Início » Lei e ordem Nacional » Números de atendimento da Anatel passam por mudanças

Números de atendimento da Anatel passam por mudanças

Por
3 anos atrás

Ser responsável pela agência reguladora de telecomunicações do país não deve ser uma tarefa fácil. O que tem de consumidor reclamando dos serviços de telefonia (fixa e móvel) não está no gibi, até porque as nossas operadoras nunca deixaram de ser problemas. Para tentar aliviar essa tensão, a Anatel oferece um número de telefone que acaba de ser trocado.

Adeus, 133! Esse diminuto número com apenas três dígitos dão acesso direto à central de reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações. Depois de informar dados como nome do assinante, endereço de instalação e operadora contratada, a agência dá um prazo para que operadora se manifeste sobre o assunto. A partir de 28 de fevereiro, a agência passa a atender no 1331.

Vida de call center é assim, tem até Ursinhos Carinhosos na parede... Bom demais!

Essa mudança tem a ver com a acessibilidade dos usuários. Os deficientes auditivos também terão uma central de atendimento da Anatel, através do número 1332. Esse número só será útil se a chamada for feita a partir de TTS (Terminal Telefônico para Surdo).

Como já era de esperar, o consumidor brasileiro não precisa pagar absolutamente nada para ser atendido pelo pessoal da Anatel. Cerca de 400 mil ligações são feitas por mês para a Anatel, possivelmente reclamando dos serviços prestados. É um número apavorante! E que revela um pouco de como estão as telecomunicações no Brasil.

A Anatel continua oferecendo o registro de reclamações também por seu site, mas depende de um cadastro com login e senha.

Alguma vez você precisou entrar em contato com a Anatel para reclamar da sua operadora? Conte sua história nos comentários desse artigo. Teve uma época que eu virei reclamante de carteirinha, por conta dos problemas que o Oi Velox costumava apresentar.

Foto: Flickr – sundazed.

  • http://www.cabecao.org Cab

    Hahahaha, eu meio que fiquei com cara de “WTF” porque o título da matéria era “Carnaval chega ao YouTube” e só falava sobre a Anatel! hahahahaha =D

    Mas sobre o assunto, já sofri bastante na mão de certas e operadoras e agora ao invés de xingar muito no twitter, eu sei para onde ligar quando não resolverem meu problema. =D

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      Entrou no feed errado. Mas deve corrigir nos próximos minutos!

  • http://twitter.com/AntonioVeras @AntonioVeras

    Em boa parte do caso, a melhor alternativa é falar que vai cancelar partir para o concorrente. Para quem tem opção, é claro.
    Outra opção é o PROCON. Parece mágica. O pessoal do PROCON liga para eles e tudo se resolve da maneira mais rápida possível.

    Mas mais um canal de reclamação não vai atrapalhar.

    • Matheus Wichman

      Pior que esse esquema de dizer que vai cancelar rende bons frutos meu cunhado já ganhou desconto no 3G várias vezes.

      • http://twitter.com/AntonioVeras @AntonioVeras

        Pensei que este “golpe” já não funcionava mais. :D

        • http://www.gadgetblog.com.br Caio Furtado

          Funciona com os estagiários e com os novatos. Sempre.

  • http://www.brunogdb.com @brunogdb

    Até que enfim! Eu já fiquei no prejuízo da forma antiga! Espero que resolva, como deve.

  • Scott

    “teçecomunicações”, pequeno erro de digitação

  • http://twitter.com/_Bunnye @_Bunnye

    Só pra constar, trabalhei em call center, essa imagem que vc DIZ ser de call center, é pura ilusão. Se não sabe, não fale, procure se informar melhor. Call center é totalmente diferente de mesinha de escritório.

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      Ironia. ;)

      • http://www.twitter.com/aueee Guilherme

        EPIC! =)

    • http://www.gadgetblog.com.br Caio Furtado

      Dá pra ver que você trabalhou em Call Center. Não sabe reconhecer sarcasmo.
      Ex: Cliente – Putz, excelente serviço o de vocês ein!
      Atendente: Obrigada, Senhor.
      pff

  • Rafael

    Corrige um pequeno erro, está escrito “teçecomunicações” ao invés de telecomunicações

  • Adriano

    Certa vez ia fazer uma queixa contra a Telefonica, em relação a banda larga mas acabei desistindo, pois demorei mais de 10 minutos para ser atendido pelo call center da Anatel.

