Sugestões automáticas de busca são responsabilidade do Google?

Corte da Itália decide que Google deve responder pelo recurso do buscador.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Quem nunca passou por essa situação? Entra no Google, começa a digitar aquilo que quer pesquisa e, depois de algumas letras, clica na sugestão de busca que é exatamente aquilo que você procura. Não sei qual é a taxa de uso do recurso, mas imagino que seja alta. E aí vem a dúvida: se o Google é legalmente responsável pelos termos que aparecem nas sugestões.

O autocompletar virou motivo de disputa judicial na Itália. Na corte de Milão, a segunda cidade mais importante da península, um advogado reclama que seu cliente — uma pessoa pública — foi prejudicado a partir do momento que, ao digitar nome e sobrenome desse sujeito, o Google automaticamente completava com “fraude” (ou truffa, no termo em italiano).

Os reclamantes alegam que o Google deve ser responsabilizado por essas imputações que denigrem a honra do sujeito. Embora o Google não gere seus termos sugeridos manualmente, o algoritmo que faz isso é controlado pela empresa e pode sofrer modificações para evitar tais situações.

Por sua vez, o Google se defendeu dizendo que não pode ser responsabilizado por isso. Também disse que o recurso de autocompletar das buscas é baseado em buscas anteriores, eu são registradas. Com o tempo, o algoritmo fica mais inteligente e começa a sugerir aquilo que já é buscado em grande quantidade por outros usuários.

Na semana passada saiu o resultado da disputa, que só foi conhecido hoje. O Google perdeu o processo, sendo, portanto, considerado o responsável legal pelos termos sugeridos automaticamente. A empresa se disse “desapontada” pelo resultado, enquanto os reclamantes fizeram questão de dizer que não apoiam a censura.

Esse caso é interessante porque fica difícil de dizer até que ponto a opinião pública detém a verdade, e também até que ponto os algoritmos do Google devem refletir isso. Não é porque todo mundo associa determinado nome a um crime que a pessoa é verdadeiramente culpada. Pelo menos não até que a justiça diga que é.

Pirataria? (imagem: reprodução)

No ano passado, o Google anunciou que não iria mais exibir sugestões de busca quando o termo procurado fosse “torrent”. Dessa forma, a empresa evita problemas com as associações de cinema, de música etc. Será que chegou o momento de parar de associar nomes a crimes, por meio de filtros previamente determinados que cumpra essa tarefa?

Com informações: ZDnet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados