Ir para o conteúdo.

Início » Google » Google cria plugin que ativa HTML 5 no Internet Explorer

Enquanto a Microsoft debate se vai ou não tornar seu navegador Internet Explorer compatível com tags do padrão HTML 5, o Google sai na frente e toma a decisão por eles. A empresa liberou hoje um plugin chamado Google Chrome Frame que, em conjunto com um código inserido na página, fará as versões 6, 7 e 8 do navegador da Microsoft ‘entender’ códigos HTML 5.

Segundo um vídeo do engenheiro de software Alex Russell no blog do projeto Chromium, o Google Chrome Frame foi criado para ajudar desenvolvedores a “criarem aplicações web ricas e de ponta”. E para atingir tal objetivo, os desenvolvedores “precisam ter acesso à tecnologias como a tag canvas e melhorias recentes na performance de Javascript”, características que ainda não estão disponíveis em nenhuma das versões do IE.

O que o plugin faz é criar uma espécie de Google Chrome virtual dentro do Internet Explorer que vai renderizar o site que está sendo acessado usando as funções da engine de renderização Webkit, mas só o fará automaticamente em páginas que contiverem o código <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="chrome=1">. Esse código é uma adaptação da gambiarra criada pela própria Microsoft para fazer com o Internet Explorer 8 emulasse a renderização do Internet Explorer 7 em páginas ainda incompatíveis. Também é possível ativar o plugin manualmente inserindo cf: antes do http: na barra de endereços.

O Google Chrome Frame é gratuito está disponível para download neste link. Ele é um plugin de código aberto. E, surpreendentemente, não está em beta.

[Atualização às 18:50]: Testei o plugin no Internet Explorer 8 usando a página de testes de tags HTML 5 do YouTube. Confira no post completo o resultado.

À esquerda, página renderizada sem o plugin ativado.

À esquerda, página renderizada sem o plugin ativado. (Clique para ampliar)

3 Comentários (Deixe o seu!)

  • Gabriel Tadeu
    1c

    “em conjunto com um código inserido na página, fará as versões 6, 7 e 8 do navegador da Microsoft ‘entender’ códigos HTML 5.” Se a tag é a gambiarra do IE8 para interpretar como o IE7, como funcionaria no IE6?

    • Rafael Silva
      1505c

      A tag seria notada pelo plugin do Chrome Frame rodando com o IE6, e o plugin então renderiza a página usando o webkit.

  • Rodrigo

    Novamente o Google chuta a bunda da M$.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.