Gráfico mostra linhas coloridas. E dados sobre os navegadores também. | Clique para ampliar

O Internet Explorer 9 foi lançado no dia 14 de março desse ano. Já o Firefox 4 apareceu oficialmente na web uma semana depois. Mas a chegada das novas gerações dos navegadores da Microsoft e da Mozilla não conseguiram fazer com que os programas ganhassem pontos em participação de mercado. Pelo contrário, eles acabaram perdendo alguns.

De acordo com dados levantados pela empresa Net Applications, mesmo com a chegada oficial do IE9 a participação do browser da Microsoft pela web caiu 0,8% no último mês de abril, chegando a “apenas” 55,1% do mercado, número mais baixo já registrado pelo programa da Microsoft. Há um ano, os IE eram usados por 60% da internet. Já o Firefox 4 não conseguiu reverter toda ansiedade gerada em sua tortuosa gestação em números, fechando seu primeiro mês completo no mercado com sua família registrando queda de 0,2% em sua participação, ou 21,6% do bolo.

Do outro lado, o maior crescimento do mês veio do geralmente discreto Safari, que cresceu 0,5% e chegou a 7,2%, seu maior índice de popularidade. Já o Chrome continua com sua lenta caminhada rumo ao topo, com crescimento de 0,4% e total de 11,9% da internet. Não que alguém se importe, o Opera ficou estável em seus 2.1% e o odiado IE6 é usado por inacreditáveis 10.9% dos navegantes, queda de 0,1% em relação a março.

Para chegar a tais números, a Net Applications analisa os dados de 160 milhões de usuários da internet e monitora a visitação de 40 mil páginas da rede.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados