Google +1: esse botão quer competir com o Curtir do Facebook

Buscador tenta adicionar relevância social aos seus resultados de pesquisa.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

O Google coloca no ar nessa quarta-feira mais um recurso que tem tudo para combater o império do Facebook nas redes sociais. Não é uma rede social, mas tem pelo menos um elemento delas: o caráter social de recomendar coisas para os amigos. No caso, os usuários do serviço de busca terão como dizer “esse resultado é recomendado por mim”. Conheça o Google +1.

De acordo com a explicação dada pelo Google para a novidade, hoje em dia a relevância dos resultados de busca é calculada a partir de palavras em páginas eletrônicas, graças a um algoritmo que define o que presta e o que não presta. Isso, entretanto, pode não ser o suficiente num mundo em que cada vez mais as pessoas compartilham suas vidas na rede.

Botão +1 vai aparecer ao lado dos resultados de busca

Inicialmente, o Google +1 é um botão que aparece ao lado dos títulos de resultados de busca. O usuário que descobrir uma página nova e incrível poderá endossá-la e recomendá-la para os amigos com apenas um clique. Lembrou do botão Curtir do Facebook? É isso mesmo, podemos dizer que o Google agora tem o seu próprio botão de Curtir.

O Google explica que o +1 tem tudo a ver com relevância. São as recomendações certas, porque foram feitas por pessoas que você confia, no momento certo, que é quando você busca por uma nova informação, e no formato mais adequado, os resultados de busca. É evidente que o Google puxa sardinha para o formato que mais tem a ver com o seu negócio principal, mas até que faz sentido o que a empresa propõe com o Google +1.

Uma vez que um resultado de busca passa a ser recomendado por um amigo em comum, o avatar dessa pessoa será exibido abaixo do item. Para tanto, é mais do que necessário que o usuário esteja com a sua Google Account devidamente logada. Sem isso, nada feito.

Google vai mostrar quais contatos recomendam aquele resultado de busca (imagem: divulgação)

O Google +1 estará disponível por enquanto para usuários do Google em inglês, e não serão todos eles que verão o novo botão em funcionamento. Se você ficou a fim de testar, é preciso abrir essa página e aderir ao experimento do +1. Em seguida, acessar a página americana do Google.

Assista abaixo ao vídeos de apresentação do novo recurso (áudio em inglês).


(YouTube)

Botão +1 em outros sites

Você deve ter reparado que o botão +1 funciona apenas nos resultados de busca do Google. Não é relapso nosso em nos aprofundar no assunto, mas sim uma decisão do buscador.

O Google afirma que por enquanto o +1 não será liberado para implementação nos diversos sites dessa internets, como o Curtir do Facebook faz. Esse recurso é esperado para breve, mas não uma questão de semanas. Em vez disso, o provável é que aguardemos alguns meses antes de instalar o +1 ao lado dos botões de Curtir e de RT, como acontece no layout aqui do TB.

Recomendações de anúncios do AdWords

Se o +1 vai estar em todas as páginas de resultados de pesquisa do Google, não é uma surpresa que a empresa implemente o botão também nos anúncios fornecidos pelo Google AdWords. Se você realmente gostou de uma página que descobriu depois de clicar em uma publicidade do Google, o melhor que tem a fazer é recomendar esse item, mesmo que seja uma propaganda. Pelo menos é assim que o buscador pensa.

Publicidade fornecida pelo AdWords também pode receber +1

Assim como nos resultados de busca, as propagandas recomendadas terão o avatar de quem a recomendou logo abaixo do endereço do site.

Com informações: Search Engine Land, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados