Nokia X3 Touch And Type: novo celular com Twitter e Facebook

Aparelho com sistema S40 tem preço sugerido de R$ 499.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Repare bem no celular da galeria abaixo. Ele te parece esticado? Eu poderia dizer que ele teve sua altura manipulada no Photoshop, mas estaria mentindo. A grande verdade é que a Nokia anunciou hoje a chegada do Nokia X3 Touch And Type, um aparelho que tem o formato de celular de barra, mas conta com teclado físico convencional. O resultado é esse aí.

Pode parecer esquisito, mas a Nokia jura que o Nokia X3 tem o melhor de dois mundos. O visor de 2,4 polegadas é sensível ao toque (infelizmente é touchscreen resistivo), com resolução de 240×320 pixels.

Já o teclado físico está aí para aqueles usuários mais saudosistas, que ainda preferem digitar seus textos dessa forma. É bem verdade, porém, que a Nokia perdeu uma boa oportunidade de colocar um teclado do tipo QWERTY. Ainda assim, o teclado convencional deve ser suficiente para o público que o X3 pretende atingir.

“Sabemos que o touch, por exemplo, pode não ser a  interface mais indicada a toda hora. O teclado com T9, popular no mundo todo, unificado à tela, oferece uma experiência completa ao consumidor”, afirmou Glauco Tamega, gerente de produtos da Nokia. Em parte isso é verdade, pois a tecnologia Swype está aí para auxiliar qualquer dono de smartphone mais completo, como o Defy.

Uma das especificações que me chamaram a atenção foi a câmera fotográfica, com interessantes 5 Megapixels. Eu não faço a menor ideia se a qualidade das fotos são tão boas quanto o material publicitário diz, mas o precedente é bom.

De acordo com a Nokia, os principais aplicativos para comunicação virão de fábrica no irmão maior do Nokia X5. Entre eles, temos Facebook e Twitter representando as mídias sociais. Para conversa instantânea, os usuais suspeitos Windows Messenger e Google Talk, além do Ovi Chat (eu não conheço ninguém que tenha adotado esse serviço, mas…). A Ovi Loja também está garantida, para download de outros aplicativos.

Infelizmente nenhum produto é perfeito. No caso do X3, a plataforma que ele roda é o famigerado S40, que já deveria ter sido dado como morto faz tempo. Na falta de outra plataforma de baixo custo, a Nokia continua insistindo nessa.

A foto contempla o Nokia X3 na cor azul, mas o aparelho será vendido também com revestimento branco, rosa ou cinza. Os interessados terão que desembolsar R$ 499 pelo aparelho, valor que deve receber um belo desconto nas operadoras.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados