O Google Talk fica mais completo a partir de agora. Depois de duas semanas desde que a AOL admitiu estar trabalhando com o Google num novo recurso, os comunicadores instantâneos das duas empresas podem conversar entre si. Menos um obstáculo rumo a um mundo digital de interoperabilidade, devo dizer.

Embora o anúncio não seja oficial (nem a AOL nem o Google falaram a respeito do assunto por enquanto), foi o desenvolvedor do tradicional Pidgin quem descobriu a novidade. Ele, que ganha a vida desenvolvendo um IM alternativo que integre vários serviços de messenger, disse que a interoperação “magicamente começou a funcionar para mim”.

O sujeito que usa o Google Talk como seu principal serviço de IM pode, com a mudança, adicionar usuários do AIM, o messenger old school da AOL. Para tanto, é só mandar acrescentar um novo contato e escrever o endereço de e-mail @aol.com. Num primeiro momento essa comunicação não será possível, até que o usuário do AIM autorize a adição.

Mesma história vale para quem usa AIM. Simplesmente vá em adicionar novo contato e coloque o endereço @gmail.com. Segundo o The Next Web, até mesmo mensagens de status aparecem nos dois serviços, bem como aquele aviso “Fulano está digitando”.

Cabe lembrar que o Google Talk teve seu lançamento justamente por causa dessa tal de interoperabilidade, que facilita com que serviços distintos se comuniquem entre si. Baseado no protocolo XMPP, ele pode conversar tranquilamente com outros serviços e aplicativos que utilizam o protocolo. Só falta mesmo se comunicar com os grandes IM (como o Messenger, por exemplo). No entanto, as empresas responsáveis por esses serviços utilizam protocolos proprietário e parecem não estar tão interessadas na interoperação de protocolos e serviços.

A importância do AIM nessa história é a abrangência do IM, que (se bem me lembro) já foi o mais usado dos Estados Unidos. Com a decadência da AOL, imagine o que aconteceu com ele ao longo de anos no ostracismo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados