Ir para o conteúdo.

Início » Web e redes sociais » Facebook é uma máquina de espionagem, diz fundador do WikiLeaks

Em se tratando de espionagem, os EUA estão bem servidos. Eles contam com o FBI, a CIA e diversas outras agências especializadas em angariar inteligência, qualquer que seja o suspeito. Mas para Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, as agências estariam usando uma rota mais fácil de conseguir informações. Assange declarou em uma entrevista que a rede social de Mark Zuckerberg “é a máquina de espionagem mais temível já criada”.

A entrevista foi concedida ao site Russia Today e nela Assange diz que o Google, Yahoo e outras organizações que tenham redes sociais na web também criaram interfaces específicas para agências de inteligência. Isso acontece porque, segundo Assange, tais empresas “cedem à pressões políticas e legais” e que também “custaria demais enviar diversos dados para as agências, então eles automatizaram o sistema”. A entrevista completa pode ser vista nesse link.

Os adoradores de teorias da conspiração provavelmente já estão certos que o Facebook abriu sua base de dados de usuários para o governo americano, facilitado a coleta de dados. Mas pelo outro lado, talvez o Julian Assange tenha visto a reportagem sobre o Facebook no site The Onion e caído feito um patinho.

Com informações: The Next Web.

25 Comentários (Deixe o seu!)

  • Noooooossa! Se um usuario comum pode espionar a vida de qualquer um numa rede social, porque uma agência governamental como CIA e FBI não usaria?

  • @brunogdb
    4239c

    Depois falam que a Apple é a espião mestre.

    • @brunogdb
      4239c

      espiã*

  • Surpresa nenhuma, todas as previsões indicavam pra isso, um sistema onde você mesmo se propõe a dar toda a sua informação pro governo, sem saber que o está fazendo

    É 1984 e o grande irmão usa uma um jeans descolado ao invés de terno

  • Razão ele tem. Se o Yahoo deu dados de usuários para o governo chinês, um governo estrangeiro, para perseguir dissidentes, imagina dentro do jogo político de Washington onde eles até ganhariam algo? Facebook, Google e outros não fogem de qualquer possibilidade.

  • Pedro
    488c

    Se ele não me contasse eu nunca iria desconfiar. #IronicOff.

  • Rodrigo
    765c

    Se levarmos em consideração alguns “iluminados” que postam no twitter até quando vão ao banheiro, espionar gente nas redes sociais é a coisa mais fácil do mundo. James Bond é que sofria sem a internet…

  • Se sua namorada comsegue espionar sua vida pelo orkut, porque a CIA não conseguiriam?

    • Plínio

      Boa 4ever_strong! kkk

  • O iPhone já não entrega a sua localização?
    O que é um peido para quem já está todo cagado? :D

  • Mas isso eu já sabia… vai na comunidade TDC do orkut e cria um tópico com o tema semelhante: “orkut serve para espionagem” vão logo responder: “old ¬¬”

  • Minhas loucuras de ontem confirmadas hoje… então eu continuo louco?

  • Alexandre
    3968c

    eu nao duvido. os meios a industria tem, soh faltou o “como” e pra ” quem” . se isso pudesse ser provado, e jogado no ventilador, 2012 iria ficar pequeno perto do caos que reinaria

  • Turdin
    3346c

    Informação hoje em dia vale ouro, e está cada vez mais fácil de se conseguir, acredito sim que o governo tem acesso a tudo isso

  • Verdade. Dei check-in no foursquare e apareceu lá. ELES SABEM ONDE EU ESTOU!!!!

  • RodrigoKrZ
    111c

    Ah tudo sempre serve pra espionagem, fala sério!

    Quer estar sempre no anonimato, não tenha orkut nem facebook, não tenha celular nem computador. Se você simplesmente não quer ter dados acessados por outras pessoas, simples, não os divulgue…

    Não importa se o site é uma rede social grande ou pequena, se é um blog ou mesmo um provedor de acesso e serviços de e-mail. Organizações de segurança sempre terão acesso a tais dados se quiserem

  • … é quase isso mesmo!

    • Caio Furtado
      4524c

      Sim, mas conscientizada.

  • marcoscs
    930c

    o problema dessa discussão sobre privacidade, invasão da mesma e uso de dados pessoais em interesses privados/governamentais geralmente não contam com um pequeno elemento mas que é fundamental: o elemento de que AS PESSOAS NÃO ESTÃO DANDO A MÍNIMA.
    Quem quer privacidade primeiro de tudo não entra em redes sociais, não usa twitter e qq meio de ver e ser visto, se o usuário entra nesses veículos é porque ele quer ser visto.
    Qual o sentido de um usuário que instalou um aplicativo que dá aos seus contatos informações constantes sobre onde está e quando está querer “privacidade”??
    Privacidade hoje é artigo em desuso, desvalorizado e posto de lado PELOS PRÓPRIOS USUÁRIOS em prol da vida em comunidades online, daí ser até meio ridículo a criação de teorias conspiratórias sobre informações que qualquer boçal consegue obter em minutos de pesquisa no orkut.
    Eu não estou falando de dados confidenciais como senhas, sigilo bancário, etc, mas outros aspectos da privacidade do cidadão estão se diluindo em função das novas formas de comunicação e das consequências dessas, assunto inclusive muito pouco estudado.
    Não estou subestimando a inteligência do Assange mas que ele é meio paranóico e essa nóia dele afeta seu julgamento, isso é fato.
    Page, Brin e Zuckerberg não precisam fazer acordos secretos com governos pra expor dados de usuários, estes já fazem isso milhares de vezes por dia com o maior prazer.

  • Rafael The Mist
    670c

    Incrível a revelação. Coisa de gênio mesmo. :P

  • Não sei os outros mas eu não me preocupo, pode pegar meus dados lá. Aqui no Brasil o governo ja sabe o quanto eu ganho e no que eu gasto, aonde eu moro e tudo mais. Acho legal explorar os recursos da internet para poder ajudar em algo futuramente.

    Eu acho que se você colocou os dados na internet está ciente que ele está vuneravel.

  • Felipe

    “o mundo é portátil pra quem não tem nada a esconder”….rs se vc não ta fazendo nada de errado dane-se, que que tem eles saberem que vc foi pra praia com a amante rsrsrs.

    Agora… se fazer algo errado, logicamente ….destrua sua vida virtual e vá fazer oq tem que ser feito, simples, é só não ser burro.

  • Rodrigo

    É bem provavel Rafael Silva que Julian Assange especializado em vazar informações de fontes garantidas tenha caido numa piadinha do The Onion…

  • mas galera, naum está se levando em consideração apenas o twitter e orkut ou outra rede social. oq estah em jogo são contas de e-mail e outros serviços onde vc confia informações sigilosas ou importantes.
    quando vc loga no google/yahoo e faz uma pesquisa, tudo oq vc pesquisa eh guardado em um histórico de busca. assim a google pode oferecer adsense de acordo com o perfil de quem está navegando. mas será que esse registro q a google/yahoo tem de vc é usado apenas para fins de propaganda? será q serviços como gmail são oferecidos a custo zero mesmo, ou eles ganham alguma coisa com informações sobre vc? A Google sabe mais sobre vc do que a sua própria mãe. #fato

  • vito

    viu eu saquei isso desde que saiu aquele filme a rede social , aa o USA so achou o osama porque um dos seus seguraças curtiu a foto de uma gostoza sem roupa kk

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.