

        • Já deixo a senha salva. A senha e o usuário daqui são tensos.:D

          • EDI LOPES
            940c

            So um detalhe. esse tal de MP em cameras sao tudo “ilusao”

          • EDI LOPES
            940c

            ops esquci de dizer
            o TERMO MP eh ilusao, Milhoes de MP numa cam pode nao ser sinonimo de uma boa foto

          • MP em qualquer xing ling não é sinônimo de boa foto.
            Porque estes MPs destas aberrações são interpolados. Mas ninguém quer saber ou dá a mínima para isso. Só quer chegar em casa e tirar onda com o vizinho de que comprou um celular com câmera de 12MP.
            Se fosse gente inteligente, saberia que para uma foto boa 2 ou 3 MP REAIS já é o suficiente.

          • Ramon Melo
            1033c

            Acho que ninguém é burro o suficiente para acreditar que uma câmera de um xing-ling tem, de fato, mais do que 2 megapixels…

          • John

            No Brasil, muitos são.

          • Hernani
            1c

            Verdade, promete qualidade de uma Nikon na capa, e tem potência de uma tekpix

      • Jairo

        Verdade seja dita… nenhum celular faz grandes fotos tirando os Nokia com Carl Zeiss o resto é tudo farinha do mesmo saco !

        • Matheus Oliveira
          293c

          A camera do Iphone 4 é boa…

          • Meu antigo Samsung Innov8 de 8mp tirava fotos tão boas quanto minha Nikon P90.

    • elvis ricardo

      12mp mais toscos que eu já vi na vida =P

    • o.O
      12MP em um celular xing-ling?
      Não é pra qualquer câmera digital, imagina então pra qualquer celular xing-ling ?

      Falta de conhecimento do pessoal que compra achando que esse tipo de celular faz isso tudo! hehehe

      • Se tá escrito que é Nokia (ou NCKIA, aí o vendedor diz que é erro de fabricação), a pessoa acredita. Aí fica “porque escreveriam 348234089280349MP no celular se não tem essa qualidade? É óbvio que essa câmera tem a qualidade que tá escrito aqui, sim!”

  • Vergonha do MP agora. Pelo visto o pais tá as mil maravilhas pra estarem se preocupando com isso. Enquadrar as operadoras por conta dos preços abusivos e serviço porco, isso o MP não quer não né?!

  • Como sempre os absurdos impostos que pagamos atrapalham o desenvolvimento do país.

    • E ajudam no desenvolvimento de outro país.

      • Matheus Wichman
        721c

        la China

  • Ana

    Ah sim, o ideal é não se preocupar com drogas ilícitas, uma vez que as licitas não proporcionam as sensações sensacionais.

    Ministério Publico?!

    Brasileiro é brasileiro e não desiste nunca do seu jeitinho. Assim não dá. Assim não pode!

  • Estou muito bom com meu Nokia 5530.
    Para que ter dois ou mais chips?

    • EDI LOPES
      940c

      meu caro Antonio, as pessoas teem mais de um chip para aproveitar as promocoes das operadoras. Meu numero em MG era da OI por causa da promocao 31 anos. AQui em brasilia era Brasil telecom por causa da promocao PULA*PULA. Como a promocao acabou eu tb comprei um TIM, 0,25 por chamada ( pode falar o dia todo e eu so gasto 0,25) e tb tenho um da calro que estava a 0,5 centavos por minuto de chamada.
      Assim economiza-se um bom dinheiro no final do mes.
      Apesar do incomodo de ter que carregar 2/3 celulares

      • Só tenho um e ligo para Deus e o mundo.
        Ainda não me convenceu.
        Moro em Brasília também.

        • @amsalau
          297c

          Talvez você não dê muita importância aos valores cobrados ou tenha um plano de tarifas realmente muito bom.

          Não considere seu caso como sendo igual ao de todos os usuários, existem muitas necessidades diferentes que podem ser atendidas por soluções diferentes.

          • Tá, eu admito. Odeio falar ou receber ligações. Uso mais o celular para ouvir músicas, ver vídeos ou acessar a net.
            tenho um Nokia 5530.

          • Ramon Melo
            1033c

            É simples: algumas pessoas têm linhas dedicadas de telefone. Por exemplo, eu tinha uma linha para o dia-a-dia (Vivo, por causa da cobertura 3G), e outra só para ligar para um número específico (Claro, por causa da promoção do Dia dos Namorados). Eu carregava dois aparelhos no bolso, mas é muito desconfortável, portanto entendo quem deseja múltiplos chips no mesmo celular.

            Fora os que têm uma linha profissioal e outra pessoal, o que é mais comum do que você pensa.

          • Hernani
            1c

            Exato Ramon, esse é o ponto, mas hoje já temos alguns aparelhos da LG por exemplo que suportam 2 chips

          • Hernani, desde 2008 há aparelhos de marcas boas (salvo me engano, começou com a Samsung) com essa função. Atualmente é que ficaram mais populares (os de marcas decentes, não os xing-lings – esses são mais populares que um filho do Lula com o Sílvio Santos).

      • então.. pra quem nao sabe, a promoção PulaPula2010, acabou, mas, a Oi ainda garante a mesma “boiada” até o final do ano… é só ligar pro 1053 e contratar o tal plano que vai continuar rendendo bonificações para todas as ligaçoes recebidas e recargas efetuadas…

        vixi.. isso parece até comentário publicitário..
        mas a OI é um lixo!! o atendimento é péssimo, mas mesmo assim, dependo dela pra ter fixo, movel, adsl… maldita compra casada!!

      • Jairo

        Exatamente sempre existem promoções intra-rede TODA operada faz dessa forma !

    • Hernani
      1c

      Na época que comprei meu xing ling eu precisa ter 2 números, a única alternativa que achei foi correr para os braços dos xing lings

  • EDI LOPES
    940c

    mais uma das soluções TAMPANDO O SOL COM A PENEIRA.
    Pq os celulares sao caros? pq as pessoas compram celulares desse tipo, sendo que os mesmos sao uma verdadeira “bomba”?
    A maneira mais eficaz de se combater esse tipo de pirataria eh incentivar as pessoas a comprarem o “original”.
    Imagine que um Celular top de linha como um HTC fosse o mesmo preco dos EUA, ou entao pouca coisa mais cara? Ou melhor ainda se tivéssemos um pais com uma educação forte e ai sim teríamos gente e estruturas para se montar uma fabrica de celulares TOP aqui mesmo no pais.
    O pessoal da asia investe forte em educação e por isso cada dia ficam mais ricos.
    O brasil deu um importante salto de qualidade de ida nos últimos anos, mas agora precisamos focar os esforços para que o Pais possa finalmente deixar de ser chamado 3 mundo.

    • Realmente as soluções deles são um pouco inviáveis, mas a intensão é boa.

      • É um longo caminho a ser percorrido. Embora eu discorde que a solução seja simplesmente proibir (deve-se conscientizar a população sobre os riscos desse tipo de aparelho), é importante tirar de circulação esses equipamentos perigosos.

  • brunobc

    Apoio totalmente a iniciativa! Além de não serem homologados, não tem garantia e são prejudiciais à saúde. Sem falar que já vi tentarem venderem como se fossem originais, ou seja, é uma tentativa de enganar o consumidor. Fora o benefício de não termos que aguentar aqueles funks no ônibus, como disseram aí em cima haha.
    E viva o meu iPod touch =D

    • Athos Castro Moreno
      38c

      iPod touch não faz ligação.

      • Matheus Wichman
        721c

        Skype serve pra isso

    • Ramon Melo
      1033c

      Caramba, mais um para a lista dos que não descobriram ainda os celulares com alto-falantes!

      Com 200 reais dá para comprar um com alto-falantes bem potentes, não precisa de fones de ouvido e ainda tem rádio FM! E não é xing-ling, é da LG (não que a qualidade seja muito diferente, mas é original).

      • Matheus Wichman
        721c

        Tem vários com alto falantes boms, teclado bom, rádio, SO, e não é xingling. Hauwei e ZTE fabricam celulares xinglings mas originais.

        • Ramon Melo
          1033c

          Exatamente, nada impede que um inconveniente compre um desses para perturbar a paz alheia!

          Citei esse da LG porque uma amiga minha comprou um desses, com som estéreo, Dolby Surround 2.1 e volume bastante alto, pelo preço de um xing-ling. O preço é bastante acessível aos sem-educação.

          Deveria ter uma lei que transformasse esse tipo de gente em criminoso.

          • E tem, a chamada lei do psiu. Apesar de se aplicar mais em bares e etc, em áreas residenciais, essa lei também serve para qualquer tipo de poluição sonora. Imagina que você vai fazer uma viagem de avião com 3 horas de duração. Você ficaria calado enquanto alguém deixa um celular tocando música no alto-falante durante a viagem toda? Duvido. É só aplicar isso no dia-a-dia: a pessoa tem tanto direito de ouvir música quanto você tem direito de não ser perturbado pelo som alto alheio.

  • XDuhnter
    4c

    Essa nao eh a solucao. Como falaram a cima uma reducao de impostos ajudaria.

  • Augusto Zamataro
    20c

    A discussão vai longe, mas no final das contas, a culpa é dos impostos. Se produtos de telefonia e informática fossem o mesmo preço que nos EUA, ngm comprava chinês, mas não, eles querem é bloquear. Fazer oque..

  • ao invés de todo esse disque-me-disque, nao seria mais fácil as montadoras brasileiras, diminuirem os preços dos aparelhos fabricados no país diminuindo impostos??

  • O problema não são só os impostos. Empresas estrangeiras nunca vem para o Brasil, se não for para ganha rios de dinheiro em pouco tempo.

  • @amsalau
    297c

    Estes telefones baratos acabam saindo bem caros, minha irmã tem mania de comprar estas coisas no camelô e já tem uma coleção com mais de 10 pesos de papel em casa, todos inutilizados pouco tempo depois de comprado, normalmente bateria que não carrega, tela que fica falhando, botões que soltam, cabos com mal contato e coisas do tipo.

  • Absurda essa interferência do governo. Se esses celulares prestam ou não, quem devem decidir entre tê-los ou não é quem vai comprar. Esse papo de que o governo é bonzinho e quer impedir que as pessoas tenham câncer, mimimi é pura balela pra garantir RESERVA de MERCADO.

    Como bem dito, quem compra esses celulares vê vantagem neles que eles não encontram nos aparelhos homologados (seja a possibilidade de ter vários chips no mesmo aparelho, preço, etc). Há uma demanda e há quem atenda esse mercado. Se tem gente querendo comprar e tem gente querendo vender, o governo não deveria dar pitaco nisso.

    Mas, claro, a solução mais fácil é proibir. Proibe-se a venda de um celular para a classe que menos tem acesso à tecnologia e foda-se. É muito fácil se favorável à proibição quando você tem dinheiro pra comprar qualquer coisa da Apple, etc. Só que, muitas pessoas só têm dinheiro pra comprar o xingling. Até porque a gente sabe que, com reserva de mercado, nenhuma fabricante homologada vai atender essa demanda.

    Resumindo: MPF, por favor, vá procurar o que fazer…

    • Olha, você confundiu bem as coisas. Isso não é reserva de mercado. Celulares importados podem ser vendidos, desde que homologados.
      Todo aparelho que emita radiofrequencia tem que ser homologado pela Anatel para ser vendido.
      Existem algumas “fabricantes” que tem importado xing-lings mais bem feitos, homologado na Anatel e vendido normalmente. Esses aparelhos não estão em risco.
      Mas se não foi homologado, não tem chance. Ponto.

      Reserva de mercado de verdade são os nossos impostos de importação, que na prática diminuem o acesso a bens de qualidade, obrigando a maioria da população a dar um “jeitinho” para comprar o que quer.

    • Amigo, esses celulares são vendidos sem homologação da Anatel, sabe o que significa?

      Não foram testados por ninguém, podem conter materiais danosos a sua saúde, podem superar os limites de radiação, ou podem ser uma bombinha caseira e Darwin vai agir novamente.

    • Silas Genário
      61c

      90% De quem compra esses aparelhos, não precisam de verdade, Daria muito bem para juntar dinheiro e comprar um celular baratinho Original e bom.

      A Maioria também só quer se mostrar e tocar musica ruim no maximo no ônibus, e dizer que tem câmera de 12mp sendo que é VGA.

      O Brasil antes de tudo precisa investir em Educação, para criar pessoas capazes de criar aparelhos incríveis aqui no Brasil, Com educação aqui no Brasil pode sair uma microsoft, uma Apple, um Google, Aí sim o Brasil irá crescer de verdade.

    • Pelo seu raciocínio, devemos também liberar então a venda de crack, pois há quem queira comprar e quem queira vender. O mesmo em relação a armas (eu sei que a venda de armas é permitida no Brasil, mas sob critérios específicos). Também devíamos voltar à época da escravidão, pois eu garanto que, naquele tempo, havia quem quisesse comprar escravos e quem quisesse vender. O ponto é: só porque existe mercado para determinado produto, não significa que ele seja bom, saudável ou que traga algum benefício para as pessoas e para o país.

      Além disso, um celular da LG com dois chips, entrada pra cartão de memória (consequentemente, MP3 player) e câmera de 2 MP (nada espetacular a câmera, mas superior à média) sai por cerca de R$200,00. A única coisa que fica devendo para um xing-ling de R$150,00 é sinal de TV (e honestamente, não faz diferença, porque conheço muitas pessoas que já tiveram aparelhos com TV analógica, inclusive de marcas conhecidas, e o sinal nunca é nem próximo a algo usável). E isso tendo homologação da Anatel, assistência técnica (que, mesmo que tenha um atendimento ruim, já é alguma coisa), qualidade de acabamento superior… Um aparelho ZTE, que é uma marca chinesa, mas regularizada, completamente touchscreen, e com características semelhantes às desse LG (a câmera é levemente pior, 1.3MP, mas fica na média dos aparelhos desse nível, e só possui entrada para um chip), sai por R$180,00 (e, além de todas as vantagens que o LG também possui, um aparelho touchscreen, mesmo que simples, dá mais status ao utilizador do que um MP23484389). Só para matar a pau a discussão, um HTC Magic, modelo com Android, também touchscreen, câmera de 3MP, wifi, 3G, e mais uma caralhada de coisas, sai a meros R$300 pela TIM NO PLANO PRÉ-PAGO. “Mas 3G com pré-pago, vai gastar os créditos direto!” – Só lembrando: tanto a TIM quanto a Claro possuem planos 3G pré-pagos, a TIM por R$0,50 ao dia, e a Claro por R$0,39/dia. Tá bom ou quer mais?

      • Ou liberar a venda de plutônio e outros materiais radioativos, é cada uma que temos que ler.

  • A primeira vez que eu vi um Xing Ling, foi na mão do meu chefe. Falei o diabo do celular e comprovei a sua inutilidade. ele queria mais por causa do dual chip.
    Hoje ele tem dois iPhones e um iPad. :D

    • Matheus Wichman
      721c

      Eu vi a 1º vez na mão do meu cunhado, era um hiPhone. Na outra semana ele me contou que tinha quebrado a tela, mesmo assim ele insistiu e comprou um Nokia E71 falso.

      • Silas Genário
        61c

        Ahhh o nckia E71(com ‘c’ no lugar do ‘o’ mesmo) foi o primeiro Xing-Ling que eu tive e o unico, Minha mãe me deu de aniversário, Mais eu vendi e com o dinheiro juntei e comprei um E71 verdadeiro depois vendi e comprei um iPhone 4 ;P

  • Rafael The Mist
    670c

    OK, esquecendo os impostos e problemas de saúde, vamos ao fatos: mesmo que eles aprovem o bloqueio, vai ser muito difícil através de alguma dessas “gambiarras” sugeridas. A primeira é totalmente inconstitucional e a segunda, tremendamente falha. Melhor não continuar com o assunto, se não souberem o que fazer com o problema.

    • Não entendi o porquê do inconstitucional, mas de fato estas duas opções são inviáveis.

      • Eu chutaria que é inconstitucional pois tira a liberdade de escolha, a oportunidade de escolher livremente a melhor alternativa, qdo obriga a atrelar o aparelho a um cartão SIM, e fazendo isso vai contra o que diz o inciso XXXII do artigo 5º que diz que o Estado proverá a defesa do consumidor. Acho q é isso, sei lá :)

      • Ramon Melo
        1033c

        É simples: o SIM card é meu e eu coloco no aparelho que eu quiser.

        • Rafael The Mist
          670c

          Exato. Além de tirar o direito básico dos usuários de escolher e trocar o SIM Card da operadora quando bem entender, ficaria também muito complicado de gerir e controlar. Tremenda bola fora, resumindo.

  • Ligando um chip a um aparelho em específico é basicamente voltar atrás de todo o (pouquíssimo) progresso que tivemos para obrigar as empresas a efeturem desbloquios nos celulares, e indo para um situação AINDA PIOR, já uqe nem outro SIM da mesma operadora poderia ser usado.
    No hora de tirar do bolso do consumidor é uma beleza. Diminuir impostos nem pensar, né?

    • Isso de atrelar um chip a determinado IMEI nunca vai vingar, se o cara tiver um caro Smart e no dia que for ao clube ficar na beira da piscina… pegando sol…. quiser usar seu chip em um aparelho velho não vai poder ??

  • Matheus Wichman
    721c

    Me da uma raiva ver as pessoas usando essas cópias baratas e eu achando que é original. Sem contar que estraga a imagem do original.

  • Athos Castro Moreno
    38c

    Por mais que os MPXX são feios, ruins e nojentos, quem usa não vai falir pra comprar um smartphone SÓ porque o Ministério Público fez birrinha.
    Os chineses vão dar uma gambiarra pra passar por cima do bloqueio ou algum outro malabarismo.

  • Matheus Wichman
    721c

    Esqueça tudo o que você já viu em smartphone, apresentando o Hiphone. Veja só ele vem com 2 chips, Java, TV no “0800″, mp3, mp4 e mais um montão de features. E tudo isso por um preço IMBÁTIVEL R$ 259,99, se esquecer que você terá duas cameras de 5 megapixels INTERPOLADOS e Wifi.
    Compre com segurança, compre na loja do Tecnoblog .http://tecnoblog.net/loja/?word2=hiphone

  • E eu fui o unico que percebeu que o celular da foto nao tem 4 chips, e sim 3 chips e um microsd? Ou o tecnoblog so tem leitores e editores desatentos, ou nenhum deles entende de tecnologia.

    • @_eliasalberto Cara você tá se perdendo aqui!!! vc devia ser um CEO de uma marca xing-ling dessas ai…uma Nckia, Sensung ou até da Epól …

    • elvis ricardo

      Acho que fato de ter 3 chips ou 4 nao muda o foco da discussão e outra isso não tem nada haver com ser desatento senhor perfeito e dr em tecnologia, olha o blog ai ! acessado por uma galera, o fato de haver um ou outro erro é normal afinal os artigos são feitos no computador por humanos e não no computador por outro computador !

    • Rafael Silva
      1505c

      @_eliasalberto, na verdade são 4 cartões SIM (me recuso a chamar de chip) e uma entrada na lateral para cartões microSD, que por acaso ficou logo abaixo de uma das entradas para o cartão SIM.

      • Complementando a discussão: tá aqui o aparelho:
        http://www.novishop.com.br/produto-168-celular_f160_com_4_chips_tv_gratis_java_radio_fm_2_cameras_mp3_e_mp4_player_teclado_qwerty_bluetooth_quadband__capa

        São 4 SIM Cards, sim.

        E, Rafael, também concordo com você que o termo correto é SIM Card, mas vai convencer todo o mundo disso, ainda mais com as operadoras colaborando com a disseminação do termo “chip”.

    • Ramon Melo
      1033c

      Vejo que você entende de tecnologia, mas e de sarcasmo, você entende também?

    • Rafael The Mist
      670c

      Saudade do thumb down…

  • Wendell
    1c

    Acho digno!

    • Matheus Wichman
      721c

      Seu iPhone original agradece

    • Demonisch

      Ponha-se no lugar de uma pessoa que não tem condições de bancar os impostos ridículos do Brasil e comprar um iPhone, igual o que o papai te deu. Você pensaria diferente com certeza.

      • Matheus Wichman
        721c

        A pessoa não ter condições de comprar um iPhone não é desculpa pra ela sair comprando esses xinglings que aparece nas ruas, sem ela nem se quer saber a procedência deles.

        • Demonisch

          A desculpa é o preço. Procedência? Quem se importa.

          • Por isso que o Ministério Público tem que intervir em questões assim. Mesmo nas classes baixas, vá ver quem tem um aparelho desses em países desenvolvidos. Ninguém. Sequer há mercado para isso, lá. As pessoas preferem comprar um aparelho mais simples, mas de marca confiável, do que comprar algo de origem obscura (e nem precisam saber de todos os males à saúde e sonegação de impostos que esses aparelhos acarretam, é simplesmente pelo fato de a qualidade dos MPalgumacoisas ser ruim, mesmo).

  • É uma medida de segurança interessante, pois se não está aprovado, então é problemático. Mas a falta de mais um de cartão SIM é um fator bem limitante mesmo.

  • Rodrigo Cardoso

    Não vai dar em nada…

    E com certeza tem dedos dos fabricantes atras dessa açao.
    Esses celulares apesar de serem podres, nao prejudicam nenhum usuario, apenas a venda de celulares de baixo custo de grandes fabricantes.

    • Lee

      Rodrigo, não “prejudicam” ao usuário a curto prazo, não é?
      Por que a longo prazo os efeitos da radiação emitida pelos MP-sabe-se-lá-das-quantas ainda é desconhecida…

      • Sem falar dos materiais usados na confecção do celular que podem ser danosos a saúde também.

        Para isso existe essa tal homologação da Anatel, não é para bonito.

  • Rodrigo T.
    218c

    Tem medo que o MPChina tê dê câncer ou que ele exploda na sua cara? Simples, use um fone bluetooth. :P

    [isso se ele tiver suporte à bluetooth].

    • Eles até que tem… mas nunca ví um que funcionasse realmente!! LoL kkkkkkkkkkkkkkk

      Por isso eles te dao duas baterias extras… o que se pode esperar de um troço desses??? prefiro pagar + caro por um SmarthPhone original, mesmo com 1 chip!

  • Turdin
    3346c

    Estou até vendo, lá vai o governo fazer merda de novo com mais uma atitude inútil, e que além de inutíl ao propósito que querem, vai trazer prejuizo a todos os outros consumidores.

  • gustavo

    se o tão querido Iphone fosse barato aqui igual e la fora eu não teria o meu Hiphone.

    Quer uma maneira bem simples das pessoas pararem de usar itens pirata? e só abaixar e muito os valores dos produtos, ai creio que acabaria com a pirataria

    juntando graninha para comprar um hi-smartphone+gps..kkkk

  • Pessoal tudo contra o governo.

    Ai uma merda dessas explode, ou comprava-se que deu câncer em alguém e esses mesmos vão falar, onde está o governo que deixou eles venderem produto com problemas graves assim?

  • Ramon Melo
    1033c

    É por isso que eu tenho gosto de morar num País como o Brasil! Aqui, não temos corrupção, não temos desvio de dinheiro público, não temos tráfico de armas, drogas, animais, não temos empresas prestando serviço porco e cobrando os olhos da cara!

    Por isso, nosso Ministério Público pode focar seus recursos em questões mais relevantes para os brasileiros, como essa!

    Brasil: um país de todos!

    • Até porque eles são monotarefa, só podem ou combater corrupção ou fazer essa fiscalização em celulares piratas e possivelmente danosos a saúde.

      • Ramon Melo
        1033c

        Monotarefa? Já trabalhou em empresa pública para ver como funciona o ambiente profissional?

        Quando eu encontrava um monotarefa, dava graças a deus! No geral, só achava os “zerotarefa” mesmo…

  • Alexandre
    3968c

    infelizmente o unico jeito do povo ter um celular mais ou menos por pouco dinheiro é comprando os xing ling… o numero de aparelhos é na casa dos milhoes, se fizerem algo como bloqueio, vai deixar muuuuuuita gente irritada… veremos como a coisa vai andar, o artigo nao deixa claro o que o governo vai fazer, se bloqueia os imeis ou se atrela o sim, qualquer coisa a ser feita agora é paleativo. Falta uma visao mais holistica de nossos problemas, nao deixar a coisa ficar como esta, com entrada de milhoes de aparelhos ilegamente, uma politica abusiva de impostos, preco da banda larga nas alturas, enfim, o tal do custo brasil

    • Ramon Melo
      1033c

      Não acho não, já tem smartphone por R$400 e celular de R$50. Defender o direito dos brasileiros a comprar esses aparelhos, tudo bem, mas dizer que é por causa de falta de dinheiro já é mentira.

      Até porque, tirando os múltiplos chips, não existe nenhuma vantagem significativa nos xing-lings sobre os dumbphones em geral.

    • https://www.lojatim.com.br/HTC_Magic_Preto.aspx

      HTC Magic – touchscreen, WiFi, GPS, Android, marca confiável – R$300.

      E aí, onde foi parar a sua desculpa do preço?

      • Acho que foi parar no estoque vazio há meses…

  • Gabriel Silva
    626c

    Ótima iniciativa do governo, mas uma possível redução de impostos? HAHA. Só no Brasil do universo paralelo.

    • Pois é, é legal a iniciativa, mas séria melhor ainda se acompanhada de uma redução de impostos para incentivar a compra de produto original.

  • @QG10g
    112c

    Pra mim não muda nada, eu uso um Nokia 1100 que só faz ligações e manda SMS made in amazônia e estou feliz: tem twitter, orkut, facebook, google calendar, msn…

  • Caio Furtado
    4524c

    Que bom né, dai reduz um pouco os funks dentro dos ônibus.

    • Wender

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk..Pior…tem uns garotos imaginarios que pensam estar em uma silverado tunada com som de arrepiar…e pra piorar a história alguns sobe em cima da bicicleta…e da um rolê no centro…

    • Cara, aí sim que vai ser o inferno. Eu tinha um Motorola antigo, que tinha queimado a entrada do cartão SIM. Eu usava ele só como MP3 Player mesmo. Agora imagine toda essa galera que teve seu MPxx travado, vai virar um rádio!

  • Smigo

    O interessante dessa história é que as operadoras prestam um péssimo serviço (não é à toa que são campeãs de reclação nos Procons em todo o País), vivem estorquindo o brasileiro com tarifas absurdas (as mais altas do mundo) em conluio com a Anatel (que faz tudo que as operadoras exigem) e o Ministério Público fica “pianinho”. Mas… quando é pra prejudicar o pobre consumidor…

  • Eu Uso um desses pois moro numa cidade e estudo na outra, se tivesse um número só gastaria uma fortuna em interurbanos, além disso uso 2 operadores diferentes para os sms ficarem mais baratos. As operadoras não colocam essa opção a minha dispósição, por isso uso um desses aparelhos chineses. Além do que ele tem funções que eu precisaria pagar quase 5 ou 6X o preço dele, se ele duirar 6 meses ainda to no lucro pois precios comprar uns 4 ou 5 desses para ter os mesmos recursos dos originais.
    O lobby das operadoras faz a anatel querer proibir ou eliminar esses celulares em vez de regulariza-los.

  • Acho que tem muita gente aqui perdendo tempo com essas discussões.
    Já deviam estar cansados de saber que no Brasil tudo é feito ao contrário…
    Em vez de estimular a indústria de tecnologia com redução de impostos, para que aparelhos feitos no Brasil tenham preço e recursos competitivo com os chineses, preferem entrar com uma ação e bloquear os xing lings.
    Vale lembrar que design copiado não é exclusividade dos falsificados, vide a Samsung e seus aparelhos do tipo iPhone.
    Sem contar que muitos xing lings não tentam enganar o consumidor, visto que copiam o design de outros fabricantes, mas tem nome próprio.
    Pra fechar com chave de ouro, as agências reguladoras não regulam porcaria nenhuma, já que seus diretores são definidos por lobbies das empresas que elas deveriam regular para proteger o consumidor. Isso não vai mudar tão cedo.

  • Brasil, país de vendedores de sofá.

  • @gkuhn1
    52c

    Amigos, lendo os comentários vejo que muitos leram a noticia, mas não entenderam qual o real motivo para o MPF querer bloquear aparelhos falsos.

    “No ano passado as fabricantes estimam que o prejuízo com celulares falsificados chegou a R$ 1 bilhão de reais.”

    Ok, os fabricantes tem prejuízo, mas deste 1 bilhao, o governo seja ele federal, estadual ou municipal, tem um “prejuizo” (entre aspas pq não é um prejuizo real) de 300 milhoes, ou mais. Eles estão pressionando para ter essa grana fácil de volta. Toda essa situação ocorre por causa dos impostos abusivos que nós consumidores pagamos. Enquanto tivermos os maiors impostos do mundo, TEREMOS SIM produtos ilegais (que não pagam imposto). Quem vai ao paraguai buscar eletronicos sabe muito bem o que acontece por lá, se vc para na aduana, tem que pagar 60% do valor da nota fiscal do produto (se tiver acima da cota) e nós não sabemos para onde vai esse dinheiro (bem provável que seja para o bolso de um dos “fiscais mercenários” que la trabalham). A maior parte dos produtos que vem de lá, não são falsificados. Quem está comprando sabe que os camelos vendem produtos falsificados, mas que tem lojas de respeito e de nome lá tbm. Para o MP um produto é falsificado se não tiver Nota-Fiscal, hahaah, claro pq sem nota eles não recebem “o deles”.

  • Hernani
    1c

    Enquanto os aparelhos originais forem uma facada a busca por xing lings sera grande.

  • @Swdezebelles
    229c

    Faço coro com vcs: “Uma redução de impostos por parte da Receita Federal poderia muito bem ajudar a diminuir esse prejuízo.” Mas ninguém vê isso,né? Ou não qr ver..

  • Quando leio o comentário “fabricantes estimam que o prejuízo com celulares falsificados” me pergunto como são canalhas esses fabricantes e o governo que ganham muito mais que deveriam e ainda por cima não querem dividir o lucro com muitas pessoas que ganham a vida vendendo os celulares não genuínos.

  • Jonathan_jmf
    55c

    Cara,eu acho isso uma besteira,olha o meu caso:
    Ate ano passado eu usava um Milestone,ai decidi trocar de celular,vendi ele em dezembro e ia comprar outro,mais ai eu parei para pensar,não vale apena comprar nada no Natal,afinal um ou dois meses depois ocorre a Ces e a MWC, ai se aparelho(que foi carrissímo)já esta ultrapassado!
    Resultado,decidi comprar no meu aniversário (que e em julho) quando a maioria dos celulares dessa Feiras esta chegando ao brasil,ai ate la eu não posso ficar sem telefone!resumindo:comprei um Xing-ling 3 chips e não tenho doque reclamar,não é um supersmartphone,mas da aguentar ate julho!!

  • Quer um Dual Chip? Taí!
    Navcity Gsm Kindu Np-324 Desbloqueado C/ Dual Sim, Quadriband, Rádio Fm, Jogos, MP3
    Por R$ 159,00
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=3044710&pac_id=34101&utm_source=Virtual+Target&utm_medium=email&utm_content=&utm_campaign=E-mail+Geral+16%2F02%2F11&utm_term=fotondf@gmail.com

  • Bernardo Medeiros

    Só consigo ler uma coisa nesses comentários.

    #mimimi

  • Na minha opnião de usuário mediano, celulares xing-ling são uma praga. E agora não dá mais pra usar a desculpa de preço alto, isso e aquilo. Tem vários celulares dual-sim da motorola, samsung e nokia a partir de 129 reais. E eles são homologados pela anatel, alem de estarem de acordo com os níveis do SAR em mWh. Celular xing ling é ruim, quebra só de usar, a bateria não dura nada, fora que causa interferência em tudo.

  • sera kkkkk

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.