No exato momento em que você está lendo esse texto, milhões de URLs de diversos sites estão infectados com um código malicioso. Não se sabe quem começou o ataque. Apenas se sabe que ele é extremamente eficiente, e se aproveita de falhas de segurança em versões antigas de servidores.

O ataque, batizado até o momento de LizaMoon, se aproveita de uma (ou várias) vulnerabilidades em centenas de milhares de servidores rodando versões do Microsoft SQL Server 2003 e 2005. E, mesmo assim, não se sabe ainda se a vulnerabilidade está no banco de dados ou em sistemas de CMS que estejam instalados nesses servidores.

Usando um simples esquema de SQL Injection, o vírus varre o banco de dados atrás de posts e páginas diversas, e insere um link para um arquivo javascript no servidor do atacante. Como até o momento já temos milhões de página infectadas, não é difícil acreditar que o processo de infecção seja extremamente simples, e até mesmo automatizado. Uma busca simples dentro do Google já mostra o tamanho do estrago.

Hide yo kids, hide yo wife, because obviously we have an attack in these pages

Por sorte, o JavaScript em si não faz nada de perigoso. O código apenas lança um anti-vírus falso, chamado Windows Stability Center, e só. Na verdade, o anti-vírus falso já é velho conhecido, e se você possui um anti-vírus de verdade atualizado, o acesso já é bloqueado logo no começo. Mas, mesmo que esse ataque seja virtualmente inofensivo, é bom lembrar que pode ser pior. Um hacker mal-intencionado poderia usar essa mesma falha e executar códigos realmente danosos para o usuário.

E, o que é pior: não há nada que o usuário possa fazer nesse caso, já que falhas de segurança em servidores ocorrem por falha dos sysadmins, que por diversos motivos (preguiça, em sua maioria) não se importam de atualizar o software rodando no servidor. Se pararmos para pensar, o SQL Server 2003 já tem por alto uns oito anos de vida, e nada justifica mantê-lo ainda no ar, ainda mais sem atualizações de segurança.

Nessas horas, a dica de sempre é: tome cuidado por onde você navega. E, se você é um sysadmin, sempre mantenha os servidores e serviços atualizados. Os usuários agradecem.

Com informações: Download Squad.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados