11 séries e filmes que viraram jogos de videogame

Largue a pipoca e pegue o controle: conheça 11 séries e filmes que viraram jogos de videogame, alguns até bem questionáveis

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Telltale Games / Game of Thrones / séries e filmes que viraram jogos

Existem muitas, mas muitas séries e filmes que viraram jogos de videogame. Muitas dessas adaptações são de um tempo em que qualquer filme ou série era pretexto para lançar um jogo, a maioria de qualidade questionável. Mas, hoje em dia, há exemplos de excelente qualidade. Listamos aqui 11 deles; mas tem muito mais por aí para jogar.

11 séries e filmes que viraram jogos de videogame

A seguir 11 jogos baseados em filmes e séries, sem ordem de qualidade ou preferência.

1. Street Fighter: The Movie e Street Fighter II Movie (1995)

Existem pouquíssimos jogos que foram baseados em filmes que já eram adaptações de games, mas a série Street Fighter consegue a proeza de deter DOIS desses títulos.

O primeiro e mais conhecido é o infame Street Fighter: The Movie (1995), baseado no filme estrelado por Jean-Claude Van Damme e Raul Julia, e foi lançado para Arcade e consoles de mesa, sendo muito similar à Mortal Kombat. O segundo, o também fraco Street Fighter II Movie (1995) saiu apenas para PlayStation, e é uma adaptação do longa-metragem animado de 1994, que é bem mais fiel a Street Fighter II.

2. Game of Thrones: A Telltale Games Series (2014)

A série Game of Thrones, baseada nos livros de George R.R. Martins rendeu diversos jogos para várias platalformas ao longo dos anos, mas se for para escolher um título, este é a série da Telltale Games, lançado para PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e Windows.

A trama segue eventos entre a terceira e quinta temporadas da série e é centrada na família Forrester, que na época havia sido apenas mencionada na série. Infelizmente, com a falência da Telltale, este jogo se encontra fora de catálogo.

3. The Walking Dead: A Telltale Games Series

Melhor sorte teve a quadrilogia The Walking Dead, baseada na série da AMC e nos quadrinhos. Após a falência da Telltale, a marca e equipe foram adquiridos pela Skybound Games, estúdio de Robert Kirkman (autor da HQ), para concluir o quarto capítulo e encerrar a história.

A série recebeu diversos prêmios e foi elogiada pela originalidade (com uma história inédita), personagens carismáticos e um enredo coeso, que pode chocar o jogador.

4. Batman: The Video Game (1989)

O Cavaleiro das Trevas teve várias versões de seus filmes convertidos em jogos, mas Batman: O Filme (1989) estranhamente teve três jogos diferentes, de estúdios distintos. O mais popular é Batman: The Video Game, desenvolvido pela Sunsoft para o NES.

Como os jogos de plataforma da época, tais como Ninja Gaiden e Mega Man, este é bastante difícil e traz uma história que apenas lembra de passagem o filme estrelado por Michael Keaton, Kim Basinger e Jack Nickolson.

5. Ghostbusters: The Video Game (2009, 2019)

Em 2009, a franquia Os Caça-Fantasmas foi adaptada em um jogo com gráficos realistas, lançado para Windows, PS3 e Xbox 360 (e em versões caricatas para PS2, PSP e Nintendo Wii), contando com o elenco original de atores, contando uma história após o segundo filme, em que o jogador controlava um novo quinto membro do grupo.

Aproveitando o futuro lançamento de um novo filme, Ghosbusters: The Video Game foi remasterizado e relançado, agora também para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e Windows (sim, de novo).

6. Alien: Isolation (2014)

Alien: Isolation (PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PS3, Xbox 360, Windows, macOS, Linux) foi o primeiro jogo de uma longa lista de adaptações da franquia Alien, em que o elemento ação foi posto de lado, dando lugar ao Survival Horror.

Aqui, Amanda Ripley (filha de Ellen Ripley, protagonista da franquia vivida por Sigourney Weaver) tem que se virar para não ser pega por um único xenomorfo a solta em sua nave, de maneira similar à criatura que infernizou Ripley e cia. em Alien: O Oitavo Passageiro.

7. Star Wars Jedi: Fallen Order (2019)

A franquia Star Wars rendeu muitos, mas MUITOS jogos ao longo de quatro décadas, alguns bons, outros ruins e ainda outros que envelheceram muito mal, ao ponto de não serem mais decentemente jogáveis.

O mais recente é Star Wars Jedi: Fallen Order (PS4, Xbox One, Windows), que conta uma história entre Episódio III: A Vingança dos Sith e Episódio IV: Uma Nova Esperança. O protagonista é entrada em Cal Kestis, um padawan sobrevivente à Ordem 66 em jornada para completar seu treinamento Jedi, enquanto foge dos inquisidores do Império.

8. Star Trek: Bridge Crew (2017)

A franquia Star Trek/Jornada nas Estrelas também rendeu inúmeros jogos, baseados nas séries e filmes, mas um dos mais interessantes é o mais recente. Star Trek: Bridge Crew (PS4, Windows, Oculus) permite o jogador e amigos assumirem a ponte da USS Enterprise em primeira pessoa, tanto na original de Kirk, Spock, McCoy, Uhura e cia, quanto na NCC-1701-D de Picard, Riker, Data, Troi e La Forge de A Nova Geração (DLC).

Originalmente compatível apenas com dispositivos de RV, o jogo foi atualizado e hoje todo mundo pode jogar, com ou sem óculos ou HMDs.

9. Power Rangers: Battle for the Grid (2019)

 

Power Rangers teve jogos de vários gêneros, do beat ‘em up a jogos jogos de corrida (!). O mais recente, Power Rangers: Battle for the Grid (PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows, Google Stadia) foca no bom e velho gênero de luta, trazendo diversas encarnações da versão americana dos Super Sentais japoneses, desde a primeira Mighty Morhpin até o filme de 2017.

10. The LEGO Movie 2 Videogame (2019)

Os dois filmes da série Uma Aventura LEGO renderam muito bem (o primeiro mais que o segundo), e como de praxe, ambos ganharam jogos baseados neles.

O mais recente, The LEGO Movie 2 Videogame (PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows, macOS) traz mundos e personagens tanto do cinema, quanto originais, com a mesma mecânica de diversos jogos da série LEGO: use as pecinhas de plástico para resolver quebra-cabeças e alcançar novas áreas.

11. Harry Potter: Hogwarts Mistery (2018)

O bruxinho mais famoso das últimas décadas também fez das suas em diversos jogos, mas o mais recente título não é estrelado pelo menino que sobreviveu. A história de Harry Potter: Hogwarts Mystery (iOS, Android) se passa anos antes de sua chegada à Hogwarts, com seu personagem original interagindo com a geração anterior de alunos.

Boa parte do elenco original dos filmes dublou o jogo, que é gratuito com microtransações; infelizmente, os contadores que limitam o progresso são muito mal equilibrados, numa tentativa de forçar o jogador a gastar dinheiro.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados