Ir para o conteúdo.

Início » Jogos » Sony alerta: seu PS3 vai ser banido se detectarmos jailbreak

Com todo esse falatório em cima dos hackers que descobriram a chave de criptografia do PS3 e do processo da Sony contra eles, não paramos para notar um pequeno detalhe. A criadora do PlayStation 3 nunca emitiu um comunicado oficial em que diz qual sua posição oficial em relação ao hack que a descoberta do código criou, permitindo a modificação do console e, então a instalação de jogos piratas. Obviamente eles não devem estar pulando de alegria com isso, mas somente ontem a empresa disse o que acha e quais as consequências de quem ousar modificar seu console.

No blog oficial do PlayStation, a Sony disse que usar tais métodos são uma violação dos termos de serviço e que aqueles usuários que instalarem o hack terão seus consoles permanentemente proibidos de acessar a rede PSN. A Sony faz isso “não só para proteger seus negócios mas também para preservar uma experiência de jogo honesta que os gamers esperam e merecem”.

Não deve ser supresa para ninguém, visto que a empresa já começou a banir consoles da jogatina online de games como Modern Warfare 2. Nos fóruns da Sony os usuários até reportam o código específico do erro que deverá aparecer na tela: 0x8002A227. Se isso acontecer com seu PS3, ele está permanentemente banido da PSN e não há muito que você possa fazer.

E antes de ser acusado de militância pró-hackers e contra a Sony pela milésima vez, vou emitir um comunicado oficial também: eu sou contra a pirataria mas acredito que quando você compra um gadget, deveria ter o direito de fazer o que quiser com ele, afinal de contas você não está alugando e sim comprando. Acho que a Sony poderia parar de tentar tapar o sol com a peneira e trabalhar junto com os hackers, ao invés de processá-los, para descobrir uma maneira de ao mesmo tempo permitir modificações e impedir a pirataria dos jogos. Não deve ser tão difícil assim, certo?

168 Comentários (Deixe o seu!)

  • Adriano
    318c

    A Sony não está impedindo você de modificar seu gadget, ela só está impedindo que gadgets modificados acessem a PSN.

    Se quiser modificar tudo bem, é só não fazer uso da PSN.

    • Rafael Silva
      1505c

      E se eu quiser modificar o meu PS3 para mostrar a imagem de um logo da Apple toda vez que ele liga? Isso não vai interferir com nenhum jogo de maneira nenhuma, mas é uma modificação. Por esse motivo eu tenho que ser impedido de jogar online?

      • Alessandra

        Se você quiser, não compre um ps3, você compra ele SABENDO que é assim.

        Tem 3824897328347298 de consoles e vc pode jogar no pc.

        • Rafael Silva
          1505c

          Isso seria o ideal num mundo em que todos os jogos estão disponíveis em todas as plataformas, não acha? :P

          • Alessandra

            Bom, a maioria dos jogos exclusivos pra ps3 são pq assim não querem interferencia de hackers e espertinhos na vida deles.

            Ó, não tem seu jogo pra pc, bem, tem um mol de franquias de jogos que são multiplataforma, e se não tem aquele que vc quer, deal with it e escolha outro jogo (que tal um open-source?).

            Afinal, não é todo carro que tem ar condicionado.

            Você tem toda a liberdade pra NÃO comprar um ps3 =]

          • Matheus Oliveira
            293c

            alessandra
            E quem comprou o ps3 na epoca que ainda podia usar linux? eles não sabiam que nem poderia usar oficialmente nem por meio de homebrews, para eles você vai falar o que? que eles tem todo o direito de vender o produto e perder 900R$?

          • Ramon Melo
            1033c

            Ah, fala sério, ninguém compra um PS3 para rodar Linux, essa é a maior mentira da cena pirateira!

            Com R$500 dá para montar um desktop que rode qualquer distribuição Linux, provavelmente melhor que o PS3. Pelos relatos que li nos fóruns, o Linux do PS3 tinha um desempenho muito abaixo do esperado.

          • eu sou totalmente a favor da opinião do Rafael, e se eu quiser customizar o meu PS3 não posso? Eu comprei esta jossa na época que podia instalar ubuntu nele, afinal comprei paguei é meu e eu faço o que quiser, tenho uma ótima experiência com ROMs customizadas no meu Quench, e rodo Ubuntu nele, agora me proibir de acessar a PSN por modificar meu console? Que eu saiba eu não aluguei, eu COMPREI.

            Alessandra você nem tem argumentos suficientes para defender a Sony, então silêncio por favor.

          • Customizar o PS3?! Para que? Para aparecer um pinguim na sua TV? Ah.. balela… quer customizar compra um computador… não tem que ter argumento, a Sony está certa, quer usar PS3 customizado, use, mas não na nossa rede… pronto! E para aqueles que gastaram mais de 1.000 reais para rodar linux, só lamento, com 400 vc monta desktop e roda o linux que quiser…

      • Betto

        Pois é.. o console é seu, mas a PSN é da sony. Se ela falar, que so vai jogar na PSN consoles roxos com bolinhas amarelas. Então la so vai jogar consoles roxos com bolinhas amarelas.
        É como o Guilherme Carlos disse. O seu direito acaba quando o do proximo começa, se as pessoas na sua maioria usam o hack pra tirar uma vantagem desleal, não adianta querer tentar filtrar quem usar de um jeito bom ou não. É como drogas, não adianta uma pessoa dizer q tem q legalizar pq ele sabe usar de um jeito não prejudicial, se 99% da população não sabe.

        • Isso deu certo em grandes países como remédio, aaah você é brasileiro né?

          • Fabio

            E como BRASILEIROS, sabemos que BRASILEIROS não usariam MEDICINALMENTE a droga!! ;)

            A Sony está corretíssima. Querer mudar visual, abrir com uma mulher fazendo POLE DANCE ou um GO GO BOY… Faz, mas não acessa a rede, porque da mesma maneira que alguem modifica apenas, tem aqueles que usam para piratear, para trapacear em jogos e tudo o mais.

            O PS3 é SEU mas a PSN é DELES!!

            Além do que, todos sabemos que o ideal é não manipular o software da maquina sobre nenhum pretexto!

            E outra coisa, a PSN é FREE, poderia reclamar se ela fosse PAGA e você estivesse pagando PELA PSN e não apenas o Video Game, em outra palavras, Faça o que quiser com o VIDEO GAME mas não poderá manipular a PSN, você não comprou o direito de usá-la!! ;)

      • Adriano
        318c

        Sim, você quebrou as regras estabelecidas pela Sony para o console da Sony.

        Pode não ser das melhores comparações mas eu posso comprar uma arma apenas para ter em casa, mas estou quebrando as regras do Brasil. Se eu quiser ter uma arma em casa eu que me mude para os EUA (onde é permitido em alguns estados).

        O mesmo vale para o console, se eu quero ter um desbloqueado eu que compre de outra empresa que permita (se existir alguma)

      • @leozacche
        412c

        Para tornar isso possível, a Sony teria que analisar cada uma das modificações que os usuários desejarem fazer, para então autorizar (se for um hack “honesto”) ou não.

        Ou isso, ou autorizar todo mundo, e ficar correndo atrás de quem é desonesto, depois que já foi feito o estrago. Só que nesse caso, o prejuízo à plataforma pode ser muito grande (usuários abandonando a plataforma porque tem gente que consegue roubar nos resultados).

        Embora sua idéia seja até justa, me parece inexequível. E aí, como de costume, paga o justo pelo pecador.

      • Não venha com “e se”. Você comprou o PS3, faça o que bem entender.

        Você não comprou a PSN, ela é um serviço e como tal tem suas regras de uso, não dá pra querer uma análise caso a caso de “esse desbloqueou só pra colocar uma logo da Apple; ah, esse usou jogos piratas”.

        Poderia dar mil exemplos disso, mas acho que você consegue pensar neles.

    • Marcus Vinícius
      1c

      Concordo, a Sony tem o direito de de banir sim da PSN, pois é pra segurança da própria PSN e pra proteger os investimentos e retorno financeiro da Sony.

    • Finalmente estamos vendo comentários que não são de pessoas que idolatram o GeoHotz (seja lá como for a grafia) e entendem que a experiência de jogo na PSN deve ser moderada a fim de que todos tenham as mesmas condições de jogo.

      Acredito que o único que não entenda isso seja o autor do post, que não consegue compreender que você pode fazer o que quiser com o seu hardware/software, desde que isso não interfira no direito do próximo.

      Estamos em uma rede (PSN) então que haja regras. Se o autor da notícia não concorda, sugiro que desligue a moderação aqui dos comments e deixe cada um postar o que quiser. Afinal, pra quê regras?

      Lá pode, mas aqui não, né? É a velha história do que faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Liberdade no quintal dos outros é mole, quero ver dentro da própria casa.

      Mas tudo em nome da desculpa da liberdade. Afinal as pessoas compram PS3, que é um videogame, para lançar foguetes, fazer a limpeza da casa, descobrir a cura do câncer, fazer comida… ao invés de jogar videogames. Então TEMOS que deixá-los modificar seus PS3, claro, em nome da liberdade.

      Liberdade de que mesmo? Piratear, desbalancear jogos, fu$#% com a experiência online dos outros e esse tipo de coisa tão bela que todos sabemos que é o que acontece de verdade, menos aqueles que, talvez por não ter pelo que lutar, empunham essa bandeira pró-hacker mesmo não sabendo escrever uma linha de código sequer, com a desculpa de que poderão desenvolver seus próprios aplicativos para o hardware que compraram em uma seção de videogames bloqueados.

      Vira o disco, tá chato pra caramba isso. Se você não gosta do PS3, compra um 360. Se o 360 não te dá a liberdade, compra um Wii. Se não conseguir desenvolver pra ele, compra um PC. Ou então entra nos programas de desenvolvimento de software para videogames destas empresas, tem até seção de indie games. Ou pega uma licença da Unreal Engine e faz pro seu computador, depois mostra pra um grande estúdio e vende pra videogame.

      Ou pára de viajar e deixa os outros jogarem em paz.

      • Guilherme macedo
        876c

        Ninguém nunca idolatrou GeoHotz. Acho certo a parte da Sony bloquear o acesso a PSN dos consoles jailbreaks, mas querer dizer que é errado eu fazer o que eu quiser com meu console ai já é demais.
        Agora com isso acabou a chateação.
        Quer modificar seu console:
        *Sim: Não vai ter acesso a PSN.
        *Não: Vão poder acessar a PSN.
        Simples. Mas se a Sony não quer que ninguém modifique seu sistema do PS3 é só a partir de agora alugar PS3, em vez de vender.

        • Idolatrou sim. Basta ver alguns posts e vários comments.

          Você raciocinou uma coisa e terminou dizendo outra, não entendi.

          • Guilherme macedo
            876c

            Você tem uma mente fechada para o direito de cada um e por isso não entendeu o que eu disse….
            Não se trata de idolatrar o cara, mas se ele foi foda, o mérito tem que ser dado a ele. É muito fácil criticar, mas eu quero ver você fazer algo parecido.
            Acho certo a Sony bloquear o acesso a PSN, mas não acho certo “bloquear” o direito de cada um fazer o que quiser com seu console.
            Se não bloquear o acesso a PSN vai continuar nessa bagunça. Mas eu tenho o direito de fazer o que eu quero com meu console.
            Se eu compro algo, aquilo é meu. Tenho direito de fazer o que eu bem entender com o produto adquirido por mim. Acho errado a Sony proibir o meu direito de fazer o que eu quero.

          • Guilherme,

            1) Eu tenho a mente fechada para quem faz as coisas direito. Não acho justo quem anda na linha ser prejudicado por pessoas que burlam sistemas.

            2) Eu não critico a “façanha” técnica dele, critico o resultado disso. Há várias pessoas treinadas em artes marciais que poderiam matar alguém, o que tecnicamente é uma façanha, mas do ponto de vista moral e ético é condenável para a imensa maioria das pessoas. E aí?

            3) Posso criticar quem eu quiser, ainda mais quando a atitude dele interferir no meu bem estar ou usufruto de um serviço do qual sou assinante.

            4) Você faz o que quiser com seu console, se é que você realmente tem um PS3 (duvido). E se tiver, e fizer, tomara que seja banido.

          • Luciano Vieira
            304c

            Maravilha, Hugo!
            Concordo em gênero, número e grau com 100% de tudo o que você disse.
            Ao comprar um console, não estou adquirindo apenas um invólucro plástico com componentes eletrônicos dentro. Adquiro também o trabalho de equipes de centenas (ou milhares) de pessoas, sendo que algumas dessas equipes levam anos para desenvolver o produto, outras vivem de produzir jogos para ele, outras de manter uma rede de jogos entre seus usuários etc. Então, ao comprar um produto desses, estou adquirindo toda uma marca, toda uma estrutura e todo um know how de uma ou de várias empresas ao mesmo tempo. E acho que essas empresas precisam sim proteger o seu patrimônio desses BANDIDOS que são esses hackers. Porque é isso que eles são: verdadeiros bandidos ladrões da propriedade e do trabalho alheios em troca de dinheiro ou fama.
            Sou a favor dessa postura da Sony, assim como sou a favor da Apple em manter seus produtos e serviços “fechados”, controlados.
            E quem quer usar, que pague o preço por eles.

          • Luciano Vieira
            304c

            E, só para completar, me admira muito que isso tenha de ser dito em um blog de tecnologia, onde, a rigor, as “façanhas” desses hackers sequer deveria ser mencionada e, muito menos, exaltada.
            Isso me faz achar que quem escreve os textos nesses blogs nacionais, na verdade, não trabalha com tecnologia e, se trabalha, nunca inventou nada que pudesse ser roubado pelos hackers, pois se tivesse inventado, acredito que teria idéia do que é ter uma idéia roubada ou modificada por quem não tem autorização.

  • Mas nos vem aquela frase: “A nossa liberdade acaba quando começa o direito dos outros”. Mesmo eu tendo comprado o console, a partir do momento que eu usar algum método para interferir na “experiência do usuário” alheia, eu posso sim ser comprometido por isso. O único porém é que algumas pessoas (creio que a minoria) vai usar isso como um modo de explorar o sistema e aumentar o desempenho dele.

  • Alessandra

    Tá você compra o gadget e ele é seu, mas se você não quer ficar a merce da Sony, é só não comprar nada dela. Quem liberdade, joga no linux.

    Se um usuário sabe que a Sony é assim, compra o aparelho dela e ainda fica de mimimi, ele é bobo.

    • Desde quando liberdade é só para quem joga no Linux?

      • Alessandra

        heauheaueuaheuahueahuehaueua

        Como vc é engraçado, foi um exemplo cara! =D

        Normamente o mimimi vem da galera que só usa open sorce =p por isso esse exemplo!

        Não leve ao pé da letra.

        • Pois é. Jogo WarCraft 3, StarCraft 2 e Heroes of Newerth NO Linux (Ubuntu) e tive que pagar.

  • Concordo com você Rafael Silva.

    A pirataria hoje é iminente. E o problema disso é que as empresas, como a Sony, querem continuar lucrando como lucravam há 10 anos atrás. O mundo mudou, os comportamentos mudaram, só eles não perceberam isso. Não se pode querer lançar um jogo por U$49, sabendo que em países pobres como a China e Brasil os jogos vão quadruplicar de valor ao chegarem neles. É, praticamente, pedir pra ter seu produto pirateado.

    Antes que os haters venham pra cima, eu sei que tem quem pirateia jogos de U$0,99 na apple store e etc. Mas isso é outro história, é uma outra discussão.

    O que eu quero dizer, é que há tempos já é possível lucrar com jogos de muitas maneiras, além da venda. Nunca antes tínhamos visto tantos jogos com patrocínio e publicidade dentro deles. Eu acho que esse é o principal portal para o lucro dos fabricantes e que é muito pouco explorado. A partir do momento em que eles tiverem essa mentalidade, poderão ter bons lucros com os jogos, e vendê-los a preços bem populares.

    • Anderson
      31c

      Antes que os haters venham pra cima, eu sei que tem quem pirateia jogos de U$0,99 na apple store e etc. Mas isso é outro história, é uma outra discussão.

      Olá Guilherme,

      Mas sobre o que voce disse, isso não é outra historia, é a mesma.

      E ainda é só sobre a pirataria no PS3, é só pensanrem sobre o licenciamento desses produtos, voce compra o hardware, mas o software voce não compra, nos termos voce está apenas adquirindo uma licença de uso que não permite alterações, etc.

      • Jairo

        Se o jogo custasse apenas um mísero centavo e o sujeito tivesse a opção de ter o jogo di gratis ele iria preferir a opção di gratis…

    • João Silveira

      Cara,

      Sinceramente não é por falta de acesso a jogos de 40 doletas que tem pirataria. Quer Mass Effect 2? Tá na PSN Store pra download após pagamento. Infamous? PSN Store. É assim também com vários outros jogos.

      Não tá lá? Importa que você vai pagar 50 ao inves dos 40 por causa do frete, o que ainda é razoável. Pra trazer um jogo que chegue em 15 dias na sua casa da inglaterra você paga 15 reais de frete!

      O mundo realmente mudou, e justamente por isso você tem acesso a mercados do outro lado do globo.

      Ai você vai choramingar dizendo que quer comprar jogos na banca da esquina a preços justos. Eu também quero. Tem várias iniciativas querendo baixar o valor dos jogos no brasil.

      Mas enquanto elas não são bem sucedidas, encare a realidade. Por causa da pirataria, da carga tributária e de outras barreiras de entrada, nosso mercado é prioridade zero de investimento das grandes empresas, o que leva ao desenvolvimento quase que incipiente do mercado local (A PSN Brasil sequer existe).

      Por causa desses fatores, todo investimento aqui é tido como de risco e tem que tirar dele lucros altos pra compensar os problemas.

      Quer exemplo? O preço de “lançamento” (3 anos depois) do PS3 no Brasil é de R$ 2.000,00 e o presidente da Sony BR vem na mídia falar que não conseguiu baixar mais pq a matriz não deixou.

      Outro exemplo? O jogo justo começou com um dia para as pessoas comprarem jogos baratos pra provar que existem consumidores interessados na compra! Isso mesmo. Pretendem coletar dados visando comprovar para as pessoas e entidades envolvidas no mercado que existem pessoas honestas dispostas a gastar parte de seu dinheiro com a compra de jogos no brasil e que esse mercado não é restrito à pirataria. Derrubar o site do walmart, nesse contexto, foi praticamente uma vitória. Tenho certeza

      Outra coisa que me deixa abismado é essa história quase medieval de brasileiro demonizar o lucro dos outros. Acha o lucro que ele tá tendo com o produto abusivo? Não compra que o preço baixa. Isso é regra de mercado.

      E mais, lucrar de muitas maneiras desde que eu não bote a mão no bolso? Quer as coisas de graça, pede pra papai.

  • Concordo com a parte que você diz que se você compra um gadget, tem o direito de fazer o que quiser com ele. Mas a partir do momento que alguém usa esse gadget para prejudicar outras pessoas, como foi o caso dos jogadores que foram prejudicados com os hacks de alguns jogos online na psn, acho certo o banimento.

    • Rafael Silva
      1505c

      Ah sim, modificar o PS3 para ter vantagens em jogos é algo que eu também não concordo. Mas se eu quiser instalar Linux, Ubuntu, Windows ou sei lá, Android no meu console, a Sony não deveria me banir por causa disso.
      Principalmente por um motivo bem específico: ela *OFERECEU* essa opção antes e depois tirou. WTF, Sony? =P

      • Bruno Armanelli

        Como assim “OFERECEU”?

        • Rafael Silva
          1505c

          Quando o PS3 foi lançado, você podia instalar um sistema operacional Linux ou qualquer outro sem precisar modificar a firmware do console. Foi só na versão 3.21 que essa opção foi tirada.

          Aliás, a Sony retirar essa opção foi um dos motivos que fez o geohot e os demais hackers a procurarem a chave de criptografia.

          • Não exatamente. A Sony tirou o Other OS do PS3 depois que o Geohot liberou um hack que dava acesso irrestrito ao hardware do PS3. (O Hypervisor do PS3 impedia o acesso a algumas partes, como a GPU e dois cores do Cell).

            O hack exigia bastante conhecimento técnico e não permitia pirataria, mas isso era questão de tempo. No fim, a Sony adiou o inevitável por algum tempo ainda…

      • Eu não instalaria nenhum outro sistema no meu ps3. Para isso tenho o micro. Mas acho interessante isso, e não acho certo a sony banir por causa disso. Mas parece que o único jeito que ela encontrou de manter os jogos online “saudáveis” foi esse. É uma pena.
        Mas ainda tenho esperança na Sony. Sei que um dia ela vai acertar os passos e agradar a maioria.

        • Dá pra fazer cluster com PS3 e é muito mais barato que com PC. E adivinha? Não é com o SO do console.

          •  Renato Gasoto
            163c

            Quem quer fazer cluster com PS3, sinceramente, não tem muito interesse em ter acesso à PSN. deixa eles banirem. O bom uso do hack nos gadgets dificilmente vai ser para aprimoramentos na experiência de jogar.

            Pessoas com ps3 hackeado e que querem a psn na extrema maioria ou é pra jogar jogos piratas ou pra tirar vantagem na pontuação ou em qualquer outra coisa.

            Sou a favor do banimento de ps3 hackeado na psn justamente por que usos alternativos (como clusters, rodar outros sistemas operacionais, etc) do ps3 não faz sentido ter psn, e pela garantia na igualdade entre usuários da rede para JOGAR.

        • A Sony levou o todo pelo um. Pelo motivo de cheats nos jogos, ela ferrou o sistema todo.

      • E como seria a triagem para diferenciar os bons dos maus usuários?

  • Concordo com o Rafa, a Sony deveria fazer igual à Microsoft e trabalhar JUNTO dos hackers, ao invés de tentar sufoca-los…

    O JailBreak libertou a Sony de ~perder tempo~ mantendo o suporte à Linux no PS3, e eles deviam ver esse lado positivo, direcionando os esforços jurídicos pra barrar a pirataria…

    • Opa, a mesma MS que bane os consoles modificados da Xbox Live?

  • Bruno Armanelli

    Eu já fui banido antes mesmo de consiguir rodar um jogo pirata, dancei…

  • “acredito que quando você compra um gadget, deveria ter o direito de fazer o que quiser com ele”

    Rafa, não é bem assim que a banda toca. Engenharia reversa vai contra princípios éticos e o direito a propriedade intelectual, que é uma garantia internacional. Violação de código proprietário e modificações incorretas comprometem o bom funcionamento da aparelhagem como um todo. A rede online foi projetada para atender e compreender um ecossistema em específico. Começam a entrar clientes alheios a este sistema e vira a baderna que virou. É uma rede de jogos, não de sistemas como a Internet que conhecemos. Eles precisam ter controle de quem faz uso do serviço. Tem outra, posso te garantir que empresa NENHUMA fabricaria jogos para uma plataforma que não tenha sequer um dispositivo, por mais arcaico que seja, de anti-pirataria.

    • Alessandra

      Concordo com cada ponto e vírgula.

      O pessoal só reclama quando é o deles que tá na reta. Vide o menino brasileiro que reclamou de ter a musica dele usada e jogava jogos de ps2 piratas.

    • Anderson
      31c

      Corretíssimo, se quer liberdade para alterar o sistema, “compre” um Linux.

      A Sony tem todo direito de defender como puder seu sistema, se para isso for necessário banir todo mundo da PSN, que faça.

    • Rafael Silva
      1505c

      @oliveiraevandro
      Mas eu nunca disse que acho errado a Sony ter controle total da rede que ela disponibiliza para usuários do PS3. Só acho que ela não deve interferir com a minha habilidade de fazer o que quiser com ele, seja em hardware ou software.

      Como eu já disse ali em cima, modificar a firmware para ter vantagens em jogos é trapaça e deve ser proibido sim. Mas modificar a firmware para rodar outros sistemas, fazer mudanças estéticas, criar clusters de processamento ou coisas que não vão afetar de maneira NENHUMA a PSN ou os jogos, não deveriam ser passíveis de banimento. Só que para a Sony é 8 ou 80 nesse caso.

      • Como se uma coisa não abrisse brecha pra outra. E a Sony DEU SIM liberdade para instalar Linux, que foi usada você sabe muito bem pra que.

        Me desculpe, mas tá na hora de enxergar a realidade. Não foi a Sony que fez essa lambança toda, e toda essa celeuma tem um só porquê. E a pirataria chegou, os cheats também, e entre prejudicar quem anda fora da linha ou seus próprios clientes, acredito ser mais do que óbvio o posicionamento da Sony.

        E eu, como usuário da PSN, agradeço.

      • Anderson
        31c

        Olá Rafael

        Mas tipo, dos 50 milhoes de usuarios que tem um PS3, quantos efetivamente vão fazer jailbreak para brincar com o sistema dele? O Jailbreak é uma forma de pirataria, que quebra o termo de licenciamento que todos concordamos quando compramos o PS3. Por isso acho valido que a Sony tire da PSN todos que façam.

        O Linux no PS3 era uma função bacana?, Era mas estavam usando isso como brecha para tentar desbloquear o console.

        Por um lado, acho que o ideal, e torço para isso, seria a Sony liberar um SDK ou as possibilidades de se comprar na PSN programas de terceiros que aumentem as funções do PS3, como emuladores (dificil), alguns homebrews, etc…

      • FBanin

        Cara, esse mimimi todo porque a Sony retirou o Other OS? Todo mundo se gabando que no o Linux roda maravilhosamente bem em computadores de baixo desempenho… e você quer comprar um aparelho na casa dos 2.000 reais para instalar o Linux? Concordo que o Hardware é seu! Mas você comprou ele como um videogame… e não como algo para ficar customizando, essa baboseira de querer colocar qq coisa nele e mimimi para poder jogar piratas. A coisa mais simples a se fazer é vender o console, pois ele não atende o que vc quer… procure outro, simples assim!

        • Jairo

          Exato isso é um console de games…

  • João Paulo

    O equipamento é seu, mas a rede é deles e eles deixam você usá-la gratuitamente, então eles tem todo o direito de impor regras para quem quiser usar essa rede. Simples assim.

  • cara ,aí vira algo bem complexo mesmo,mas eu acho q breve teremos jogos nas bancas,igual ocorreu com o ps2

  • “eu sou contra a pirataria mas acredito que quando você compra um gadget, deveria ter o direito de fazer o que quiser com ele, afinal de contas você não está alugando e sim comprando”

    Mas isso não se aplica quando começam a interferir nos consoles dos outros, como é o caso do Modern Warfare 2.

  • Marcos

    A Sony não disse que você é proibido de usar um console modificado, ela só não permite que esse console entre na rede PSN, não acho nada errado nisso.

    Em qualquer comunidade devem existir regras e na PSN não pode entrar console hackeado. Como acontece em qualquer lugar.

    Errado seria ela bloquear o console hackeado para qualquer uso, se isso fosse possível.

    Ela não te proibiu de alterar o console, só que não quer esse console hackeado dentro da PSN. Você pode hackear mas não vai entrar mais na PSN, achei ótimo isso e até muito leve para proteger a empresa.

    A Sony não ganha só na venda dos consoles mas principalmente na venda de jogos e assinaturas.

    Hackear o console e querer acessar a PSN seria o mesmo que “fazer um gato” na energia elétrica da sua casa e ainda ligar para a Eletropaulo reclamando que acabou a luz no seu bairro.

  • Dekamaster
    163c

    Rapaz, tem gente agindo como verdadeiro fanboy nesse post “não gostou não compra”, po o fato da sony ter vendido o ps3 com suporte a linux e ter retirado sem nenhum tipo de compensação, ninguem leva em consideração ne?
    Ela vende com isso, era um dos features do ps3, como você sem mais nem menos tirar? quer dizer que se ela tirar o controle remoto das tvs dela, ta beleza pra vocês tambem?
    Ninguem aqui ta defendendo pirataria não, oque está se falando é de reaver uma função perdida, que pode ser inutil pra você, mas que era útil pra outros.

    • Entre ela deixar o suporte ao linux e facilitar ainda mais o trabalho dos pirateiros e gente que usa cheats nos jogos online, e desabilitar o linux (que você pode instalar em qualquer porcaria que tenha em casa), não precisa ter um QI de gênio para perceber o porque da atitude da empresa.

      Deviam ter no mundo tipo 3 pessoas usando linux E a PSN simultaneamente no PS3, e não sei quantas milhões usando o PS3 para jogar online. É só fazer as contas e perceber o óbvio.

      Quem se sentiu lesado que processe a Sony. Quem sabe não ganha um computador para poder rodar seu TAO NECESSARIO LINUX. Como se já não tivesse um né. Mas o mundo é dos espertos.

      • Só mais uma constatação:

        A maioria dos que vêm encher o saco com o discuro de liberdade hacker

        1) Nem sequer tem um PS3

        2) Está usando windows.

        Fail.

        • Alessandra

          #fato

          Só depois que você sente a segurança de poder jogar sem hacks imbecis que vc entende.

          Me sinto mto bem com o ps3 e a psn como estão agora.

        • O fato da pessoa não tem um PS3 e usar Windows não tem NADA a ver com isso. Liberdade é poder opinar mesmo sem estar diretamente ligado ao assunto, pois os rumos dessas discussões é o que leva uma pessoa a querer ou não um console.

          E o que Windows tem a ver com isso?

          • Lógico que qualquer um pode opinar.

            Como também é lógico que a opinião de quem tem o equipamento, o utiliza legalmente e acessa a PSN é muito mais relevante do que a de quem não tem o aparelho (não gastou dinheiro), não joga online (não tem que lidar com as conseqüências do jailbreak) e quem o utiliza ilegalmente (nem vou comentar).

            Acredito não haver dificuldade para compreensão, mas posso estar enganado.

        • Dekamaster
          163c

          Você tambem está usando windows e Fail pra você que acha que quem gosta de linux não pode usar windows, ambos tem suas aplicações e seus propósitos e ao contrário de você, fanboy da sony, eu não sou fanboy do linux e sei separar bem cada coisa e usar cada um no campo onde ele oferece mais benefícios.

          E quanto a sony remover o linux do ps3, ela nem tentou se explicar, ou oferecer alguma compensação, nem se sabe ao certo se ela tentou mesmo contornar o desbloqueio a partir do linux, ela simplesmente cortou fora o suporte e dane-se o usuário final. Estaria tudo bem, se realmente no final das contas visse que era impossível manter a segurança do console sem tirar o linux, mas isso é algo que a sony deveria ter estudado com a comunidade, porque não é uma simples mudançazinha de desabilitar uma flag no console e ser feliz. Ela removeu uma feature do console, sem dar a mínima para quem usava ou não.

          E era interessante o suporte a linux no ps3, ele tem bem menor consumo de energia que um pc normal por exemplo. Podia servir de download box e ja assistir os videos diretamente no ps3 ligado a tv. E tambem é mais compacto que um pc, podendo ser levado em viagens e ae poderia se alem de ter varios jogos legais do ps3 a disposição, ainda se usar aplicativos de pc e afins.

          • Caro, estou usando o Windows no computador. Não estou querendo usá-lo no PS3. Nem querendo usar um videogame pra rodar Linux. Então não sei que fail estou tendo, até porquê eu gosto do meu Windows XP. Ah entendi, vc estava querendo ser engraçado. Falhou.

            Ela não simplesmente removeu uma feature. Talvez se um dia você trabalhar em alguma empresa, vai aprender como são tomadas decisões. Você acha que alguém chega lá e desabilita um negócio e pimba? Muita inocência. Se não quiser trabalhar, pode fazer um MBA, vai aprender algo sobre o assunto.

            Não era interessante o suporte a linux no PS3. Era bem limitado, na verdade, uma porcaria. Mas ok, quem se sentir lesado (e isso vale só pra quem tem o videogame, obviamente, essas viuvas de forum que não tem o videogame e são cheios de opinioes sobre o linux no ps3 podem ficar de fora) pode acionar judicialmente a Sony e tentar reaver o que tomou de prejuízo (nada, por sinal).

            Realmente, só posso ter a certeza de que quem mais vem falar aqui pra criticar nem tem PS3 nem usa Linux, quanto mais os 2 juntos.

    • Adriano
      318c

      Cara, se você quer o PS3 para instalar o Linux, você não o quer para jogar, então você que escolhe: Desbloqueie, instale o Linux e não acesse a PSN ou mantenha o S.O. da Sony para rodar os jogos e acesse a PSN, simples assim.

  • Danilo

    Usuários alertam: Pra que precisaria de jailbreak se neste país os impostos pra games fossem menores e pudesse comprar jogos pagando em médeia de 20 ou 30 reais?

    • Tá de sacanagem, né? Nego pirateia app de 0.99 pra iphone/ipad.

    • Adriano
      318c

      A questão dos custos envolve o alto valor tributário cobrado pelo Brasil que é totalmente incoerente com os que são cobrado em outros países.

      Em relação ao jailbreak, isto é feito por simples e puro prazer de “quebrar as regras”, uma vez que você mesmo pode verificar, os países onde surgiram os desbloqueios são EUA e Austrália, que são considerados desenvolvidos, com valores de games compativeis com suas economias.

      • Cara, se eles são tão evoluídos assim para quebrarem as regras por puro prazer, como diz, por quê então o garotão aceitava doações via pay pal?

        Não leva a mal não, é cada argumento que eu escuto aqui. “Puro prazer”. Acho que tá faltando prazer pra algumas pessoas do EUA e Austrália então.

    • É, creio que o valor do jogo e os altos impostos já não são mais desculpas para pirataria.
      Querer se dar bem, não importando a situação, é o que o brasileiro mais gosta de fazer. Nem que o jogo custe R$1,00.

  • Roger

    Não entendo o que pessoas falam do preço disso ou daquilo, realmente as politicas impostas pelo nosso pais, discutidas em inúmeros outros lugares, são ridículas, mas isso não tem nada a ver com os fabricantes. Logo, se você adquire um PS3, por exemplo, esta ciente que devera arcar com valores altos para a manutenção de seu bem “compra de jogos, etc”. Sendo a PSN um lugar comum, onde pessoas se encontram para “curtirem” seus jogos, que devem estar baseados em regras definidas nos códigos utilizados no seu desenvolvimento, não eh justo que tenhamos isso quebrado devido a utilização de um jailbreak. Eh comprovado que o jailbreak permite, entre outras coisas, a pratica de cheater nos jogos. Isso eh errado, isso eh ridículo e isso esta diretamente ligado ao meu direito de utilizar meu bem de uma maneira honesta. Logo, muito bem Sony, manda esses Cheaters pra longe da PSN e podia aproveitar também para banir o uso de teclado e mouse, principalmente nos jogos de primeira pessoa. Quer jogar com mouse e teclado que vá jogar no micro…

    • Rapaz, vc estava indo bem até o final do comentário. Vai pedir p/ banir o move dos FPS tb?! (MAG, killzone 3, socom 4 já usam essa tecnologia)

  • De um lado gente falando que o hack seria usado para se instalar um Linux ou alguma outra função mais nobre. De outro lado gente falando que o hack seria usado para um usuário tirar vantagem ilícita nos jogos via PSN, o que de fato está ocorrendo.
    Minha pergunta é a seguinte.
    Como separar o joio do trigo?

    • Aí vem o ponto, acho MUITO difícil separar a galera que usa hack até elas atrapalharem os jogos. Então a Sony resolveu moer tudo de uma vez

      • Sim e concordo com os comentários de que você possa transformar seu PS3 numa churrasqueira, desde que não interfira na experiência de jogo dos outros.
        E se para proteger essa experiência, o console é banido da rede DA Sony, nada mais justo. Ainda mais porque o console não é inutilizado no processo.

  • Não separa, TODOS que usarem o hack e acessarem a PSN serão banidos.

    Como já falaram, todos são livres p/ usar o hack da forma que achar melhor, mas não p/ usar a PSN.

    É justo ?! É!

    Não acho justo é pagar por um jogo, onde parte do preço dele é p/ cobrir gastos com servidores online e ter que dividir a rede com gente que além de não pagar o jogo, usa de meio ilícitos p/ se privilegiar no jogo.

    O provável futuro disso: será necessário algum tipo de autencicação online p/ usar um jogo.

  • Pessoal… O Brasil consegue resolver essa parada. Simples assim, jogos a 50 pilas.
    Pronto, acabou o problema!
    O intenção da pirataria lá nos países altos é diferente da intenção da pirataria aqui no país abaixo da linha do equador… simples assim. O problema aqui é dindin.
    No final de ano na Steam, com as promoções, todos compram… tá aí o negócio… Preço baixo! Acaba pirataria!

  • Matheus Oliveira
    293c

    Acho que a sony ajeitou tudo e fez merda denovo…
    Acho que a sony deveria banir sim todos os usuarios com Modificações ATIVAS…
    deixe eu explicar:
    A ideia era da que houvesse uma maneira de desabilitar as modificações temporariamente,como se pudesse fazer um “dual boot” onde seu ps3 teria duas maneiras de ligar: modo de fabrica e modo editado. O modo editado seria só para jogos offline e o modo de fabrica(com todos mods desativados) seria possivel jogar na psn sem risco de ban…
    Seria uma ideia para diferenciar quem usa para usar cheats de quem gosta de mexer no bichinho…
    Claro que isso não será feito pela Sony(porque ela gosta de fuder tudo para todos)

    • Claro, console banido é sinal de uma provável venda de um outro.
      Dar este tipo de opção para que?

      • Matheus Oliveira
        293c

        Realmente, para que deixar o cliente feliz se você pode vender seu produto 2 vezes?
        Valeu capitalismo…

  • Hernani
    1c

    Concordo com a idéia de banir quem modifica seu console, mas ao mesmo tempo que é válido o pensamento do Rafael, se você se une as pessoas que desbloquearam seu console poderia vir a colocar algumas restrições, exemplo, alguns gostaria de ter como sistema principal no PS3 o Linux, é válido, agora, seria necessário um tipo de bloqueio aos jogos pirata, mas ai vem outra questão, é muito trabalho, muito custo e para que, permitir pequenas modificações que não influenciam positivamente no console.

    Existem temas, wallpapers, e outras diversas funcionalidades no console, desbloquear ele porque você quer customizar não é justificativa suficiente, já que existem meios de customizar o console.

    • Acho que o que a Sony quer é que você compre dois, um para ser banido e outro para usar na PSN.
      É a solução dos sonhos da Sony.

      • Adriano
        318c

        Claro que não.

        O PS3 é um console de games e não um computador onde você pode escolher o que colocar nele.

        São coisas totalmente diferentes.

        O que as pessoas fizeram foi modificar um CONSOLE DE GAMES para usar como computadores, clusters, etc aproveitando todo o poder de processamento do PS3. Isto é errado? De certa forma não, mas isto não pode ser aceito para acessar a PSN, uma vez que poderiam simplesmente encher de hacks, portanto o bloqueio é sim MUITO válido.

        Isso que é dificil de fazer com que as pessoas entendam, o PS3 é um CONSOLE e não um PC.

        • Mas originalmente ele não rodava Linux sem qualquer tipo de hack?
          Não seria uma funcionalidade a mais que a própria Sony disponibilizou?
          Se eu não estiver muito enganado, o PS3 também não roda Blu-Ray?

          • A galera podia dar uma estudada no assunto antes de opinar.

          • “Mas originalmente ele não rodava Linux sem qualquer tipo de hack?”
            Sim rodava. Era uma funcionalidade nativa que por “questões de segurança” foi removida num updade de firmware.

            “Não seria uma funcionalidade a mais que a própria Sony disponibilizou?”
            Sim. Retirou alegando o citado acima.

            “Se eu não estiver muito enganado, o PS3 também não roda Blu-Ray?”

            O ps3 roda blu-ray perfeitamente. Foi um dos melhores players de blu-ray na relação custo x benefício (hj um blu-ray player está mais em conta)

            Apenas p/ entenderem pq tanta gente defende o uso no linux no ps3: tinha muita gente querendo fazer do ps3 uma grande central de entreterimento. Com o linux seria possível:
            Baixar torrents diretamente p/ console
            Assistir qq tipo de vídeo (os tão famosos (pq não criticam tanto a pirataria de filme como a de games?!) MKVs não são suportados pelo sistema original do console)
            Rodar emuladores de outras plataformas.
            etc

            Uma minoria usava p/ uso científico (até aonde lembro tinha um grupo de cientistas que montou um cluster de PS3s p/ processamento pesado).

        • Não, o PS3 é muito mais que um console. Tanto pelo hardware quanto pela possibilidade de fazer coisas adicionais (exemplo rodar linux). Se fosse seguir essa teoria, um smartphone seria um simples celular. Já que é o propósito original dele.

          • Matheus Oliveira
            293c

            e um computador deveria ser uma calculadora, a polvora deveria servir somente para assustar e etc…
            Argumentinho fraco em tio adriano…

        • Alessandra

          Pois é, vamos instalar linux no super nintendo tmbm, afinal, o console é meu né ¬¬

          Eu uso o ps3 e o pc ligados o mesmo tempo, um do lado do outro. Afinal um é um CONSOLE e outro, o PC.

      • De acordo com a sony não, eles alegam ter prejuíso na venda dos consoles. O lucro é obtido com a venda dos jogos.

        Tudo indica que isso é verdade com o tanto que estão gastando em ações contra a pirataria.

        • Nada. Do ano passado para cá, eles já não estavam mais perdendo, mas ainda não estavam lucrando porque ainda estão começando a ter retorno do investimento.

          • humm…entendo.
            Bem..de um jeito de outro ele querem mesmo é manter o lucro e parece que vai ser através de BANimentos que a sony vai tentar evitar a pirataria em seu console.

            Em nome dos gamers que pagam pelo seu jogo eu estou contente com essa atitude. Afinal melhor ficar sem “personalização” no console do que ter a diversão comprometida por cheats (trapaças) ou rede congestionanda(por conta dos users que jogam de graça).

  • Ok sony, prometo não usar pirataria, mas você pode me prometer as seguintes coisas também?
    - DVD e BlueRay multi região (principalmente o DVD para eu poder assistir DVDs nacionais).
    - Mais codecs para ver vídeos (tipo o MKV).
    - Suporte a NTSF para eu poder colocar HDs externos e ver meus filmes.

    Só peço isso, não quero jogar piratas, quero apenas usar o potencial do aparelho que paguei caro para ter.

    • Certo, vc não quer jogos piratas, apenas fimes piratas hehehehheheh

      • Todos os meus DVDs são originais, já os que estão no HD geralmente são filmes que não são lançados no Brasil (gosto de filmes europeus e orientais ok? =P)

        • Anderson
          31c

          Todos os meus DVDs são originais, já os que estão no HD geralmente são filmes que não são lançados no Brasil (gosto de filmes europeus e orientais ok? =P)

          Então produto que não é lançado no Brasil, pode ser pirateado????

          Sinceramente é cada argumento que aparece aqui pra defender o indefensável.

          • Sinceramente é cada pessoa que sequer sabe interpretar um texto, onde eu falei que o que não é lançado no Brasil pode ser pirateado?
            Eu falei que sim, pego na internet coisas que de outra forma não teria como ter acesso, não estou defendendo estou dizendo que neste caso específico eu faço isso mesmo e pronto. Até já tentei comprar coisas do japão mas depois que por duas vezes uma encomenda minha foi extraviada eu desisti.

          • @oscher88
            286c

            A lei da pirataria(brasileira) só se aplica a produtos existentes no mercado nacional. Se um produto não existe no páis, como vc vai ‘copiá-lo’?

            Não tenho conhecimento, mas acho que cai em alguma lei de pirataria internacional.

            E tem filmes mais alternativos que é quase impossível conseguir uma cópia física sem pagar um fortuna e outra, vem sem legenda pra pt-br.

          • @oscher Lei da pirataria foi f*&*.

            Enfim, o Brasil é um país que assina acordos internacionais e é IMPOSSÍVEL que tolere OFICIALMENTE o desrespeito à propriedade intelectual e patente de produtos de países com os quais possui relação econômica, política ou diplomática.

            Não sei de onde nego tira essas coisas. Mas a imaginação tá fértil.

          • Anderson
            31c

            @alessandrolim

            “Eu falei que sim, pego na internet coisas que de outra forma não teria como ter acesso”.

            E isso por acaso não é pirataria? Casos específicos também são pirataria.

            Então eu sou pobre, não tenho R$200,00 pra pagar num jogo original, ai compro no camelô porque eu não tenho acesso ($$) aos originais, dessa forma você acabou de criar um precedente para validar a pirataria!!!

            Como disse tentando defender o indefensavel.

    • Ramon Melo
      1033c

      O PS3 brasileiro faz isso, sabia?

      • Ramon Melo
        1033c

        Digo, DVD e BD multirregião (o resto já é exigir demais).

      • Se o meu PS3 fosse brasileiro eu não estaria reclamando já que os meus DVDs são brasileiros.

        • Ramon Melo
          1033c

          O mexicano também faz isso, é de onde pretendo comprar o meu (vou viajar para lá em alguns meses).

          O problema da trava de região é mais por causa das produtoras do que da fabricante, foram elas que impuseram assim. Tanto é que nos jogos não existe isso.

    • Anderson
      31c

      No produto tem as especificações dele, ai compra sabendo delas, depois reclama que num tem um monte de coisa.

      É igual eu comprar um Corsa e ficar reclamando que a Chevrolet não me dá uns pneus esportivos, umas rodas novas, um Turbo e par de dadinhos para dependurar no retrovisor.

      • Só que eu for por fora e comprar tudo isso aí que você falou e colocar no MEU carro a GM não vai me banir da rede de clientes dela ou coisa do tipo. Uma coisa é se o PS3 não pudesse fazer o que eu quero, outra bem diferente é ele poder fazer e a Sony não permitir isso.

        • Alessandra

          Até aí cara, é normal.

          Eu tenho alguns aparelhos japoneses e vive dando incompatibilidade. Mas a culpa é minha, os aparelhos japoneses tem a obrigação de somente que rodar coisas do japão. O resto é opcional.

          Mas o preço do ps3 brasileiro é impraticável e vem já com maça pra vc acertar na cabeça.

        • Anderson
          31c

          Não vai te banir da rede, mas ela também não vai te DAR essas coisas. Que é o que povo ta pedindo, tipo colocar suporte para video tal, suporte para NTFS, que o Slim rode Linux (dica: o Slim nunca veio com suporte a Linux), da mesma forma que a Chevrolet não te DÁ rodas novas para o carro, mas troque elas por um tamanho diferente, ou encha o carro com som, coloque um turbo, que você perde a garantia.

          Da mesma forma desbloqueie seu PS3 que a Sony não mais irá te dar garantia que você entra na PSN. Simples e básico.

          O que eu disse é que, compram um produto de um jeito, sabendo que é daquele jeito, e depois ficam reclamando que ele não tem um monte de coisa, ou que o fabricante coloque aquilo lá dentro.

          Ter Linux num PS3 é como ter Linux no computador, na maioria dos casos é pra mostrar pro amigos “Veja eu sou raquer, uso Linux” ou “Eu sou o banban, faço graça com linha de comando”.

          • Ramon Melo
            1033c

            Está falando do que não sabe, há diversos tipos de usuários Linux, dos mais variados tipos, daí a grande variedade de distribuições. Há, inclusive, algumas tão fáceis de usar que qualquer um consegue migrar sem grandes dificuldades.

            Na maioria dos casos, é por causa da segurança, da estabilidade e do desempenho que o Windows é incapaz de oferecer. Aliás, seu querido Windows XP foi um dos grandes colaboradores para isso (embora nunca vá superar o Vista).

          • Anderson
            31c

            Ramon Melo

            Assim, fui um pouco irônico ali, mas fala serio, Linux tem uma participação de mercado de 1%, se considerarmos os donos de PS3 que efetivamente querem Linux sem ser pra fazer graça, num deve dar pra encher um Fusca.

            PS. WinXP que uso é dos computadores do trabalho, na minha casa uso O WIN7, Ubuntu e Fedora. Assim vou considerar como ironia de sua parte tambem o “seu querido”.

  • video pode ser pirata é!?

  • Ramon Melo
    1033c

    O que eu acho engraçado é ver TANTA GENTE exigindo Linux no PS3 em tudo quanto é blog e fórum na internet, e a taxa de participação do SO continuando abaixo de 1% no mercado de desktops. Será que todos os Linux-users do mundo resolveram jogar PS3, de repente?

    Eu só vejo falácias, falácias e mais falácias nos comentários (e na internet em geral). Pessoas defendendo funções avançadas num console (e, se bobear, sem nunca ter escrito uma linha de código na vida), reclamando que foram banidas por mau comportamento de uma rede online gratuita, e até dizendo que foram enganadas, como se tivessem comprado o videogame SÓ para instalar um SO paralelo!

    É verdade que os processadores do videogame podem ser usados, por exemplo, para executarem alguns tipos de cálculos avançados, dependendo de um SO customizado para isso. Se não me engano, a Unicamp foi a primeira do País a investir neste campo de pesquisa. Mas ela, como todos os outros interessados nisso, não perderam o direito, é só não atualizar a firmware que a função continua lá.

    Agora, querer que todos os milhões de gamers que sustentam a empresa comprando originais sejam punidos só para defender o “direito” a um software que roda em praticamente qualquer plataforma é o cúmulo!

    • Alessandra

      Huaheuahuehauehau pois é, mto hipocresia!

      Conheço um dos caras da Unicamp que fizeram isso. É interesssante, legal, mas hoje em dia não sei se serião TÃO interessante quanto na época.

      Mas o fato é: o ps3 é um CONSOLE. Não, não é pra ser usado em pesquisas, não, não é um pc, não, não é uma churrasqueira. Você comprou um console, não um gênio da lâmpada.

      Pessoal que fica de mimimi pq quer um android open-source pra poder modificar e não sabe nem codificar.

      Percebam que a maioria massiva das pessoas que comentaram aqui e são a favor do BAN são os que tem o console. Se nós, usuário de ps3 queremos, quem são os de fora pra fica de mimimi?

      • O pessoal que fez o cluster com Linux nos PS3s, só o fizeram porque o custo do hardware ficou mais em conta usando o video game. Não fizeram por curiosidade.
        E por que eu não posso usá-lo para outras funcionalidade, se ele mesmo me proporciona isto?

        Sou à favor do BAN e não tenho um PS3, mas sei que é horrível quando você está jogando on line e vem um engraçadinho com hack.

        É muita hipocrisia.

        • Alessandra

          Sim eu sei, por isso que falo que é interessante pra época, e não sei se pra hoje =]

          Por que ele é um console, e deve ser usado para tal. Tá, a Sony deixou um dia, agora voltemos a usar como um console.

          Eu comprei o PS3 pra jogar, e isso ele faz muito bem. E sim, odeio cheaters com todas minhas forças.

          O problema principal do open-source é ao mesmo tempo a melhor qualidade: a liberdade. As pessoas não sabem usar. Isso irrita. E entre ter paz pra jogar e customizar, fico com a paz.

          Customizo meu pc, ele fica lindão *3*

      • Adriano
        318c

        Quem fica de mimimi são alguns usuários de linux que querem linux rodando até na escova de dente e alguns usuários que querem rodar jogos piratas.

        Eu tenho meu PS3 e sou muito feliz com ele da maneira como ele é.

        • Ramon Melo
          1033c

          Cara, aí é que está: o Linux pode ser executado em praticamente qualquer coisa, por que o PS3 em especial? As possibilidades que o Linux abre no PS3 são pequenas demais para gerar tanta polêmica! Veja bem, ele não tem mouse, nem teclado, não é upgradeável e, a qualquer momento, podia ser capado pela fabricante. Pela metade do preço, dá para montar uma estação multimídia tão poderosa quanto o console, com a vantagem de ser totalmente flexível em termos de software.

          Não são os usuários do SO que estão reclamando do banimento, são os pirateiros mesmo. Existe uma diferença fundamental entre “software pirata” e “software livre”, que vai muito além do fato de ambos serem gratuitos para o consumidor final.

          • Jairo

            Vc tem toda razão so não enxerga isso quem é cego ou quem tá fazendo de conta que quer alguma coisa…

    • Jairo

      Amigo isso ai que tu escreveu está mais que correto parabens pela disposição de digitar isso tudo ai… assino embaixo !

  • Douglas

    Acho que o autor do tópico não entende quão grande e extenso é o assunto. Por exemplo: Eu compro um CD e modifico as músicas dele. Ou pego a letra e mudo a melodia ou pego a melodia e mudo a letra. Tanto faz, caso alguém saiba disso um baita processo vai vir nas minhas costas. O mesmo vale para o PS. A Sony investe milhões e milhões pra produzir um video game. É direito dela bloquear quem ela quiser. Esse negócio de fazer o que eu quiser com o que eu compro é pura bobagem. Vale pra música, o cd que você compra. Vale pra tudo que é protegido por direitos autorais… Eu discordo desse negócio de personalizar o que eu compro. O PS NÃO é uma plataforma pra isso. Se quiser fazer alguma mudança compra um PC, o nome já diz tudo.

  • quando alguém compra um hardware (PS3 ou qq coisa) tem direito de fazer o que bem endender com o hardware. Se tiver capacidade , vc tem direito de instalar qq coisa nele. Linux , windows, DOS, o que for.
    Citaram exemplos de carros, vamos a mais um…então deveria ser proibido instalar kits GNVs?!!?

    Agora o software e a rede(sistema operacional do PS3 e a PSN) é propiedade da sony, tanto é que p/ se registrar na psn vc deve estar de acordo com os termos de licensa e uso do software do ps3.

    resumindo:
    Se Quer usar a rede , mantenha seu PS3 bloqueado.
    Se quer desbloquear o ps3 e usar toda a estupenda capacidade do hardware a sua maneira, faça por sua conta e risco, mas não venha nos incomodar na PSN.

    Mas como aqui no Brasil reina a hipocriasia, todos querem jogar, mas ninguém quer pagar. Assim vale tb p/ filmes, música, TV a cabo, internet etc.

  • Aos que estão distorcendo o argumento dos carros:

    Você pode modificar o carro o quanto quiser. Pode colocar pino bola, para-choques com espinhos, deixar ele pegar ferrugem, andar com pneu careca, colocar lanças de metal no teto, arrancar os vidros fora e ficar sem faróis e lanternas. Ok.

    Só que não pode andar na rua assim, pois há um CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO.

    Ou seja: faça o que quiser no PS3, ele não estará habilitado a andar na PSN.

    Se ainda não ficou claro, podemos desenhar.

    • kkkkkkkkkkkkk

      Mandou bem!

      Melhor que isso só desenhando!

    • Adriano
      318c

      Mandou bem na resposta, é bem isso.

    • Anderson
      31c

      Completando o que o @hugomesmo disse. Faça o que quiser com seu carro (PS3) mas não exija que o fabricante de Garantia naquele Turbo que você tirou de um Tempra 95, ou nessas rodas gauchas que colocou no seu Palio 2009.

  • Gabriel Silva
    626c

    Cadê a Sony do universo paralelo quando se precisa?

    • Caio Furtado
      4524c

      No universo paralelo talvez. ‘-’

  • Stefano

    Concordo plenamente com a ideia de que as gadgets devem ser customizáveis, mas eu DUVIDO – deixa eu dizer de novo: DUVIDO! – que 10% de quem reclama dessa decisão queria só instalar programas diversos no PS3.

    Já ouviram falar do velho ditado de que “a oportunidade faz o ladrão”? Pois bem, tem um monte de gente defendendo o tal do desbloqueio porque quer aperfeiçoar o console, extra-oficialmente, o único comentário que escuto é “Você viu? Agora tem pirataria para PS3!”

    Ban pra quem desbloqueou! Apoio totalmente a Sony. Afinal de contas, você não é obrigado a comprar o PS3 – se compra, é porque aceita ele do jeito que a Sony quer que aceite. (Alguém aqui já parou pra pensar que se ninguém comprasse um produto, ele seria automaticamente substituído por um mais “atrativo”?)

  • Eu acredito que ao comprar um console, você adquiriu o hardware (ok, é seu) e uma LICENÇA DE USO do software que está dentro dele. Essa licença é regida por algum termos com os quais você CONCORDA pra utilizar o software. Creio eu que também tem uma licença para uso da rede.
    Se você quiser utilizar seu hardware pra outra coisa ou com outro software, problema seu. Mas pra utilizar o software e a rede, tem que cumprir a licença. É direito deles banir mesmo, problema de quem não concordou (ou violou) a licença. Você pode continuar usando seu hardware que você comprou como quiser, com o software que quiser, só que não na rede deles.
    Creio que aí possa até usar o hardware como peça decorativa ou peso de papel, no caso. :-D

  • @juli0__
    14c

    Acho o argumento de “Comprei então posso fazer o que eu bem quiser com o console” meio superficial. Ok, o console é seu, mas o serviço online do aparelho é disponibilizado gratuitamente pela Sony, você não esta pagando nada por ele e quando você aceita as normas da PSN na hora do cadastro tem, certamente, alguma cláusula citando essa situação.
    Ela bane o usuário que usa o hack pra evitar que ele cause problemas pros usuários normais. E vamos deixar se sermos hipócritas, a grande maioria que usa o Hack é pra jogar jogos piratas sim, são poucos os que apenas querem modificar o SO e coisas inofensivas e legais.

    Fora que se esses aparelhos começarem a dar problema por causa da destrava quem vai ficar com a imagem arranhada é o console e muito pouco a destrava, usuário LEIGO não sabe diferenciar isso.

    Trabalhei vendendo videogame por 2 anos e sei como as pessoas que não conhecem o console vêem as coisas, entendo a posição da Sony e não existe justificativa pra destrava.

    O único porém é que ela realmente vacilou em tirar aquela possibilidade de usar Linux no aparelho, isso já deixava os hackers felizes e evitava isso tudo.

    • Exato. Como o Jeronimo disse acima, o argumento “o console é meu, eu faço o que quiser com ele” não só é superficial, como ele não vale nada.

      Ao comprar o PS3, você adquire uma licença de uso do hardware, com regras a serem seguidas. Na prática, o PS3 continua sendo da Sony, você apenas comprou o direito de usá-lo e concorda em utilizá-lo somente como a Sony determina. Ao alterar o software seja para rodar jogos piratas, seja para trocar o logo no login, você quebrou o contrato e pode (e será) punido por isso. A Sony, neste ponto, tem todo o direito de banir quem alterar qualquer coisa no PS3.

      Sobre o Linux, ele foi retirado exatamente pela possibilidade de rodar emuladores nele; o problema foi a Sony ter usado o pinguim como garoto-propaganda no lançamento do console, e depois retirar o SO sendo que cobrou de todo mundo (antes de falarem que Linux é gratuito, leiam sobre as quatro liberdades, se elas são cumpridas, você pode vendê-lo).

  • Enquanto os que não compram PS3 e jogos reclamam, a gente que tem o console, compra jogos originais e não tá nem aí pra hackear o videogame segue a vida normal, se divertindo. Perda de tempo essa discussão, é só para aumentar as visitas do site e o pessoal que não tem PS3 chorar que não vai poder desbloquear se um dia vier a comprar um.

    • Jairo

      A tempos atrás valia tudo para aumentar visitas no site, inclusive para ver quem tinha um post com mais visitas !!

  • Fico triste de ver a postura do Tecnoblog e feliz em ver a resposta dos usuários do site.

    Eu sou um dos usuários do TB, mas não sou obrigado a concordar com tudo o que leio aqui. E que bom que temos esse espaço para dar nossa opinião.

    E melhor ainda, que no fim das contas, o brasileiro é evoluído e entende que tecnologia custa caro, e consome quem quer, ninguém é obrigado a ter um PS3 em casa.

    Missão cumprida.

  • Mamoru

    Mas não é só jogar os piratas offline e quando online jogar com originais e pronto? Ou o console é rancoroso e guarda a mensagem até você conectar? ¬¬
    Sim, console pra mim ainda é pra jogo offline, até porque jogos de console online são na grande maioria (ou todos?) de “partida”. São legais, mas… são meio que perda de tempo, úteis só para quando se está bem entediado/ocioso.

    • Os quase 100 milhões de assinantes da Xbox Live e PSN confirmam o que você disse:

      “Sim, console pra >>> mim <<< ainda é pra jogo offline"

      Praticamente só pra você mesmo.

  • Henrique

    XBOX\PS3 offline não é jogo…nisso eu jogo no PC.A vantagem de ter um console da nova geração é jogar online.

    • Henrique

      com todos os recursos que os consoles oferecem.

  • A digníssima Ana de Holanda deveria fazer parte da diretoria da Sony. Eles pensam em sintonia, podiam trocar experiências sobre qual a melhor marca de peneira e tudo mais.

  • Se eu fosse gamer, comprava dois, um pra jogar os piratoso e outro pra jogar online, o console não é caro lá nos EUA, não haveria com o quê se preocupar.

    Até porque, nem todo jogo que a gente joga vai entreter tanto quanto custa, por isso mesmo tem gente que compra 500 jogos, alguns nem chegam a ser jogados direito. Quem nunca se maravilhou pelos desenhos na embalagem e acabou comprando uma porcaria de game?

  • Tomita

    Só uma dúvida… Para tirar a destrava, é só atualizar o firmware?

  • Manuel

    Gente burra se prolifera na internet. De o anonimato e verá a estupidez aparecer. Mas…

    1. A sony precisa aprender a fazer codigo bem feito. Se voce impedir falhas de seguranca em jogos no lado do servidor, nao importa o quanto voce mude o seu jogo no lado do cliente (console), ele nao conseguira vantagem sobre ninguem (basta ver o exemplo de varios MMORPG).

    2. EULAs normalmente extrapolam direitos civis, nenhuma empresa tem o direito de vender produtos ou servicos que facam voce abdicar dos seus direitos, entre eles o direito possuir algo pelo qual voce pagou. Quando voce paga por um PS3 voce ganha 2 direitos, de ter o PS3 e de ACESSAR a PSN. Voce deve respeitar todas as regras desde que ela nao obrigue a voce a abdicar de direitos constitucionais.

    3. Corrigir um erro com um erro, é tambem um erro. Console modificado nao eh sinonimo de pirataria. Pense que existem pessoas que nao sao criminosas e estarao sendo tratadas como tal. Se eu quero colocar um pinguim, uma maca ou uma janela, o problema eh meu.

    4. A performance do Linux no PS3 para aplicacoes especificas (como calculos de pontos flutuantes) é muito maior que PCs com precos equivalentes (obviamente estamos falando de USA e nao brasil). Alem disso, o hardware eh mais confiavel.

    So isso.

  • fernado

    Falai, seus nóias da pirataria , quem tem PS3 e quer destravar ou ja destravou tem mas que perder o direito de jogar on-line mesmo , pois o sistema criado pela sony para jogar on-line é grátis e ainda tem muitos safado que vai destrava , tem que banir mesmo…
    A sony ainda faz pouco com quem destrava o ps3 ela deveria blicar o aparelho que nem o psp dos otario que entrão na net e fazem atualização, então seus babacas troquem de aparelho………..
    se alguém achar ruim manda e-mail

  • André Luiz

    Olha isso, uma discussão tremenda, por conta de uma coisa que nós nem mesmo temos como alterar.

    em vez disso poderiamos entra no blog oficial da sony e faze um protesto.

    Lembrando que os donos de PS3 sabem que a PSN é um serviço “gratis”, é bancado pela sony e pelos que acreditam que ter um jogo original seja ainda a coisa certa a fazer.

    digo isso por que li aqui muita gente brigando por que quer desbloquear seu PS3, vá em frente!

    Ninguem diz que isso não seja feito, mas aceite o resultado de uma modificação que não foi definida pelo fabricante no momento da fabricação do mesmo.

    Isso é, aceite ser banido da Rede que é bancada em parte por nós…aqueles que compram os jogos originais, não tenho todos os jogs que gostaria de ter, mas isso não me faz pior ou melhor de outros jogadores.

    infelizmente vivo no Brasil e aqui vivem pessoas que nasceram com uma parte do cerebro faltando.

    muitos são eleitos para cargos politicos, muitas vezes por pessoas como as que compram ou acreditam nos jogos piratas.

    O Brasil ainda se encontra na merd@#$%¨&… por conta de uns seres como esses.

    Infelizmente tem gente que se acha muito esperto, não entende que mudar para melhor é a coisa mais simples que há.
    Basta fazer a coisa certa.

    Se as pessoas comprassem jogos originais, mesmo que poucos, talvez a sony olhasse para cá com outros olhos e nos presenteasse com games produzidos na zona franca a um preço que fosse mais a nossa cara e esse tipo de debate seria coisa do passado.

    Lembro que a PSN é GRATIS, espero que por conta de uns idiotas não se torne paga…. como a LIVE.

    Lembro ainda que os caras que criaram o tal jailbraker, cobram para vender-lo certo? faça as contas de quanto eles ganham com isso??

    Eles te pagam quanto teu PS3 quebra? ou se a PSN se tornar paga? ou se você for banido te dão um PS3 novo?

  • daniel

    ola,alguem me pode ajudar..fizeram me hacker no mw2 para o prestige 10 ha alguma forma de desativar isso?ja n consigo jogar online,como e q fasso?

  • sanderson

    Meu ps3 era bloqueado atualizei ele para 4.11. Agora eu devo atualizar ele para 4.20 sem correr o risco de se banido da psn? Alquem por favor m responda.

  • Márcio

    Bom! Resumindo o que eu acho é que nós como consumidores temos o direito de fazermos o que quisermos com o nosso aparelho, afinal de contas foi comprado e não roubado, segundo assim como os aparelhos celulares foram liberados para migrarmos para qualquer operadora, assim deveria ser no mundo dos games!!! Não acham, e a bosta desse Governo ridículo só sabe aumentar os impostos altíssimos dos jogos até chegar não mão de nós Brasileiros, que soamos nossa camisa para termos um pouco de diversão em nossos lares…
    O meu PS3 é destravado e o único jogo original que comprei é para dar a porra do boot nos jogos que precisarem rodar no meu consólido. Jogo do mesmo jeito, e quanto a PSN, eu quero que ela se lasque de verde e amarelo… Porque internet eu acesso do meu PC, celular, tablet e etc…
    Um grande abraço a todos aqueles que merecem respeito pelo seu dinheirinho tão suado e onesto!!!

  • Alan John,

    acho coreto pois e investido pela soni milhões de dolares para o desenvolvimento da tecnologia para a nossa diversão, não pode um camarada chegar do nada e piratear uns jogos e começar a vender do nada, acho também um roubo cobrar uma furtuna nos jogos, ja que somos um mercado em ascensão nos jogos e também na criação dos mesmos, acho também um desrespeito não ter jogos no nosso idioma.

  • Alan John,

    Direitos autorais devem ser respeitados pois so quem o faz sabe do trabalho que e fazer algo tão grande, não podemos permitir que tudo seja copiado pela ganancia, temos sim que lutar por nossos direitos mas não esquecendo dos nossos deveres, pois não sou obrigado a acertar mas sou obrigado a respeitar, quem criou e que tem o direito sobre sua criação, a sony so não tem o direito como o dever de proteger suas invesõens, pois como tal tem todo o direito, se queres tem que ser assim, e se não concorda e so não comparar

  • Helton

    Marcio, vc falou tudo e um pouco mais!!!!
    É isso ae.

  • Handerson Dias
    1c

    Mas ninguém falou:
    você pode modificar seu console como quiser, porém não tera acesso a psn pois a sony não quer ter possiveis hackers ou kailbreakers na rede, isso ela pode e com razão, a rede é dela, mas se você quiser modificar, usar hacker, otimo, aproveite e crie uma rede para psn hacker ou modificado, mas essa história de poder modificar como quiser só porquê comprou é BESTEIRA, mesmo comprando, se você desbloqueia seu ps3 ou xbox ou qualquer coisa para rodar jogos piratas você esta cometendo um crime e mesmo o ps3 sendo seu os direitos autorais dos jogos que vc vai jogar vão estar sendo violados por você e pelo imfeliz que gravou os cd’s, porém.
    REESUMINDO:
    fassa oquê quiser com seu console, mas ciente de que sera impedido de entrar na rede da Sony, e que se você fiser um desbloqueio você esta pirateando(mesmo que não compre jogo pirata é um incentivo e é crime pois você pagou por um serviço com fins piratas).

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • como faso parra desploquiar meu ps3

    • Primeiro fazendo umas aulinhas de português! :)

    • Matheus Nascimento Pires kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

  • como posso baixar o jailbreaker mas so pra jogar sigle player

    • Alerta

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Kennedy Pablo

    é facil de se resolver só a sony vender jogos com preços justos o maior problema com a pirataria não é com a psn e sim com os jogos com 5 jogo voçe compra um ps3 novo é um absurdo isso só não migrei para o xbox por conta do controle que já me acostumei o brasil tem que parar com isso tudo é um roubo como games tv por assinatura e outros

  • è, como faço Downgrade no meu PS3333 BOSTAA!!!!!!!

  • gurutch
    1c

    Fiz uma breve leitura dos comentários e pude perceber que existe uma gama imensa de opiniões e basicamente se perfilam como os a favor dos desbloqueios e os que não o são… importante ressaltar que ao comprar um console e realizar o desbloqueio, vc perde a garantia de seus direitos sobre o equipamento, de mesma forma que ao modificar o motor de um carro, vc perde a garantia da fábrica. Mas e daí… cada um faz da forma que achar melhor, afinal, o bem é dele… se fosse assim, nenhuma concessionária poderia receber seu carro modificado para manutenção, nem mesmo vc poderia rodar com ele pelas estradas… a PSN é uma estrada virtual… se eu tenho um console desbloqueado e a SONY consegue identificar, significa que a empresa está invadindo minha privacidade, afinal se eu não posso hackear, “ela” tb ñ tem o direito de “roubar” informações de meu console, para saber se estou usando um alternativo ou original… até pq, se eu estiver rodando um BD Original e não uma cópia… paguei pelo software tb… Esse papo de que usam para roubar no jogo “tipo cheats do CS”… ah faz um favor… basta não jogar com eles ou contra eles… Se eu tenho console desbloqueado e compro um jogo que tem conteúdo extra, não posso baixá-lo pois meu “PS3 é PIRATA” ohhhh DEUS… seria eu um HACKER do MAL…. Detalhe, não curto jogos on-line, não ligo para disputa de troféus… estou pela diversão que os games me proporcionam… Nunca quis entrar na PSN… mas vou fazer só de curiosidade… se for banido, azeite… compro outro PS3 ORIGINAL e volto a usar a PSN… Ao fim de tudo isso fica a certeza de que meu comentário é apenas mais uma opinião… a minha opinião… mas como disse certa vez um ilustre desconhecido… “opinião é igual à bunda… cada um tem a sua e ela é sempre dividida…”

  • PH Lima

    Entao pessoa, o que queria saber sobre bloqueio, nada a ver com o console… o PS3 aqui eh dividido por 4, eu queria saber se tem como bloquear um jogo para os outros usuarios, tipo, colocar uma senha nele, ou instalando de forma que ele nao apareca quando logado outro usuario… tem como fazer isso?

  • Leandro Nandinho

    se eu usar hacker tipo no gta 4 . e for banido o que vai acontecer vai bani a conta ou o ps3 , Por favor respodam o que acontecer se for banido por uso de hacker ????????

  • raphaela91
    1c

    Gente eu fiz o hack pra platinar o little big planet 1 e 2 e como faço pra evitar q eu seja banida da psn?me deem um site pra baixar hack q protege sua conta e como faco pra colocar no ps3?me ajudem

  • tardelianael
    1c

    Acho certíssimo a Sony banir consoles que foram feitos jailbreak.
    O meu mandei destravar apenas pelos preços abusivos de games originais, assim entro no Torrents e baixo o que quero, gravo no HD de 1,5 TB e jogo a vontade de graça.
    Não me importo de entrar na PSN muito pelo contrário.
    Quem acha que a Sony está errada, faz como eu e cala a boca.
    É como vc entrar num restaurante, roubar um saleiro, vc será banido e não poderá mais entrar lá.
    Vcs. acham que o restaurante está errado?????, eles estão certíssimos de proibir vc.de entrar lá, vc é ladrão cara!!!.
    Eu me acho um ladrão!, pois destravei o console pra ter vantagens como games de graça, a Sony me baniu!!!, tenho que concordar com eles, baixar a crista e ficar pianinho pois eles estão defendendo seu território o que dou a mão a palmatória e aplaudo de pé.

  • Luiz Fernando Baroni de Freitas
    1c

    mas então se eu tiver um super slim e fizer uso de gadget eu serei descoberdo na PSN,e se eu tiver um slim tenho poucas chances de ser descoberto:tmb aqui no Brasil eu fico puto com os preços dos jogos são muito caros por esse e vários outros motivos prefiro baixar os jogos e jogar eles no meu HD externo.porra eu querendo comprar o GTA 5 agora nesse mês junho de 2014 ele TÁ R$286,00se fosse um preço justo como R$60,00 como lá nos EUA(Estados Unidos da Ámerica)ai sim eu posso comprar o jogo sem ter muitos prejuízos.

  • Evandro Sousa
    1c

    Adoro a plataforma PlayStation, tenho um ps3 Slim bloqueado mas, seriamente estou pensando em desbloquear não só para usar jogos em HD que sai bem mais em conta que comprar um lançamento por 199,00R$ ou usado por 80,00R$, mas poder usufruir do meu bem, fico ouvindo comentários desses “… imaginem como quiserem” que são a favor de banimentos de consoles. Meus caros “colegas”, a minha internet é paga, meu console eu comprei e tenho todo o direito de modifica-lo, é meu, paguei por ele, a PSN é grátis, se a Sony quer pegar no pé dos players destravados, que comece a cobrar pela PSN, agora vcs virem dizer que a Sony está certa em banir consoles desbloqueado, meu amigo(a), vc não passa de um idiota que esta por fora da corrupção e descaso que a população brasileira sofre, acordem pq o nosso belo pais é uma bost… e vc ainda vem apoiar empresário? a PSN é grátis então não pode banir consoles destravados, mais um vez eu repito… É MEU, PAGUEI POR ELE E FAÇO OQ EU QUISER… banir console fere o direito de consumidor. O trabalhador idiota é quem sustenta esse país e ainda assim não tem segurança, paga impostos absurdos e ainda tem idiotas que acham certo apoiar capitalistas enquanto nos trabalhamos para sobreviver.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.