    Tentei ligar novamente por diversas vezes e mesmo assim o tempo para ser atendido me levou a desistir, então fiquei pensando, com quem eu reclamo sobre a Anatel?

    • http://www.meadiciona.com/bestknighter Bestknighter

      “Who watches the watchmen?”

      Você pode reclamar com o PROCON e com o PROTESTE. Se o problema for generalizado, você pode usar o Avaaz.

    • João Silvério

      Com a própria Anatel. Só procurar a Ouvidoria (www.anatel.gov.br > Conheça a Anatel – Sobre a Anatel – Sobre a Ouvidoria).

  • http://c2games.wordpress.com marcoc2

    Novembro eu liguei bastante pra Anatel por conta do celular com chip que comprei na Loja Virtual da Tim e já estava muito atrasado para a entrega. Só que acho que não adiantou muito. A Anatel só notifica a empresa e espera resposta. Se não houve resposta eles reiteram a reclamação. E aí você fica fazendo isso pro resto da vida, mas solução que é bom não tem.
    Eu perguntava pros atendentes se ia ficar só nisso e eles falaram que era a única coisa que podiam fazer.
    Quando a Tim entrou em contato comigo ela citou a reclamação do Reclame Aqui e não a notificação da Anatel. Parece que a voz dela não vale nada.

    • http://twitter.com/_Bunnye @_Bunnye

      é que no seu caso, é mais pra procon, e não anatel.. se bem que procon resolve mais que anatel

  • http://twitter.com/caiodouglas @caiodouglas

    Eu já liguei pra Anatel 2x reclamando do Speedy. Os motivos das 2 reclamações eram as mesmas: velocidade bem abaixo do normal, parecia 56k; telefone com chiado; Telefônica prometia resolver os problemas o + rápido possível e nada, nem mesmo esperando + de 1 semana eles resolviam. Ai liguei pra Anatel e os problemas foram resolvidos pouco tempo depois.

  • http://twitter.com/trovalds @trovalds

    Passei raiva com a (antiga) BrT 2 vezes.

    Uma delas reclamei na ANATEL (quando eles ainda trabalhavam) de um problema com o telefone fixo que ficou mudo e não solucionavam. Reclamei e resolveram o problema no dia seguinte.

    Outra foi quando eu mudei de apartamento e queria transferir minha ADSL. A desculpa? “Não tinha porta disponível”. E o detalhe é que era A MESMA CENTRAL, a única coisa que a porcaria da BrT tinha q fazer era configurar a linha pra outro endereço. Tanto que meu número de telefone NÃO MUDOU (isso bem antes da portabilidade). Liguei na ANATEL e… depois de 24min (!) de espera (isso que das outras tantas vezes desisti no meio do caminho), fui DESENCORAJADO a protocolar a reclamação! Sim, a atendente falou “mas o senhor tem CERTEZA que quer protocolar a reclamação?” e eu com cara de WTF do lado de cá do telefone e ela insistindo em não protocolar, até que eu comecei a falar merda e a coisa foi. E não obtive resultado nenhum, fiquei quase 2 meses sem ADSL.

    Solução? GVT nesses putos! Nunca mais tive aborrecimento em quase 5 anos que uso a operadora.

    • Jairo

      É esse um dos motivos pelo qual evito ligar para lá, abro minha reclamações direto no site da Anatel de próprio punho é o que chega nas operadoras, sem intermediações de atendentes.

  • http://www.sempapo.com.br Sr. Sem Papo

    Tipo não to zuando, mas como é o atendimento via telefone para deficientes auditivos? Tipo eles “gritam?”? O.o

    • Adriano

      Eita tu nunca viu um TTS? Neste caso busca no google ou bing (de acordo com sua preferencia hehe) o termo “terminal telefonico para surdo”

    • http://www.twitter.com/aueee Guilherme

      Podem me chamar de cuzao, mas eu ri alto na parte: “Tipo eles “gritam?”? O.o”

      ahhah

      • João

        Hahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahhahahahahah
        Ri muito!

    • João

      Espero que seja assim que se adiciona vídeo do YouTube aqui. :P

      • João

        Fail, html é cortado do comentário. rs

        /watch?v=4KfRoY2NeL4&feature=player_detailpage#t=33s

    • http://www.meadiciona.com/bestknighter Bestknighter

      Relaxa que eu também não sabia! Eu achava que eles se comunicavam por código morse usando pequenos choques.

  • http://www.twitter.com/aueee Guilherme

    Eu tive que ligar uma epoca reclamando do speedy em casa. Desde então eu nunca mais tive problema com a telefonica, e por incrivel que pareça os caras me tratam mto bem na central.
    Tipo se eu estou com um prob na internet hj, ai eles resetam a config la e resolve, no outro dia ligam e pergutam se o problema voltou.

    Mas ainda assim espero ansioso pela GVT em SP pra pessoa fisica. hehe

  • João

    O número poderia ser 1337. Seria muito mais fácil lembrar…

    Liguei muito para a Anatel na época que usava Brasil Telecom. Depois que virou Oi até que não tinha muito do que reclamar. Mas nem se compara à minha amada GVT. Entregam a velocidade pela qual pago.

    É, dane-se o número da Anatel. Que fique no 1331, mesmo. :P

    #pagueipaueusei

  • http://www.animespace.com.br/ Turdin

    Eu já liguei mais de 15x para solucionar 3 problemas que tive, as experiência com eles foi até boa, apesar de eles não fazerem muita coisa além de reiterarem.

    Mas cada vez que eu reiterava a OI ligava mais desesperada para resolver o problema, infelizmente sempre resolviam da maneira errada e tive que reiterar 10x num caso só.

  • http://twitter.com/marvindf @marvindf

    Já tive sérios problemas com a Brasil Telecom aqui em Brasília, por conta de um modem 3G. Tive que entrar em contato com a Anatel por 2 vezes e nem assim a operadora resolveu de imediato meu problema. Brigo na justiça comum até hoje, por conta desse problema.Mas a Anatel fez a sua parte, acredito eu.

  • Gabriel Silva

    A telefonia brasileira é um caso sério.

  • Jairo

    Já faz um tempo que nem ligo mais para lá abro todas minhas reclamações junto à Anatel direto no site deles.

  • http://twitter.com/JaqueQue07 Jaqueline

    Há um ano comprei um netbook da Positivo que vinha com um chip 3G da Vivo com promoção de 3 meses de acesso gratuito. Demorei quase um mês para conseguir ativar o chip, eles nunca tinha sistema ou nem sabia do que se tratava, até fui a uma loja própria da operadora, onde a atendente fez o favor de perder meu chip e teve que me dar outro, porém, continuei sem internet. Daí liguei na Anatel e, em menos de 24h, o pessoal da Vivo me ligou e cadastraram o meu chip.

  • http://moicanoazul.blogspot.com Gabriel Bemfica

    Uma pergunta: qual operadora de telefonia será que a Anatel usa em seu Call Center? E qual provedor de internet? Outra: pra quem eles reclamam quando dá problema nesses serviços?

  • http://www.terabitcast.com Hernani

    Nem precisei ligar para lá, grande parte dos amigos que ligaram para lá, só ficaram com números de protocolos e promessas de monitoramento

  • http://twitter.com/tplayer @tplayer

    Só esse ano foram 153 ligações para Oi e 33 para Anatel. Tudo isso para tentar conseguir a velocidade do meu Velox que foi garantida pelo vendedor na hora que assinei o plano.

  • Matheus

    A Anatel é uma porcaria… Meu Iphone 4 apresentou defeito com 3 meses de uso e a VIVO se recusou a trocá-lo porque não constatou o defeito. Reclamei por telefone na Anatel, e primeiro disseram que não podiam fazer nada, porque era pra procurar o PROCON.
    Abri uma reclamação eletrônica, que foi cancelada no mesmo dia. Fui ver o motivo e constava no site: “A Vivo informa que já respondeu ao consumidor”… Ou seja, basta a operadora dizer que tá tudo certo que eles cancelam a ocorrência…
    Abri mais 2 chamados, que foram igualmente cancelados. No 4ºchamado que abri no site, depois de 1 semana, a Vivo entrou em contato comigo para saber qual era o meu problema relatado no site da Anatel. Mas nisso eu já tinha resolvido meu problema no PROCON/DF.

    • Andre

      Não é questão de ser porcaria ou não. A Anatel não tem competência regulamentar para fiscalizar defeitos de aparelhos. Nesse caso, a instância correta é o Procon mesmo, conforme te orientaram.

