Justiça americana proíbe financeira de cobrar dívida pelo Facebook

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

“Devo, não nego. Pago quando puder”. Com esse lema, uma americana vem rolando faz tempo uma dívida que tinha relacionada ao empréstimo para pagar o carro. Ficou uma dívida de US$ 362, que ela não paga desde o ano passado. Eis que a empresa contratada para executar a dívida da mulher começou a entrar em contato de uma maneira ainda incomum para esse tipo de cobrança: via Facebook.

A Mark One Financial, da Flórida, entrou em contato com Melanie Bechanam por meio da rede social que mais cresce no mundo. Não bastasse isso, a empresa também mandou mensagens para amigos e contatos da sra. Bechanam, pedindo que avisassem a ela para entrar em contato com a financeira, a fim de resolver uma dívida pendente.

Sentindo-se invadida, a sra. Bechanam entrou na justiça e ganhou o direito de não ser mais incomodada na rede social. Ainda que o serviço tivesse sido contratado pela internet, a empresa em questão não pode se utilizar de um serviço virtual para entrar em contato com a pessoa, ainda mais de forma pública.

Foi mais ou menos assim. (dramatização: Thássius Veloso)
Foi mais ou menos assim. (dramatização: Thássius Veloso)

Os advogados da americana alegaram que a firma de cobranças invadiu a privacidade da cliente ao procurá-la por meio da rede social. Por sua vez, a Mark One Financial afirmou que seus funcionários são instruídos a procurar devedores nas redes e mídias sociais somente quando não respondem às tentativas de contato por telefone e por correspondência convencional.

A que ponto nós estamos chegando? Daqui a pouco o banco vai publicar no seu mural do Orkut que você parcelou determinada conta e não pagou.

Com informações: Huffington Post.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados