Uma nova versão do Opera 11.10 Beta foi liberada para download. Prestes a atualizar um de seus principais produtos, a Opera Software focou-se principalmente na implementação de melhorias que façam desse navegador um dos mais completos da atualidade.

Entre as novidades, o Speed Dial agora não tem mais limite no número de sites favoritos que figuram nessa espécie de “galeria”. De forma similar à do Safari no Mac OS, o browser vai ajustando a janela conforme mais favoritos são adicionados. E ainda há a opção de novos layouts para a imagem de fundo que já existia no Opera, mais ou menos como acontece com a nova página inicial do Google (“nova”: foi apresentada em junho do ano passado).

Para completar as melhorias, o Barracuda (codinome dessa versão) traz quase de fábrica um dos plugins mais usados do mundo. Pois é, a Opera Software decidiu integrar um instalador automático do Adobe Flash ao navegador. Assim que o usuário acessar uma página que depende de Flash, o Opera vai automaticamente baixar e instalar o plugin.

(YouTube)

É bem verdade que a Opera podia incluir o Flash diretamente no navegador, no melhor estilo instalou, pode usar que o Chrome adotou faz algum tempo. Mas eles acharam melhor baixar, até porque assim o plugin está sempre na versão mais recente.

Download | Opera 11.10 Beta (Barracuda)

Particularmente, eu continuo achando que o Opera deixa a desejar como navegador. A versão 10 mostrava-se lenta na minha máquina, o Opera 11 vai pelo mesmo caminho. Enquanto isso, o Chrome continua sendo o meu navegador por opção — é rápido, eficiente e tem sincronização de favoritos, extensões e temas (o que o Opera também). Continuo sendo fiel ao Google. 😛

Atualização em 18.03.2011 às 10h10 | A redação do texto foi alterada para refletir algumas correções acerca do Speed Dial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados