Ir para o conteúdo.

Início » Google » Vem aí o Chrome OS especial para tablets

Ah, o código-fonte… Sempre por aí para dedurar os mais variados recursos que, em algum momento, serão oficialmente lançados. O Chrome OS, que passou um tempo sem virar notícia, volta ao TB justamente por causa de uma descoberta no seu código-fonte: o Google está trabalhando em uma versão do sistema operacional voltada para tablets.

Por que o Google criaria uma versão do seu sistema específica para tablets? O principal motivo é a entrada de dados por meio do touchscreen. São necessárias várias modificações na interface do software para que ele seja mais fácil de ser usado sem depender de um mouse ou de um teclado, mas apenas das próprias mãos.

Nos últimos meses, conforme a CNET informa, tanto o Chrome (navegador) como Chrome OS tiveram modificações nesse sentido. A começar por um teclado virtual que poderá ser acionado dentro do browser, com direito a ícones especiais para Tab, Delete, e por aí vai. Esse tipo de recurso é fundamental e tem que ser muito bem feito, ou o usuário fica impossibilitado de acessar as páginas e enviar mensagens, por exemplo.

Outra novidade do Chrome que tem tudo para facilitar uma versão do Chrome OS para tablets é a nova página de abas, aquela que oferece os sites mais visitados com apenas um clique. O Chrome no canal Canary já tem essa página modificada com espaço maior entre os ícones. Usuários de dispositivos touch agradecem.

Motorola Xoom, o primeiro tablet a rodar Honeycomb (imagem: divulgação)

E agora a pergunta que não quer calar: por que ter o Chrome OS para tablets e o Android Honeycomb, que deve ser apresentado com o Motorola Xoom na semana que vem? O Android parece-me estar bem mais completo e sólido para esse tipo de uso. Também é bom ter em mente que o Chrome OS já está atrasado, visto o sistema foi prometido para 2010.

O Google confirmou que trabalha em recursos específicos para tablets dentro do Chrome OS. Mas é só isso o que a empresa falou até agora.

22 Comentários (Deixe o seu!)

  • O Chrome OS para tablets é o que hoje seria o Android 3.0?

    • Não. São sistemas completamente distintos. O Chrome OS é produzido pela equipe do Chromium Project, que também faz o Chrome Browser. Já o Android é feito pela HSA, mas é praticamente do Google.

      • Pessoal da Canonical tbm dá apoio ao Chrome OS :)

  • Turdin
    3346c

    Mais um SO pra tables, vamos ver no que vai dar O.o

    • Matheus Oliveira
      293c

      De boa, na atual situação só ficará de pé iOS e Android… O resto é aposta…

      • Acho que ainda veremos muitos tablets sendo vendidos com Windows. E vendendo bem…

        • No dia em que o Windows for adaptado para tablets, claro!

  • tablets… os… acho que vai dar uma briguinha de OS, logo logo.

  • Gabriel

    Google com dois SOs para tablets? Só quero ver.

    • John

      Chrome OS? Isto non ecziste!

  • O Google percebeu o erro em focar apenas no netbooks, que estão perdendo muito mercado para as tablets, e está correndo atrás do prejuízo. O problema é ter dois OSs ao mesmo tempo no mercado, sendo que um desses já está muito bem estabelecido e tem nome.

  • Tem que ver que, talvez só um código fonte não seja informação o suficiente pra saber o que a Google está planejando pra o futuro.

    Pode ser algo novo, e não necessariamente um g-tablet, um g-netbook. Ou pode ser algum desses dispositivos, mas com um foco totalmente diferente do que são os dispositivos atuais.

    Mas pode ser só uma continuação do Android também…. vai saber hehehe

  • O Eric Schimidt quando era CEO tinha falado em unificar os dois algum dia. E o Google jã tinha se pronunciado como tendo uma posição de experimentar com os dois e até que um se mostre desnecessário. O Chrome OS compete com o WebOS enquanto o Android com o iOS. O mercado ainda tá aberto e o Google tá jogando em todas as pontas.

  • Alexandre
    3968c

    Que coisa… Num primeiro momento vem a pergunta : e o honeycomb? O android tem mais a ver com a telefonia e lembrando que a indústria ainda mexe pondo a casca que lhe convém.
    O chrome vai ter controle somente do google e tem o lance nuvem, que é revolucionário.
    Aguardemos pra ver

  • Rafael The Mist
    670c

    Sei lá, hein… Periga de ser um tremendo tiro no pé. Eu compraria o Honeycomb sem pestanejar.

  • Será que o Google está planejando tablets de baixo custo? eu vejo o Chrome OS como uma alternativa pra laptops de baixo custo.

    • deixe eu ser mais claro, vejo o Chrome OS como alternativa para laptops de baixo custo, será que agora o Google está planejando tablets de baixo custo também? ou tô viajando?

  • Giovas
    60c

    Chrome OS é outra daquelas revolucionárias que vem muito cedo pra ser aceitas. Daqui a uns 5 anos a gente conversa melhor sobre isso

  • A ideia básica do Chrome OS é ser um sistema cujas informações e dados estejam sempre nas nuvens, online. Por melhor que seja as tecnologias presentes no HTML5, é ridículo achar que um web app vá substituir um aplicativo nativo num tablet, cujo chamariz ultimamente tem sido os games.

    Em tempos onde 3G ilimitado é passado, quem vai querer ter que carregar sempre as mesma informações, como música, vídeo, PDF, …? Sim, existe Wi-Fi, desde que você acredite que ele vai estar disponível sempre e em qualquer lugar.

  • Caio Furtado
    4524c

    Ela devia ter feito isso desde o início e não lançado um Android pra tablets. Ficaria: Android = smartphones / Chrome OS = Netbooks e Tablets.

  • Não creio que vá ser para tablets. Provavelmente, para dispositivos como o Inspiron Duo, mas não exatamente para tablets. A Google não é besta, não iria canibalizar o Honeycomb.

  • Francesco Ramos
    1c

    colocar o Chromo OS nos tabets é como ja ter um concorrente ao Firefox OS ,que também tem como Objetivo ser leve e instalar apps que funcionem somente com conexao a internet

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.