  • http://twitter.com/MACLima @MACLima

    Em 2006, eu ainda estava em Manaus, AM e trabalhava numa consultoria em um edifício comercial que não possuía Oi Velox, só telefonia e um monopólio de internet cabeada.
    Um belo dia, uma empresa X (não lembro mais o nome), representação comercial da Oi, chega oferecendo a instalação de Oi Velox para o prédio. Entramos em contato e começaram os ‘pega-trouxas’.

    - Como estava no começo, tínhamos que pedir a instalação de um telefone, e só depois de instalado é que os engenheiros da Oi poderiam dizer se havia disponibilidade técnica para Velox. Aceitamos, duvidando da seriedade disso, mas apostando na empresa que tava tentando quebrar o monopólio de internet que havia no condomínio.

    - Depois de instalado, ligamos para o representante, pois nosso negócio era com eles, e pedimos a internet. Ficaram de verificar.
    - Começamos a cobrar o serviço prometido e eles começaram a não atender telefones. Depois de muito tentar, registramos uma ocorrência no site da Anatel.

    - Daí começaram as ligações: era supervisor disso, ouvidor daquilo, a empresa que ofereceu os serviços era terceira de uma outra representação da Oi, deu rolo pra eles.

    - Acabou com demissão da pessoa que fez contato conosco por oferecer serviços antes do prazo deles, e acho que nem a conta do telefone novo pagamos. O problema não foi resolvido naquele momento, mas também não levamos prejuízo, só perdemos tempo mesmo. Ainda bem.

  • fabio freitas

    eu nao consigo ligar para esse 1331 aqui da bahia, a graca diz que o numero mudou para o mesmo e so

  • luiz fernando

    essa operadora OI e uma bosta eu quero ver ate quando vai ficar assim aki no estado TOCANTINS-Palmas esta um porcaria só……………

  • http://Site luiz fernando

    em qualquer numero q eu ligo so esta dando desativo……………

  • Keila Cintia Parizotto

    Me enviaram um modem da claro sendo que fiz o pedido de outra operadora,e to a mais de 20 dias tentando resolver meu problema e só desligam na minha cara,ou falam que esta fora do sistema quando peço o numero do Protocolo,isso e um absurdo,não aguento mais e tenho certeza que vão me enviar uma cobrança. Já tentei de tudo e eles não dão jeito nenhum.

  • Maria Araujo

    1331 nem a ANATEL atende é o fim

  • Judite Maria Dos Santos

    JUDITE MARIA DOS SANTOS NO DIA 23/11/13 PEDI UMA LINHA DE TELEFONE RESIDENCIAL POIS MORO NA CIDADE DE BERTIOGA SÃO PAULO NA RUA B N° 432 CHÁCARA ITAPÁNHAU
    MAIS CONHECIDA COMO CITY MAR MAIS MINHA CONTA TELEFONICA NÃO CHEGOU HÁ DOIS MESES SÓ QUE ME LIGAM TODOS OS DIAS ME COBRANDO COMO POSSO PAGAR SE NÃO VEM NO MEU ENDEREÇO AINDA ME DIZEM QUE O ENDEREÇO DA CORRESPONDECIA ESTA COMO SITIO SÃO JOÃO

  • dluvless

    Não consigo ligar pro número da Anatel!!! Ajuda????

  • Gabriela Guedes

    Continua com problemas, estou a 3 dias tentando ligar para Anatel no novo numero 1331 e não consigo, minto, quando consegui no meio da ligação com a atende, caiu a ligação. Rs…

    Agora quero saber o número pra reclamação dos serviços da Anatel, alguém sabe?
    Brasil mostrando sua cara !!! e nós que pagamos pra a gente ficar assim… Essa é a verdadeira resposta dessa indagação de Cazuza na música Brasil.

  • ericktostes

    Legal …

    Agora escreva um post sobre os problemas dessa maldita terceirização e da impossibilidade de conseguir falar com eles nesse numero !

    Sobre o cadastro do meu cpf no site .. han .. como sysadmin eu desconfio demais de como/onde os meus dados e as minhas reclamações serão armazenadas. Eu diria que o SNI poderia ter acesso até as tuas reclamações nas operadoras ..

    Que tal escrever algo menos propagandista pró governo ?

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha