Internet Explorer 9: veja as novidades do navegador

Microsoft apresenta nova versão do IE em evento ocorrido em São Paulo.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 7 meses
Interface do Internet Explorer 9 | Clique para ampliar

Milhões de pessoas confiam na Microsoft para realizar o seu acesso à internet. Toda essa gente acessa o buscador, lê notícias, acompanha os esportes e muito mais a partir do Internet Explorer, que continua sendo o navegador mais usado do mundo. Nessa segunda-feira, a Microsoft Brasil anunciou que o browser chega ao país, bem como em outros 39 idiomas, com a tentativa de trazer uma experiência diferenciada na web.

Três pilares são fundamentais para o Internet Explorer 9, que chega ao mercado depois de um ano de desenvolvimento: rapidez, limpeza e segurança. Segundo Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral de Consumer e Seviços Online da MS Brasil, “a melhor experiência na web está no Windows com o Internet Explorer 9”.

Talvez o principal recurso que o novo navegador apresenta de inédito — que nenhum concorrente adotou até agora — são os Sites Fixos. A partir de um simples arrastar e soltar de ícone, o usuário pode ficar um atalho exclusivo para o site em questão na barra de tarefas do Windows Vista ou do Windows 7. Se 87% dos usuários já recorreram à task bar para lançar tarefas, não é surpresa que vários sites graúdos iniciaram a adoção da tecnologia presente no IE9 que permite ao site fornecer ações especiais diretamente a partir do navegador.

A Amazon, maior varejista online do mundo, tornou-se parceira da Microsoft na adoção das ações especiais para Sites Fixos. O resultado é que, depois de criar o atalho especial para o site de e-commerce, lá estão as opções de gerenciar a conta do usuário, entrar em contato com o serviço de atendimento ou verificar as últimas ofertas.

Amazon já adotou Sites Fixos

De acordo com informações da Microsoft Brasil, uma das vantagens dos Sites Fixos é permitir que o site responsável por aquele atalho envie informações especiais para o usuário. Um jornal virtual, por exemplo, tem como oferecer as notícias mais importantes da hora, que são atualizadas frequentemente e ficam a poucos cliques do usuário.

Os Sites Fixos ainda permitem adicionar tarefas especiais diretamente no site que está aberto. Rádios online, como o serviço Pandora, dão ao usuário o controle das faixas que estão para ser reproduzidas. Caso o internauta queira, pode voltar para a música anterior ou seguir para a próxima sem precisar visualizar a janela do navegador.

A interface, por sinal, é um dos atributos que receberam melhorias. Pela primeira vez, um navegador graúdo oferece tanto a barra de endereços como a lista de abas em apenas uma área do aplicativo, o que a Microsoft chama da de One Box. No entanto, se faltar espaço, o usuário sempre pode ajustar o Internet Explorer para que as abas sejam exibidas numa segunda linha, abaixo da barra de endereços, como já acontece no Internet Explorer 8.

Se rapidez é um dos desejos da Microsoft, o Internet Explorer 9 vai atrás desse objetivo por meio de um novo engine de JavaScript. O Chakra faz uso da aceleração de hardware para compilar os scripts em segundo plano. A empresa afirma que é o mecanismo JS mais rápido “de acordo com o teste do WebKit SunSpider”, o que certamente indica que deve se tratar de um JavaScript realmente poderoso.

Para completar, o Internet Explorer tira proveito da aceleração gráfica também da GPU. Se a sua placa de vídeo oferece recursos de renderização de imagens, vídeos e gráficos de maior qualidade — o que acontece em 90% dos computadores rodando Windows, talvez o Internet Explorer 9 seja a melhor opção para que o processador ganhe um respiro ao deixar de fazer atividades que não são, por essência, dele.

Teste do peixinho: 500 animais sem qualquer engasgo | Clique para ampliar

E como fica a segurança do IE? Ao ser questionado sobre a tradicional desconfiança de que o navegador deixa a desejar nesse quesito, Osvaldo Barbosa afirmou que a empresa está focada em produzir atualizações sempre que necessário. Além disso, o navegador conta com melhorias no SmartScreen, a tecnologia de segurança da Microsoft que verifica se um site é seguro antes de permitir que o usuário o acesse.

Esse mesmo SmartScreen agora se comunica com os servidores da companhia sempre que o usuário realiza um novo download. Caso seja necessário, ele emite um alerta informando que o arquivo baixado poucas vezes e que é preciso ter atenção redobrada ao acessá-lo.

As listas de proteção contra rastreamento impedem que sites guardem informações sobre páginas visitadas e buscas realizadas pelo usuário, baseando-se em parceiros bem estabelecidos como o TRUSTe e o AdBlock Plus — inclusive, a Microsoft Brasil alfineta a concorrência ao dizer que o AdBlock é uma extensão nos demais navegadores, mas está integrado nativamente ao IE9.

Devido a esses recursos, a empresa afirma baseando-se em “estudos” que o Internet Explorer 9 bloqueia 99% de todo o malware baseado em engenharia social. Esse número seria 5 vezes mais do que o Firefox (versão Beta mais recente) e 33 vez mais que o Google Chrome (na versão Beta mais recente).

A má notícia fica por conta da falta de disponibilidade do navegador no sistema mais usado no Brasil, que é o Windows XP. Lançado há mais de 10 anos, o XP ficou de fora dessa atualização (bem como na época do lançamento do Internet Explorer 8). Segundo a Microsoft Brasil, isso se deve á dificuldade em recriar os mesmos recursos do IE para Windows mais recente no idoso XP. “Se a gente fosse fazer uma compatibilidade retroativa, não conseguiríamos implementar com essa velocidade nem trazer recursos mais sofisticados”, afirma Osvaldo Barbosa de Oliveira.

Quando o assunto é o arrastar e soltar, algo que os principais concorrentes apresentam, a corporação desconversa. Galileu Vieira, gerente de Marketing para Programas de Parceiros Web, afirma que esse recurso não está disponível na versão final do navegador. Pode até ser que ele seja implementado no futuro, mas nada é garantido, ainda mais agora que a Microsoft decidiu adotar amplamente os padrões do W3C. “Nosso compromisso é total com o HTML 5 do W3C”, diz o executivo, o que por enquanto não inclui essa funcionalidade.

Falando em concorrência, um assunto que eu fiz questão de levantar durante a apresentação do Internet Explorer 9 foi a frequência com que o produto é atualizado. O Google Chrome desde sempre lança versões uma atrás da outra, filosofia que a Mozilla decidiu adotar com o Firefox já a partir das próximas versões — a versão 4 não conta, pois vive atrasada. De acordo com Osvaldo Barbosa de Oliveira, a mudança no tempo que a empresa lança novos IEs vai aumentar ou diminuir “na medida que a gente achar uma necessidade específica do usuário”. Quem quiser instalar as versões de testes do Internet Explorer podem recorrer ao Platform Preview, que pode ser comparado às Canary Builds do Google Chrome. Novas versões são lançadas a cada 8 semanas.

O Internet Explorer 9 foi apresentado nessa segunda-feira com direito a muito orgulho da Microsoft, que acredita ter feito um navegador ideal para o usuário médio de informático. O aplicativo gratuito poderá ser baixado a partir da madrugada dessa terça-feira (15/03) pelo horário de Brasília, quando será liberado nos servidores da empresa nos Estados Unidos (onde ainda será segunda-feira). Como de costume, não haverá versão do browser para usuários de Mac OS — e não há o menor esforço da empresa em tornar isso viável.

Download | Internet Explorer 9
Baixatudo | Internet Explorer 9

Atualização em 15.03.2011 às 11h13 | Adição dos links para download do IE9.

Receba mais sobre Internet Explorer 9 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados