Ir para o conteúdo.

Início » Google » Google +1: esse botão quer competir com o Curtir do Facebook

O Google coloca no ar nessa quarta-feira mais um recurso que tem tudo para combater o império do Facebook nas redes sociais. Não é uma rede social, mas tem pelo menos um elemento delas: o caráter social de recomendar coisas para os amigos. No caso, os usuários do serviço de busca terão como dizer “esse resultado é recomendado por mim”. Conheça o Google +1.

De acordo com a explicação dada pelo Google para a novidade, hoje em dia a relevância dos resultados de busca é calculada a partir de palavras em páginas eletrônicas, graças a um algoritmo que define o que presta e o que não presta. Isso, entretanto, pode não ser o suficiente num mundo em que cada vez mais as pessoas compartilham suas vidas na rede.

Botão +1 vai aparecer ao lado dos resultados de busca

Inicialmente, o Google +1 é um botão que aparece ao lado dos títulos de resultados de busca. O usuário que descobrir uma página nova e incrível poderá endossá-la e recomendá-la para os amigos com apenas um clique. Lembrou do botão Curtir do Facebook? É isso mesmo, podemos dizer que o Google agora tem o seu próprio botão de Curtir.

O Google explica que o +1 tem tudo a ver com relevância. São as recomendações certas, porque foram feitas por pessoas que você confia, no momento certo, que é quando você busca por uma nova informação, e no formato mais adequado, os resultados de busca. É evidente que o Google puxa sardinha para o formato que mais tem a ver com o seu negócio principal, mas até que faz sentido o que a empresa propõe com o Google +1.

Uma vez que um resultado de busca passa a ser recomendado por um amigo em comum, o avatar dessa pessoa será exibido abaixo do item. Para tanto, é mais do que necessário que o usuário esteja com a sua Google Account devidamente logada. Sem isso, nada feito.

Google vai mostrar quais contatos recomendam aquele resultado de busca (imagem: divulgação)

O Google +1 estará disponível por enquanto para usuários do Google em inglês, e não serão todos eles que verão o novo botão em funcionamento. Se você ficou a fim de testar, é preciso abrir essa página e aderir ao experimento do +1. Em seguida, acessar a página americana do Google.

Assista abaixo ao vídeos de apresentação do novo recurso (áudio em inglês).


(YouTube)

Botão +1 em outros sites

Você deve ter reparado que o botão +1 funciona apenas nos resultados de busca do Google. Não é relapso nosso em nos aprofundar no assunto, mas sim uma decisão do buscador.

O Google afirma que por enquanto o +1 não será liberado para implementação nos diversos sites dessa internets, como o Curtir do Facebook faz. Esse recurso é esperado para breve, mas não uma questão de semanas. Em vez disso, o provável é que aguardemos alguns meses antes de instalar o +1 ao lado dos botões de Curtir e de RT, como acontece no layout aqui do TB.

Recomendações de anúncios do AdWords

Se o +1 vai estar em todas as páginas de resultados de pesquisa do Google, não é uma surpresa que a empresa implemente o botão também nos anúncios fornecidos pelo Google AdWords. Se você realmente gostou de uma página que descobriu depois de clicar em uma publicidade do Google, o melhor que tem a fazer é recomendar esse item, mesmo que seja uma propaganda. Pelo menos é assim que o buscador pensa.

Publicidade fornecida pelo AdWords também pode receber +1

Assim como nos resultados de busca, as propagandas recomendadas terão o avatar de quem a recomendou logo abaixo do endereço do site.

Com informações: Search Engine Land, TechCrunch.

TB Respostas
Publicidade

39 Comentários (Deixe o seu!)

  • Quem curte?

    • Breno
      1664c

      Curti! :]

      • Marcoscs
        876c

        não curti

      • Turdin
        3324c

        +1!

    • Kadu
      1896c

      Eu também gostei.
      Uma forma inteligente e pessoal de “deduzir” o que é relevante para mim!

  • Google +1 no Brasil:
    Fulano mais-um-izou isso.

  • Gabriel
    1848c

    Bah, e o que que tem ele copiar. Em vez de falar da vantagem que isso pode trazer à nós usuários, já vão dando patada e falando que Google copiou e quer competir com Facebook… pfff!

  • Ué, nem sabia que aparecia o @fulano shared this on Twitter na busca também.
    Testando o +1 que percebi

  • Google tentando reinventar a roda… de novo.

  • RKNeto
    338c

    Quanto tempo falta para o facebook lançar um site de buscas? Já que tão copiando tudo hoje em dia.

  • Hernani
    3599c

    Cadê o botão curtir para o +1, cadê?

  • Tonobohn
    46c

    Só não entendi se isso vai influenciar diretamente na posição dos resultados nas buscas. Quem tiver mais “+1″pode ser melhor rankeado nas buscas?

    • Acho que só quando uma pessoa que adicionou você em algum serviço do Google fizer a busca.

  • Ué, pra quê um botão de “+1″ sem redes sociais pra compartilhar? A menos que tenha alguma integração futura com o orkut, mas duvido que isso aconteça.

    • vagnerC

      “O Google explica que o +1 tem tudo a ver com relevância. São as recomendações certas, porque foram feitas por pessoas que você confia, no momento certo, que é quando você busca por uma nova informação, e no formato mais adequado, os resultados de busca.”

    • Theus
      266c

      Google Me :)

  • Breno
    1664c

    Caraio velho! 0o
    Eu fiz isso pra testar e pesquisei google e tal.
    Aqui já aparece algumas referências… tal contato meu compartilhou tal página no twitter!
    :]
    Show!

  • EDI LOPES
    937c

    SIMPLESMENTE DUCARALHO essa funcao pena que tem gente que nao compreendeu bem a noticia. Neh Caio

  • Muito bacana no botão.
    Apesar de ter semelhança com o botão de curtir do facebook, tem um aplicação bem diferente, e acho um ótimo método de “filtrar” os resultados exibidos pelo buscador, assim teremos idicações do que é e o que não é relevante.

  • Clique em +1,e vire +1 idiota que utiliza as besteiras do Google.

    Besteira que eu quis dizer foi,o Botão Gostou do orkut,+1 do google e etc.

    • Hudolf Hess
      30c

      Engraçado, falando em besteiras do Google e usando o Google Chrome.

    • Fernando

      #fail

  • +1

  • Instantaneamente, esse botão me fez lembrar daquele jogo Uno (Can-Can ou Mau-Mau para alguns).

    Anyway… +1 excelente ideia da Google.

  • Não acho que isso vá virar.

    Vamos imaginar que eu queira buscar “Blog sobre tecnologia no Google” e apareca o Tecnoblog, então, teóricamente eu ainda não conheço o blog, então vou clicar no link e se for bom, favoritar ou sei lah o que.

    Dessa forma, para eu recomendar para o Google +1, eu teria que voltar para a página de buscas do google e clicar em +1, quem faria isso?

  • JOZ.

    Para que inventar se você pode copiar

  • O Bing já faz isso com o Facebook?

  • Adriano
    317c

    A idéia não é ruim, mas também não é assim tão útil.

  • André Xori
    19c

    Eu já trabalhei nesse Resort que colocaram como exemplo do +1 no resultado de buscas! hahahaha Que coincidência :P hahahaha Show!

  • j2k
    1256c

    seguindo tendências óbvias…

  • É… é bom ter relevância, mas… sei lá.

  • Tava demorando o Google fazer algo do tipo, ele tinha tomado uma postura amigável com o Facebook no icício, mas agora eles acordaram para a vida e perceberam que com o Facebook não existe camaradagem, mas sim troca de favores com uma imensa vantagem adiquirida.

  • Caio Furtado
    4524c

    Curti isso!

  • Rafael The Mist
    666c

    Parabéns, Google. Seu serviço é apenas: mais um. Não foi dessa vez. A dominação mundial andou um passo para trás.

  • É interessante.

  • gostei, porém devia ter o -1 também.

  • Não sei se foi dito aqui, mas dando uma olhada neste recurso, apareceu um link no rodapé assim:

    Results from people in your social circle for TERMODABUSCA – BETA

    Na página, com um subtitulo SOCIAL, tem o resultados apenas indicados e/ou compartilhado por seus amigos, e também algumas notícias do Google Reader.

  • Ricardo

    É interessante notar que no site da Google americano funciona a atualização da lista a medida que você escreve a palavra. Qdo será que isso vai ocorrer no Brasil???

  • Rodrigo
    48c

    Já nao passou da hora do Google colocar aquele link para bloquear o site nos resultados da procura ? Nesse caso seria como o -1

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.