Início » Nacional Web e redes sociais » App para controlar contas a pagar e as contas a receber: Organizze

App para controlar contas a pagar e as contas a receber: Organizze

Serviço gratuito ajuda a colocar as contas em dia.

Por
3 anos atrás

Não é preciso fazer nenhum curso de contabilidade para tomar as rédeas das contas a pagar e contas a receber. Um serviço criado aqui no Brasil pode facilitar bastante a sua ao permitir que você mesmo gerencie os pagamentos e futuras contas, sem depender de complicadas planilhas de Excel. Conheça o Organizze, um site gratuito para manter suas finanças em dia.

Alguns especialistas em finanças pessoais são certeiros ao dizer que o primeiro passo para não entrar no vermelho é manter as contas em dia. E a melhor maneira de fazer isso é criando disciplina na hora de gastar e de receber dinheiro. Para visualizar melhor os recursos financeiros, tem quem adote complicadas planilhas para esse tipo de tarefa.

Veja se o serviço abaixo não lhe parece mais simples para gerenciar as suas contas.

Tela inicial do Organizze, com resumo de despesas e receitas | Clique para ampliar

O Organizze foi criado pelo Tiago Vicente e pelo Felipe Felipe da Luz por uma necessidade pessoal. Esses dois rapazes lançaram o serviço de novembro de 2009. Meses depois, já são quase 30 mil usuários cadastros, com direito a 200 novos cadastros por dia. Todos os dados que trafegam pelo serviço são criptografados com SSL (repare que o endereço sempre é iniciado por https://), um alívio a mais para quem tem receio em fazer seu controle financeiro via internet.

Adicionar despesas e receitas

A tela inicial do Organizze é perfeita para quem quer ter uma visão rápida de como está a sua situação financeira. O serviço apresenta todas as contas que devem ser pagas futuramente, bem como as receitas que serão contabilizadas. Ainda há o saldo atual, que considera toda a movimentação financeira do mês para dizer se o usuário está no vermelho ou não.

Adição rápida de despesa ou de receita

Além de saber o total de receitas e despesas referentes ao mês corrente, o demonstrativo apresenta o valor relacionado ao mês anterior. Para completar, uma ferramenta rápida permite adicionar despesas ou receitas com facilidades. Basta informar qual é o tipo de movimentação, a descrição da mesma e o valor, além da data da movimentação.

As categorias são excelentes para saber no que o usuário está empregando seus recursos. As categorias padronizadas incluem alimentação, transporte e lazer, entre outras, mas cada usuário pode criar suas próprias categorias.

Não bastasse essa adição prática de despesa ou receita, o Organizze oferece opções avançadas, como marcar que a despesa a ser adicionada é fixa, se estamos falando de um pagamento parcelado e se é preciso lembrar daquela movimentação por e-mail.

Um dos principais aspectos do Organizze é a praticidade. Até quem não entende absolutamente nada de contabilidade tem como gerenciar seu dinheiro, a fim de manter um controle financeiro razoável. Lembrando-se de lançar as despesas e receitas com frequência, a conta bancária estará sempre com o mesmo valor que o Organizze apresenta em seu resumo (não vá esquecer de incluir as taxas bancárias no serviço).

Resumo de movimentações

Movimentações financeiras no mês corrente | Clique para ampliar

A área de Movimentações do Organizze mostra todas as contas a pagar e a receber (ou já pagas e já recebidas) no mês corrente. O serviço oferece a listagem completa, com direito a descrição, categoria e valor. O usuário tem controle total sobre suas finanças, podendo editar praticamente qualquer informação sobre os lançamentos.

A título de exemplo: se você informou a data errada para uma compra, poderá corrigir essa informação a partir das Movimentações.

Os desenvolvedores do Organizze ainda oferecem um filtro – bastante simples, é verdade – que mostra apenas as receitas ou despesas, ou então somente os lançamentos de uma categoria, ou ainda uma combinação desses dois critérios. Com isso, o usuário tem como verificar apenas despesas relacionadas a alimentação, por exemplo.

Relatório de gastos

Organizze apresenta gráfico com receitas e despesas divididas por categoria | Clique para ampliar

Informar sempre quais foram os gastos é muito importante, mas apenas o começo para ter um verdadeiro controle financeiro. A área de Relatórios complementa esse controle, pois oferece uma série de gráficos referentes às movimentações financeiras do usuário. Ou seja, o Organizze apresenta graficamente se o usuário está gastando além do que deveria ou se consegue poupar determinado valor no fim do mês.

Os gráficos presentes no Organizze dizem respeito ao comparativo de despesas e receitas, ideal para saber se o gasto está acima do permitido. Outra forma de visualizar tais informações é por meio das categorias previamente cadastradas, de modo a ter noção do quanto de capital é empregado em cada categoria financeira.

Ao selecionar uma categoria, o Organizze ainda informa quais foram os lançamentos relacionados a ela. Por exemplo, se o gasto com a casa está abaixo do usual, o usuário pode visualizar todos os gastos dessa categoria, a fim de verificar se não esqueceu de pagar uma conta.

Versão mobile para smartphone

Interface mobile do Organizze no iPhone (imagem: divulgação/Organizze)

Nem sempre nós estamos na frente do computador, prontos para adicionar novas movimentações. Para esses casos, o pessoal do Organizze desenvolveu a versão móvel do site, que funciona muito bem com os principais sistemas (iOS e Android) e navegadores.

Mais recursos no serviço pago

A versão gratuita do Organizze tem todas as ferramentas para um controle financeiro eficiente, mas elas podem não ser suficientes para algumas pessoas. Quem quiser uma forma de gerenciar mais de uma conta bancária, por exemplo, tem acesso a esse recurso a partir do Organizze Mais, a versão paga do serviço.

O mesmo vale para quem quer ativar subcategorias de movimentações (o campo saúde poderia discriminar se foi gasto com plano de saúde ou farmácia) ou visualizar gráficos mais completos, com a evolução das contas bancárias ao longo do mês.

O Organizze Mais custa R$ 9,90 por mês, um investimento muito bem-vindo se você vive se perdendo em meio a muitas contas, não sabe o dia exato de pagar o cartão de crédito ou quer se programar para economizar determinado valor mensal para, mais tarde, solicitar um financiamento de imóvel junto à Caixa Econômica.

Ficou interessado, mas não sabe se vale à pena assinar esse pacote pago? Todos os usuários do Organizze têm direito a 7 dias de teste do Organizze Mais, para degustar e ver se vale mesmo à pena ou se este humilde editor está mentindo. :P

Ganhe assinaturas do Organizze Mais

Os comentários desse artigo estão abertos para quem quiser participar da discussão, como você está careca de saber. Responda qual é a sua dica para manter as contas em dia para concorrer a três assinaturas do Organizze. As três melhores frases levarão as assinaturas (1º lugar = 12 meses; 2º lugar = 6 meses; 3º lugar = 3 meses).

O resultado sai na terça-feira, 22 de fevereiro, a partir das 17h.

Tecnologia por trás do serviço

Como eu sei que tem muito programador que lê o Tecnoblog, fiz questão de perguntar aos criadores do Organizze qual é a tecnologia faz o serviço funcionar. “A linguagem de programação principal do Organizze no server-side é o Ruby. O Organizze é hospedado na Heroku, uma empresa de hosting focada em aplicações web Ruby. No client-side programamos muito JavaScript, além de HTML e CSS. Para unir tudo isso utilizamos um framework para aplicações web, o Ruby-on-Rails.”, afirma Tiago Vicente.

Ganhadores do concurso — Atualização em 22.02.2011 às 17h20

Minha gente, temos os vencedores. Aquele pessoal que mandou as dicas mais interessantes sobre como controlar as finanças pessoais acabam de ganhar assinaturas do Organizze. Vamos aos mestres na arte de economizar:

  1. @michellemoltini escreveu o seguinte:
    “A dica básica que sempre recebi foi a de controlar o que se ganha, pagar as contas em dia para evitar juros e separar pelo menos 10% dos recebimentos para uma programação futura. Como até hoje não consegui fazer nada disso e não me adaptei com nenhum tipo de sistema de controle de contas, esta será minha salvação!”
    12 meses de assinatura do Organizze Mais, para a Michelle não se perder nas próprias contas!
  2. Ramon Melo escreveu o seguinte:
    “Cartão de crédito com limite baixo é a melhor coisa que já inventaram para limitar gastos. É só passar a pagar tudo no crédito (água, luz, gás, telefone, cafezinho, cinema, bar, tudo mesmo). Acabou o limite, acabou a gastança! Simples assim!”
    Parabéns, você ganhou uma assinatura de 6 meses do Organizze!
  3. @felipez escreveu o seguinte:
    “Quer uma dica pra manter as contas em dia? Largue a namorada e viva forever alone. Já dá pra economizar um monte em compras no cartão, cinema, telefone…”
    Levou assinatura de 3 mes do Organizze!
  • Matheus Wichman

    Ai que droga, mas uma idéia que pensei em fazer mas desisti ao perceber que precisa ter SSL e eu não queria investir no inicio. Matheus Fail.

    • http://twitter.com/aleraniere @aleraniere

      Rapaz, SSL é 17 doletas por ano, hehehehe

      • Matheus Wichman

        Após desistir da idéia desisti de procurar o preço do SSL também. Droga, droga, droga.

  • http://twitter.com/igorfv @igorfv

    Não gaste mais do que você ganha! Impossível entrar no vermelho assim.

    • Matheus Wichman

      E pague a vista quando puder, prático.

  • http://www.linuxdicas.net Ricardo

    A vitória acompanha pessoas que tomam a iniciativa ao invés de ficar só no planejamento. Muito bom o software! Parabéns.

    • Matheus Wichman

      Senti que isso foi pra mim.

  • Li

    Dicas para manter as contas em dia? Organização, controle do que se ganha e gasta realmente, anotar é a melhor maneira, não gastar mais do que se ganha e sempre poupar para evitar fazer compras parceladas e não gastar seu rico e suado dinheirinho com juros.

  • Rodrigo Soncin

    Mais um site para a lista dos sites a acessar assim que eu chego em casa!

  • http://twitter.com/douglasbrandao @douglasbrandao

    Prioridade para as necessidades indispensáveis e refletir se há algum retorno satisfatório no luxo, nos faz organizar as finanças ao ponto de gastar o necessário sem exceder o limite do que recebemos, ressaltando que Investir é sempre melhor negócio do que viver no luxo.

    • Fabio

      Caixão não tem gaveta, por isso eu torro tudo que ganho e vivo no luxo. Minha única preocupação é nunca deixar as contas ultrapassarem o que recebo de salário.

      • Matheus Wichman

        Viver no luxo com Windows 2000?

        • Fabio

          Trabalho com definição e homologação de sistemas. Estou em uma homologação e o sistema disponível para mim é apenas Windows 2000. Como as funcionalidades que estou testando independem de SO, as máquinas com windows xp, vista e 7 ficaram com o restante do pessoal.

          • Matheus Wichman

            OK, desculpa pela brincadeira.

      • http://twitter.com/rodrigofante Rodrigo Fante

        Mas o caixão pode chegar mais perto se adoecer e precisa de um tratamento caro, fora do Brasil que seu plano de saúde não cobre e não tiver um valor guardado.

        Eu gosto de gastar e gasto, sempre dentro das possibilidades, mas nunca deixo de economizar e investir, é fundamental.

        • Fabio

          Meu tipo de plano cobre qualquer coisa pois é fácil ganhar na justiça um tratamento fora do país… sim, sou funcionário público e minha carreira tem plano próprio hehehehehe. Já se o plano fosse uma Unimed eu certamente teria essa preocupação. Eu economizo apenas o necessário para fazer compras à vista, para barganhar alguma vantagem. Fora isso, comprei uma excelente casa e carro, viajo sempre que posso e nunca deixo de tomar uma cerveja boa por mais cara que seja. A vida é para aproveitar, dinheiro não pode ser a meta, apenas o meio.

  • http://www.atitudemovel.com.br rudolfh

    Use Organizze diariamente e aprenda a gastar menos do que você ganha.

  • Paulo Lyra

    Cara e eu fuçando a net atras do microsoft money, valeu a dica e vou repassar. Testando hoje

  • http://twitter.com/dvdfranco @dvdfranco

    Muito bom esse site! Vou usar com certeza
    Acho que a melhor dica para manter as contas em ordem é criar um aplicativo para Android/iPhone que possa exibir as contas offline, para quem nao tem internet o tempo todo. Isso poderia ser facilmente obtido disponibilizando um webservice no site. E também possibilitaria adicionar despesas pelo telefone, para sincronizar depois com o site.

    Ah, e se eles quiserem conversar sobre desenvolvimento Android, só falar comigo =) heheheeh

  • http://twitter.com/kayanf @kayanf

    Com o organizze, você não fica no vermelho! rs

  • http://twitter.com/JamirMachado @JamirMachado

    Erm, tenho conta no Organizze desde junho de 2010 (Portanto a informação “Esses dois rapazes lançaram o serviço de novembro de 2010.” Não confere né?). Mas não cheguei a realmente usar. Tinha até me esquecido, vou retomar!

  • Renan Mendonça

    Bom, realmente é uma idéia massa.
    Mas, bem… eu tenho certeza que um Cracker adoraria por as mãos na base de dados desse serviço.

    Com base nos dados, daria para ter uma ótima idéia de quando alguém estaria com dinheiro ou não.

    É bom eles estarem investindo pesado em segurança.

  • http://www.gadgetblog.com.br Marcell Almeida

    Show de bola, to usando já :)

  • j2k

    ótimo tbm pra casais já que os dois podem acessar o mesmo planejamento financeiro!!
    maravilha!!

    • Fernando

      Faltou o que tem no Yupee (https://yupee.com.br), que é o centro de custos, ou múltiplas contas, assim podemos separar o que é gasto e receitas de cada um.
      Mas ter o aplicativo no iPhone é um ótimo diferencial.

  • http://twitter.com/adriano_bizzu @adriano_bizzu

    A dica é: Gaste menos do que você ganha, e seja feliz!

    Simples e fácil!

  • http://twitter.com/asrail @asrail

    A dica principal é sempre manter o controle do que é pago no cartão ou parcelado de qualquer forma, nunca gastando mais do que pode de acordo com a receita e os gastos fixos. Outra dica é nunca pegar empréstimo para diversão ou comprar coisas supérfluas, só pagando juros quando for uma necessidade ou emergência.

  • http://twitter.com/felipez @felipez

    Quer uma dica pra manter as contas em dia? Largue a namorada e viva forever alone. Já dá pra economizar um monte em compras no cartão, cinema, telefone…

    (Ok, desculpem, só estava brincando… Ou não.)

    • Li

      Depois de 14 anos de relacionamento com o mesmo cara, 13 de namoro e 1 de casada, te garanto que gasto menos estando junto dele do que quando era solteira.

      • http://twitter.com/maisdetrinta @maisdetrinta

        E ele?

  • http://www.brunogdb.com @brunogdb

    Ótimo sistema financeiro. Eu tinha feito uma coisa em Python off-line para mim usar em casa, por não achar nada parecido, mas isto tira o meu programa todo bugado de cena e até ajuda kkk.
    Cachorro-quente entra nas despesas? kk

    • Matheus Wichman

      Eu também fiz um prototipo de um serviço assim mas desisti, se o cachorro não for de graça entra sim, hehehe

    • Ramon Melo

      Separa uma quantia mensal para “miscellaneous”, e cada vez que você gasta com besteiras na rua, debita deste valor.

      Uma ideia é fazer um cartão de crédito só para este tipo de despesas, com o menor limite que você puder colocar nele.

      Aliás, cartão de crédito com limite baixo é a melhor coisa que já inventaram para limitar gastos. É só passar a pagar tudo no crédito (água, luz, gás, telefone, cafezinho, cinema, bar, tudo mesmo). Acabou o limite, acabou a gastança! Simples assim!

  • Janderson (jan_lord)

    Já uso há uns 6 meses. O sistema é realmente muito bom, pena que o controle por contas bancárias só está disponível na versão paga.

  • http://www.twitter.com/sofiate Eduardo Sofiate

    Quer economizar? Use o Organizze. Ele organiza o dinheiro que você tem e o que você terá, claro se o utiliza-lo-á!

  • http://twitter.com/sofiate Eduardo Sofiate

    Quer economizar? Use o Organizze. Ele organiza o dinheiro que você tem e o que você terá, claro se utiliza-lo-á!

  • http://twitter.com/daniel_mack @daniel_mack

    De fato, o Organizze é uma ótima ferramenta para controle financeiro.

    Mas na minha opnião o “Minhas Economias” (https://www.minhaseconomias.com.br/) é muito melhor.

    É muito simples e intuitivo, tem mais recursos q a versão paga do Organizze e é totalmente de graça.

    Fica a dica.

    Abraço.

  • http://twitter.com/Kal2010 @Kal2010

    Não inveje, trabalhe!

  • http://twitter.com/michellemoltini @michellemoltini

    A dica básica que sempre recebi foi a de controlar o que se ganha, pagar as contas em dia para evitar juros e separar pelo menos 10% dos recebimentos para uma programação futura. Como até hoje não consegui fazer nada disso e não me adaptei com nenhum tipo de sistema de controle de contas, esta será minha salvação! Vou virtualizar todas as dívidas agora pra ver se ainda recupero meu futuro!

  • danmaia

    Com certeza me ajudará nas finanças.

    O melhor investimento de todos é o planejamento!

    Grande abraço

  • http://twitter.com/andremezzari @andremezzari

    Organizze, o melhor software para quem não quer entrar no vermelho.

    Recomendo.

    Abraço.

  • http://theusfalcao.com Theus

    Eu uso o Granatum, brasileiro, tem versão pessoal (grátis =D) e empresarial (paga). Tem SLL, versão mobile, bla bla bla.

    Recomendo :)

    • Ronaldo

      Eu também uso o Granatum. Acho ele muito melhor pois tem todas as funcionalidade do Organizze e mais um pouco. O melhor de tudo é que é de graça!

  • http://www.gadgetblog.com.br Caio Furtado

    Excelente dica, adorei o site!

  • http://murdock-brasil.blogspot.com Murdock

    Cheguei a usar um sistema assim no Terra mas no final das contas acabei ficando mesmo com uma planilha em Excel que posso organizar à vontade.

  • http://www.terabitcast.com Hernani

    Já conhecia o Organizee, muito útil e prático de usar

  • http://bit.ly/marcosjahn Marcos Jahn

    aaah Tecnoblog, merchan não né? :(

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      Merchan nenhum. Quando é publicidade, nós sinalizamos dessa forma. :)

  • http://twitter.com/germanoricardi @germanoricardi

    eu utilizo!!

    é realmente fantástico e fácil de fazer os lançamentos/consultas!!
    recomendo com certeza!!!

    Parabéns pelo post Thássius!

    Grande abraço!

  • RenanPrado

    Parar de ficar gastando centenas no farmville. Não há cartão de crédito que aguente!! rsrs

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      Leave MOEDAS VERDES alone!

  • mateusw3c

    Eu uso e recomendo tambem, me tirou da foça muitas vezes, o ruim é que quando paro de usar eu sempre volto.huashausahua

  • http://twitter.com/paulocrluz @paulocrluz

    Ou você controla seu dinheiro, ou ele o controlará. Organizze-se.

  • Augusto Aguieiras

    Gostaria que alguém ai me falasse qual é melhor o Organizze ou o Minhas Economias que também é em português e eu achei muito legal. No APP para iphone ele se chama Mecon ele tem sincronização via Wifi enfim me avisem qual seria o melhor.. http://www.minhaseconomias.com.br ele também tem Https e é 100% gratuito.

    Vejam testem e me falem quero muito saber qual é melhor…

    Obrigado.

  • Luana Costa

    Adorei o organizze, pena não ter encontrado a versão mobile dele.. :/

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha