Ir para o conteúdo.

Início » Software e apps » Firefox 4 bate Internet Explorer 9 em número de usuários

Recentemente tivemos o lançamento de dois aplicativos que colocaram a guerra dos navegadores em evidência. Depois de 12 Betas, o Firefox 4 posicionou-se de um lado do ringue. Do outro lado, o Internet Explorer 9, que chega ao mercado quase dois anos depois do seu sucessor IE8 dar as caras por aqui. Quem será que leva a melhor?

Duas importantes empresas de métricas para web começaram seus respectivos levantamentos sobre participação de mercado dos navegadores. O resultado, por enquanto, é um Firefox 4 muito mais usado do que o Internet Explorer 9. Por enquanto, a Mozilla está ganhando a briga.

Firefox 4 dispara frente ao Internet Explorer 9

Pelos dados da StatCounter, o Firefox praticamente acaba de passar a marca de 5% de uso em todos os computadores do mundo. É um número pequeno, porém crescente nos últimos dias. Já o Internet Explorer, cujo lançamento se deu em 14 de março (ou seja, já faz algumas semanas que está na praça) aproxima-se de 1,1% de participação de mercado.

Mozilla WIN!

A outra companhia que está fazendo essa medição é a Net Applications. Vamos aos números: Mozilla Firefox 4, em sua versão final, lidera com cerca de 3,8% de market share. Lá embaixo, o Internet Explorer 9 mostra pouca reação desde que foi lançado e agoniza em 1,5% de uso no mundo.

Mozilla WIN! (2)

Não custa lembrar que o Firefox 4 bateu seu próprio recorde de downloads no primeiro dia de lançamento, relacionado a navegadores. Foram mais de 7 milhões de pessoas baixando o FF4 em seu dia de estreia, número que o Internet Explorer 9 não conseguiu acompanhar. Atualmente, já foram mais de 30 milhões de downloads.

76 Comentários (Deixe o seu!)

  • e.ricardo
    217c

    é isso ai pelo menos as pessoas estão aprendendo que o FireFox não é mais só uma alternativa e sim um concorrente de peso ! =) força firefox !

  • Gabriel /o/
    24c

    [isso nao é novidade]

  • @Hugo
    17c

    A inicialização dele ainda não é mais rápida que a do Chrome.

    • Há quem prove o contrário: http://download.cnet.com/8301-2007_4-20047314-12.html

      O fato importante é: nenhum navegador atual demora mais para abrir, a diferença para o usuário final é, em termos práticos, irrelevante.

  • Alô Microsoft?!! Chupaa, um abraço!!!

  • Rodrigo
    765c

    Eu já sabia! :-D

  • Gabriel

    Quando o firefox abrir abas na mesma velocidade do chrome, ai deve disparar. Ou não.

    • Abrir abas? Aquela árdua tarefa que dura milissegundos? Sério, eu não entendo essa preocupação.

  • Bruno Silva
    80c

    Competição e concorrência é sempre bom, mas sinceramente, alguns dias usando o Fx 4 e já estou me irritando, quase tão ~ruim quanto a versão anterior.

    Na minha opinião, extensões a parte, o IE9 é melhor navegador que o Fx 4, apenas minha opinião.

    Como solução de internet(extensões, ferramentas), aí sim o Fx 4 é melhor, mas a instabilidade, crashs e leaks de memória continuam.

    Uma busca rápida mostra que não estou sozinho:
    http://search.twitter.com/search?q=firefox+4+buggy

    • Rafael The Mist
      670c

      Eu também prefiro o IE9 e o Chrome. O problema do IE9 em relação aos downloads, a meu ver, é o uso restrito e o baixo alarde em cima da nova versão.

    • Outra busca rápida mostra que você não está sozinho, mas é minoria: http://input.mozilla.com/en-US/release/?product=firefox&version=4.0

      Fato interessante: usuários Linux são os que menos reclamam de problemas. Isto levanta um ponto interessante: até que ponto a culpa é do Firefox e não do sistema operacional?

      • Turdin
        3346c

        Pra mim o que acontece é que o firefox é mal e porcamente programado pra Windows.
        Assim como o safari de Mac é ótimo e o de windows nem tanto…

        • O código-fonte é praticamente o mesmo – o que mais muda são os aspectos visuais.

          • @leozacche
            412c

            O fonte ser quase o mesmo é motivo suficiente para uma das duas versões ser ruim… não? Win e Lin são bem diferente em gerenciamente de memória, comunicação de processos e todo aquele blá-blá-blá lá do Tanembaum…

          • O fonte ser quase o mesmo é motivo suficiente para uma das duas versões ser ruim… não?

            Não.

            Win e Lin são bem diferente em gerenciamente de memória, comunicação de processos e todo aquele blá-blá-blá lá do Tanembaum…

            Quem faz gerenciamento de memória e comunicação de processos é o Windows, certo?

            O que muda é o processo de geração dos executáveis. Na compilação, até onde sei, todas as plataformas usam as mesmas ferramentas (MozillaBuild). Depois, na versão do Windows, utilizam ferramentas da própria Microsoft para gerar os executáveis: https://developer.mozilla.org/en/Windows_Build_Prerequisites

          • O fonte ser quase o mesmo é motivo suficiente para uma das duas versões ser ruim… não?

            Não.

            Win e Lin são bem diferente em gerenciamente de memória, comunicação de processos e todo aquele blá-blá-blá lá do Tanembaum…

            Quem faz gerenciamento de memória e comunicação de processos é o Windows, certo?

            O que muda é o processo de geração dos executáveis. Na compilação, até onde sei, todas as plataformas usam as mesmas ferramentas (MozillaBuild). Depois, na versão do Windows, utilizam ferramentas da própria Microsoft para gerar os executáveis.

          • Não deu pra postar no comentário anterior: https://developer.mozilla.org/en/Windows_Build_Prerequisites

        • Ramon Melo
          1033c

          Acho que não, não faz muito sentido isso. O Safari for Mac é melhor que a versão do Windows porque é conveniente à Apple que seja assim. Assim como já notei que a sincronização de dispositivos movidos a iOS é bem mais rápida e eficiente no iTunes for Mac que em ambiente Windows.

          Ainda não migrei (esperando o Banco do Brasil atualizar o módulo de segurança), mas minha teoria é de que o Firefox 4 continua pesado, em termos de memória, e o as distribuições Linux costumam ser mais eficientes que o Windows neste ponto, diminuindo bastante a quantidade de problemas.

          Num computador potente, o desempenho deve ser bem parecido.

  • Denis
    841c

    Eu não uso mais Firefox, nem IE 9 ;), Acho o Chrome melhor de todos :)

  • Guilherme Peppi
    1c

    O IE9 não está disponível p/ versões anteriores ao Vista, muito menos para Mac OSX e Linux como o Firefox, e nem teve atualização automática do IE8 para o 9… a comparação do post é bem fail.

    • [...] e nem teve atualização automática do IE8 para o 9

      Nem o Firefox 4 em relação ao Firefox 3.6. Isso nunca acontece de imediato, e ainda não aconteceu. Está planejado para ser feito nas próximas semanas. Toda instalação contabilizada foi feita manualmente.

    • Ramon Melo
      1033c

      Tem razão, afinal as versões do Windows Vista e 7 representam uma minoria no mercado… OH WAIT!

  • Edgard

    Já usei Chrome, IE e também o FF. Prefiro o FF. Tenho só medo do futuro dele. Acho que o Chrome vai dar trabalho visto que os investimentos do Google são altos e a Mozila não tem uma receita tão robusta para poder fazer frente.

    • Dai entra os fanboys da mozzila baixando o código fonte e tentando ajudar o navegador a se manter no mercado.

    • A receita da Mozilla é o suficiente para manter o navegador na briga. Os royalties da Google como sistema de busca padrão rendem bem, obrigado. Se a Google pular fora (dificilmente irá, tanto no Firefox, como no Opera e Safari), tem o Bing logo ali, acenando. :)

      Entenda que a Mozilla é uma comunidade antes de ser uma corporação. Levantamentos feitos recentemente apontam que 40% do Firefox é escrito pela comunidade.
      Vale dizer também que os desenvolvedores da Mozilla são pagos para coordenar o desenvolvimento, não para escreve código, apesar de escreverem também. O Gary Kovacs falou sobre isso na última CeBIT.

  • Flávio

    Bruno Silva,

    você sabia que mais de 70% das invasões a computadores pessoais no mundo são causadas por causa do IE?

    Quando uso o Windows o IE na minha máquina só serve pra uma coisa: baixar o firefox ou o chrome. ;)

    • IE9? Porque é a versão da qual falamos aqui.

      Ainda jogar números ao vento é fácil, tens link para uma pesquisa confiável?

      • Ramon Melo
        1033c

        É uma afirmação válida, baseada em experiências anteriores. Se isso acontecia com o IE6, IE7 e IE8, por que não aconteceria agora, com o IE9?

        Ainda está muito recente para se avaliar a segurança do novo navegador da Microsoft, só o tempo dirá a resposta. Mas não custa nada manter uma distância segura até lá…

        • Bruno Silva
          80c

          Tem pesquisas que comprovem isso no 8? eu não lembro de ter lido nenhuma confiável.

          • O fato mais recente foi o IE8 ter sido atacado na última pwn2own. Todas as fabricantes possuem prazo para corrigir as falhas dos navegadores semanas antes do evento. Foi assim que fizeram. E ainda assim o IE8 foi tomado. Citando a Wikipedia:

            The second and last browser to fall for the day was a 32-bit Internet Explorer 8 installed on 64-bit Windows 7 Service Pack 1.[19] Security researcher Stephen Fewer of Harmony Security was successful in exploiting IE. Just as with Safari, this was demonstrated by running Windows’ calculator program and writing a file to the hard disk.

            http://en.wikipedia.org/wiki/Pwn2Own#Contest_2011

      • Toda versão lançada do IE é considerada a mais segura. E o que vemos?

  • Marcoscs
    930c

    só lembrando que o IE9 não roda no XP, isso por si só já faz uma enorme diferença em favor do FF4 quanto a sua disseminação.

    • Marcoscs
      930c

      …e justamente por isso não dá pra comparar o avanço do Firefox 4 com o do IE9, eles avançam sobre bases diferentes e a do Firefox é muito maior do que a do IE.

      • Chega a ser cômico essa situação. Não pelo seu comentário, mas sim porque, diferente do IE 9, o Firefox 4 está disponível em versões do Windows em que o IE 9 não é compatível. :D

    • Manda a MS fazer a versão para XP então. Você acha que alguém que pagou pelo sistema dela, caro, vai comprar o sistema de novo porque a MS resolver lançar uma nova versão do seu navegador web que só funciona nesse sistema novo?

      Se ela quiser reverter essa situação, que o faça direito.

  • Jamir
    36c

    Grande baboseira também ficar torcendo pra tal navegador ter maior número de usuários. Desde que todos usem um navegador recente, todos estão ganhando.

    • RKNeto
      338c

      Justamente. Todos nós estamos torcendo para que usem um navegador decente. Firefox ou Chrome.

      • Mas, se depender de alguns webdesigners, você ficará preso ao IE para sempre.

        http://www.mapfreconnect.com.br

        • Eu contrataria outra seguradora. :D

  • Douglas

    O único motivo pra eu até hoje não ter substituído o FF pelo IE9 foi por causa dos favoritos e rss. Mas, isso tudo por preguiça de configurar no IE9. O FF4 é muito mais pesado que o IE9, trava mais, e o IE9 é bem mais limpo. Só basta agora a Microsoft investir pesado para tirar a imagem ruim que o IE levou durante a vida toda.
    Ps.: Odeio o Chrome.

    • Peterson Alan
      27c

      Cara, concordo com TUDO.
      No meu Notebook tem um programa de leitura de digital que funciona tanto no IE8 IE9 e FF3, no FF4. Nao funciona e diz que nao vai ter atualização pro 4
      Tive que desinstalar e botar o 3 de novo

      Agora to só no ie9 e eu tb odeio o chrome

    • Rafael The Mist
      670c

      Realmente, o RSS do IE sempre foi campeão. Outra coisa que não consigo usar em nenhum outro navegador: visualizar impressão e reduzir para caber em uma página. O que os fanzocas dos demais navegadores têm a dizer?

      • Ramon Melo
        1033c

        Uso o Chromium. #EpicWin

        • Rafael The Mist
          670c

          Obrigado por responder minhas perguntas. Not!

  • David

    Errata:

    “… depois do seu sucesso IE8 dar as caras por aqui.”

    Acho que o autor quis escrever sucessor… mas também estaria errado. Deveria dizer antecessor.

    • O autor errou mesmo. Corrigido.

  • O consumo de memória do FF ainda continua um absurdo e ainda trava quando se mantém ele ativo no PC e retorna depois do PC entrar em descanso.

    • Resultados do último benchmark do CNET apontaram que, por intermédio do memory profiler do próprio Chrome, o consumo do Chrome 10 é +160% superior ao do Firefox 4 nas mesmas condições de uso. Nestas mesmas condições, o consumo do IE9 foi cerca de 40% superior ao do Firefox 4.

      Algo previsível: tanto Chrome 10 como IE9 separam as abas em processos (o Firefox 4 no momento só separa os plugins), e isso consome mais memória, não tem como consumir menos.

      Sobre travar depois de entrar em descanso, não tenho este problema aqui. Desliguei o note ontem após 2 semanas com o Firefox aberto sem reiniciar a sessão.

      • Humm, por isso que quando eu abro o Gerenciador de Tarefas tem um monte de “chrome.exe”. Só com uma tab aberta, já tem dois “chrome.exe” no gerenciador.

        • Yep! No caso do Chrome, o consumo anda excessivo, é por conta disso que eles divulgaram nos últimos dias que pretendem melhorá-lo. O IE9 também separa em processos e ainda assim não chega a consumir nem 50% a mais que o Firefox 4 que só isola os plugins. Sinal que dá pra separar em processos e ainda assim consumir pouco.

          O Firefox já tem um projeto para separar as abas em processos, chamado Electrolysis (o isolamento de plugins presente desde o Firefox 3.6 veio dele). No entanto, é uma funcionalidade que não deve aparecer neste ano ainda, portanto é de se esperar que apareça no Firefox 8 ou superior. O importante é que o consumo de memória vai bem obrigado e o isolamento de plugins diminuiu os travamentos em bem mais do que a metade. :)

  • Não custa lembrar que o Firefox 4 bateu seu próprio recorde de downloads no primeiro dia de lançamento, relacionado a navegadores. Foram mais de 7 milhões de pessoas baixando o FF4 em seu dia de estreia, [...]

    Na verdade o recorde não foi quebrado. O recorde de downloads nas primeiras 24 horas do Firefox 3 foi de 8 milhões, o Firefox 4 atingiu 7,1 milhões. No dia seguinte, no entanto, o Firefox 4 atingiu 8,75 milhões de downloads, o que é um novo recorde. A média atual de downloads é de 6 milhões de downloads por dia desde o lançamento, o que podemos considerar como outro recorde.

    Neste lançamento não hove preocupação por parte da Mozilla em quebrar o recorde anterior, tanto que nem foram auditados pelo pessoal do Guinness, algo que seria necessário caso almejassem. Foi um sucesso inesperado. :)

  • Alexandre
    3968c

    Depois da enchurrada de lancamentos de navegadores nas ultimas semanas, tah dificil escolher! Pra mim, estou usando assim:
    -chrome: todas as maquinas piores que pentium, uso ele.
    -firefox: uso no meu pc oficial, notebook i5 no caso
    -opera: adorei o opera pra android, aposentei todos os outros
    -ie9: instalei, vi, tah rapidinho, ele se integra nas entranhas do windows, mas prefiro o forefox.

    Acho, principalmente em dispositivos moveis, que navegador eh uma questao de gosto. Por exemplo, o opera pra android nao eh exatamente uma bala, mas ele dispoe o conteudo da melhor maneira possivel, na maioria das paginas que uso, no meu celular.

  • @brunogdb
    4239c

    Parabéns Mozilla. Tenho que concordar que o navegador é excelente. Tanto até que nem dei bola ao Chrome no Ubuntu :D

  • Paulo Menzinger
    28c

    Uma coisa interessante é que, como eu, boa parte dos usuários da versão antiga do firefox atualizou sua versão para a nova versão. Já os usuários do IE geralmente são pessoas que o usam porque ele foi o navegador que veio com o computador e muitos nem mesmo sabem como atualizar seu navegador ( ou não tem interesse nisso ).

    Acredito que isso pese bastante nesses números…

  • Marcelo

    Eu uso Firefox no Ubuntu com o flashplugin-nonfree. Perfeito!
    Agora, o mesmo Firefox no Windows, vira uma carroça e dá pau direto.
    Será que o problema é mesmo do navegador?
    []s

    • Se a Google consegue fazer um navegador bom e estável para Windows, assim como Opera, será que o problema é o sistema?

      • Chrome bom e estável? Só se você estiver brincando:
        http://code.google.com/p/chromium/issues/list?q=os:windows
        http://code.google.com/p/chromium/issues/list?q=os:mac
        http://code.google.com/p/chromium/issues/list?q=os:linux

        NENHUM NAVEGADOR É PERFEITO. :)

        Já foi divulgado tanto pela Mozilla quanto pela Google: o maior índice de problemas em ambos os navegadores é causado pelos plugins, em especial o Flash. Ainda que em ambos navegadores eles (plugins) sejam isolados.

        Já usou um navegador sem plugin? No meu Windows 7 não tenho problemas com instabilidade, adivinhe o porquê. :)

        * Do Opera só usando em tempo integral, não há bug tracker público (software proprietário).

        • Bruno Silva
          80c

          Eu estou faz 1 semana com firefox 4 instalado em um quadcore com 4GB de ram, liso, como veio de fábrica, trava no mínimo 3x por dia apenas aberto com 3 abas.

          O Chrome rodando tudo não travou nenhuma vez durante a semana com um monte de plugins instalado.

          Não quer dizer nada além de que no meu computador o Chrome é melhor, porém, uma rápida busca em mecanismos de buscas reforça meu pensamento que o problema vai além da minha máquina.

          E é óbvio que nenhum sistema é perfeito, mas uns tem mais problemas que os outros, só isso.

          • Eu estou faz 1 semana com firefox 4 instalado em um quadcore com 4GB de ram, liso, como veio de fábrica, trava no mínimo 3x por dia apenas aberto com 3 abas.

            Usei o Firefox 4 desde a primeira nightly build (atualmente uso a nightly build do provável Firefox 4.2) e dá pra contar nos dedos quantas vezes ele travou nos 6 últimos meses. Comecei este perfil em dezembro passado, travou 8 vezes até agora, usando nightly build, versão conhecidamente mais instável que versões alpha: http://i.imgur.com/1bD3T.png

            Não tenho quadcore e muito menos 4GB de RAM. Atualmente estou num Core i3 dos mais fracos e 3GB RAM. E não tenho problema algum quanto a isso, mesmo com 881 abas abertas e com sessão aberta há 1 dia e 7 horas no momento. E com 13 add-ons ativados, veja só que irônico.

            Isso me ocorre tanto no Ubuntu como no Windows 7. Liso, liso, liso. No Chromium também roda liso, desde que eu não tente abrir mais do que 100 abas – ele congela, trava, fecha e não abre mais. Pouco uso o Flash e quando ativo ele me certifico de que uso a última versão. Isso faz uma baita diferença. E, claro, não possuo um sistema carroça como a maioria das instalações Windows que vejo (definição sistema carroça: fragmentação de disco alta, malwares a torto e direito, zilhões de programas instalados, dezenas de programas iniciando com o sistema e rodando em background, e por aí vai).

            E é óbvio que nenhum sistema é perfeito, mas uns tem mais problemas que os outros, só isso.

            Também acho, em proporção contrária. :)

            E uma rápida pesquisa em mecanismos de buscas reforça meu pensamento de que o problema principal, não é do navegador nem do sistema, mas do usuário que não sabe usar ambos. :D

  • LHRS

    Mozilla win :) e sobre o consumo de memoria ram, no ubuntu fica em torno de 128 MB +- isso na versão 11.04 x64, ao meu ver esse consumo não é muito.

  • John

    Aqui,
    Vamos respeitar.
    Este tipo de materia não quer dizer nada.

    Primeiro: O IE9 não roda no WinXP. Apenas no Seven. Se você pensar direito, o XP ainda esta presente em torno de 80% dos computadores. Pelo menos onde eu vou posso dizer isto.

    Segundo: Como qualquer software, existe pontos positivos e negativos.
    O Chrome entrou no mercado, como slogan velocidade. Se você usar o IE9 você vai ver que ele também ficou rápido.

    Teceiro: O FireFox sempre teve sua limitação quanto a uso excessivo de memoria.

    Quarto: Não existe um melhor que o outro. No geral, são apenas opiniões pessoais, anti-microsoft.

    Quinto: Eu uso o Internet Bank do Bradesco, Chrome não funciona. Fui acessar o site da CVC e entrei no menu: Monte sua viagem não funciona por nada.
    O Gerenciador Financeiro do BB nada no Chrome.
    O portal http://portal.minasbrasil.com.br/portalcsmb/wps/portal da seguradora minas Brasil no Chrome na sessão Espaço segurado não exibia informações que no IE exibia.

    Amigos,
    Sou apaixonado com google, sou analista de sistemas. Estou postando isto aqui no Chrome agora. Mas quando algo da errado em página eu confiro sempre no IE. Ou seja ele tem suas falhas.

    No geral, comentarios e posts são sempre tendenciosos.

    • Tweener
      371c

      Eu trabalho em lan house e direto eu vejo paginas que não carregam no mazilla, e nem no chrome, e o primeiro que eu testo depois de um deles, o IE, por um simples motivo, empresas assim costuman usar o IE como base para tudo, ou seja, a maioria dos scripts que usam as vezes não roda no FF ou no Chrome. /CreioEu

      O meu trabalho do meu curso de WebDesign, eu fiz ele todo usando o FireFox como base, testei tudo nele, funcionou 100%, quando abri já na sala do curso, no IE, não carregou praticamente nada do CSS, e algumas coisas bugaram.

    • Primeiro: O IE9 não roda no WinXP. Apenas no Seven. Se você pensar direito, o XP ainda esta presente em torno de 80% dos computadores. Pelo menos onde eu vou posso dizer isto.

      O XP ainda está presente entre 50% e 60% dos computadores, não 80%. Fontes: StatCounter e NetApplications.
      Outra coisa: o IE9 roda no Vista e no Seven, não somente no Seven. Fonte: Site oficial do IE9
      Não rodar no XP é uma escolha da Microsoft para te forçar a atualizar de sistema.

    • Teceiro: O FireFox sempre teve sua limitação quanto a uso excessivo de memoria.

      Testes feitos desde 2008 por diferentes sites apontam exatamente o contrário. Fontes: http://pastie.org/pastes/1731208/text (não deu pra colar os links aqui)

      Não é uma opinião pessoal, portanto.

    • Quinto: Eu uso o Internet Bank do Bradesco, Chrome não funciona. Fui acessar o site da CVC e entrei no menu: Monte sua viagem não funciona por nada.
      O Gerenciador Financeiro do BB nada no Chrome.
      O portal http://portal.minasbrasil.com.br/portalcsmb/wps/portal da seguradora minas Brasil no Chrome na sessão Espaço segurado não exibia informações que no IE exibia.

      Existe um único padrão: se você seguir ele, teu site funcionará em todos os navegadores complacentes. Se você usar um padrão proprietário, é ÓBVIO que vai funcionar somente no navegador de tal tecnologia. O problema não está nos navegadores, mas nos mal desenvolvedores que são pagos para fazerem *******.
      Se você é analista de sistemas (como eu), já devia saber disso.
      * Em tempo, acessei o site da CVC no Chromium e a seção referida funcionou normalmente.

    • No geral, comentarios e posts são sempre tendenciosos.

      Principalmente quando não incluem fontes. :D

  • Tweener
    371c

    Não sei é só aqui, mais ele para de carregar as paginas se eu não mexer o mouse. . . /Estranho.

    Ai tenho que ficar mexendo o mouse para poder caregar KKKK

    • Turdin
      3346c

      Só consegui me lembrar dessa trollada da MS quando falou isso ai: http://support.microsoft.com/?scid=kb;pt-br;168702&x=12&y=10

      “Método 2: Move O ponteiro do mouse
      Se você mover o ponteiro do mouse continuamente enquanto os dados está sendo retornados para o Microsoft Excel, a consulta pode não falhar. Não pare movendo o mouse até que todos os dados foi retornado para o Microsoft Excel. ”

      UAHEuHAEUHAEUHEAU

  • é isso o firefox vai ficar famoso kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • é… o tempo do IE reinando já era.

  • Chrome>Ie9>Opera>Safari for windows>FF4 grato…

  • Ramon Melo
    1033c

    Por mim, a Microsoft desfazia a equipe do IE e alocava os recursos para melhorar outros softwares da companhia. O esforço dela neste sentido é completamente desnecessário, já que as outras equipes de desenvolvimento de browsers conseguem fazer melhor (ou semelhante, pelo menos) gastando menos dinheiro e exigindo menos pessoal (com carteira assinada). Afinal, o produto é gratuito mesmo, só serve para dar prejuízo.

    No dia que isso acontecer, os programadores web sairão às ruas, darão as mãos e começarão a cantar OH HAPPY DAAAAAY!

    • Errmm, para falar a verdade, a Microsoft HOJE está forçando a guerra dos navegadores à um nível ainda melhor.

      No ECMAScript 5, o IE9 domina: http://test262.ecmascript.org/ (teste você mesmo em todos os navegadores)
      Na aceleração de hardware, IE9 e Opera 11.5 dominam: http://downloadsquad.switched.com/2011/03/01/opera-enables-hardware-acceleration-matches-ie9-beats-firefox/

      São só dois exemplos. Tem outras áreas em que ela (Microsoft) também saiu na frente, Algo natural para uma empresa bilionária quando esta investe no desenvolvimento. O fato importante é: eles entraram para a briga. Ainda pecam mais do que oferecem, mas também não dava pra fazer muitos milagres em 2 anos.

    • Concordo plenamente com o que você disse, porém existem programadores web que são fãs de carteririnha do IE. visto que alguns fazem sites que só funcionam no IE.

      Exemplo:
      http://www.mapfreconnect.com.br

      Só consigo acesso à este site por meio do IE, porém posso fazer uso da extensão IE TAB PLUS, no Firefox e no Chrome. Mas esta extensão não está disponível para FF e Chrome no Linux.

  • Boa Mozila!!! Up! up! up! Firefox!!!!

  • Segundo a Microsoft, depois do IE9 (claro!), o Firefox 4 é o que menos consome energia. Um novo e curioso benchmark com todos navegadores principais: http://blogs.msdn.com/b/ie/archive/2011/03/28/browser-power-consumption-leading-the-industry-with-internet-explorer-9.aspx

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.