Adiós, barra de endereços | Clique para ampliar

A interface do navegador Chrome sempre foi bastante minimalista. Ele nunca contou com uma barra de menus, por exemplo, como a maioria dos outros browsers, mostrando que o foco do Google parece ser mesmo exibir o máximo possível de conteúdo da página que o usuário está navegando. E esse esforço minimalista deve continuar em um ponto que poucas pessoas imaginavam que poderia mudar: a barra de endereços.


Segundo o gerente de produtos Jeff Chang na lista de discussão de desenvolvimento do Chromium, algumas modificações foram propostas na interface e dentre elas estão os dois novos designs abaixo. O primeiro muda a barra de endereços para a própria aba e o segundo desloca a aba para um painel à esquerda, mas mantém a barra de endereços.

As imagens foram retiradas da wiki usada no projeto Chromium, então pode ser que as alterações não afetem somente o navegador Chrome mas também o sistema operacional que leva o mesmo nome. Na página também há um terceiro novo design direcionado para telas sensíveis ao toque. Mas como bem esclarece Chang, esses designs são provisórios e não estão definidos ainda, portanto podem tanto mudar drasticamente como podem nunca ser implementados.

Um ponto que talvez o Google não pensou ao tirar a barra de endereços é sobre a segurança dos usuários. Se eles não implementarem algum tipo de aviso para páginas com certificado de segurança inválido, retirar ou esconder a barra de endereços pode facilitar ataques via phishing. Mas eles são o Google, então provavelmente vão pensar em uma forma de remediar isso. Se realmente quiserem fazer tal mudança, claro.

Com informações: Slashdot. Imagens usadas sob licença Creative Commons 2.5.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados