Quem está por trás dos Doodles do Google?

Tudo sobre os Doodles do Google e quem está por trás das ilustrações e animações divertidas da página inicial da busca

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses
Google (Imagem: Kai Wenzel / Unsplash)
Google (Imagem: Kai Wenzel / Unsplash)

A resposta curta é: muita gente! Os Doodles do Google sempre aparecem em datas comemorativas, homenagens ou para fortalecer campanhas apoiadas pela gigante de buscas. De ilustrações estáticas a animações mais complexas, incluindo jogos rápidos, os Doodles do Google já fazem parte da rotina de quem usa o buscador no mundo todo. Aproveito para sugerir alguns vídeos e relembrar Doodles marcantes no YouTube.

O que são os Doodles do Google?

Nas palavras do buscador, os doodles, que podem ser desenhos ou até mesmo jogos, sempre disponíveis na página principal do Google, são uma forma de entretenimento.

Os doodles são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.

A história do Doodle do Google

A história começa em 1998, mesmo antes de o buscador (que até então era só uma ferramenta) se tornar na empresa gigante que é hoje. O primeiro doodle, ou o conceito do doodle, nasceu quando os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, rascunharam um logotipo temporário para indicar que participariam do Burning Man.

A dupla colocou o desenho de um simples boneco palito atrás do segundo “o” da palavra Google. A ideia era passar a mensagem, de forma lúdica, de que os fundadores do Google estavam “fora do escritório”. Apesar de o que podemos chamar de “primeiro doodle” ter sido uma brincadeira, foi ali que nasceu a ideia de celebrar eventos notáveis.

Burning Man, o primeiro Doodle Google (Imagem: Divulgação / Google)
Burning Man, o primeiro Doodle Google (Imagem: Divulgação / Google)

Em 2000, foi dada sequência ao “plano dos Doodles”. Page e Brin pediram a Dennis Hwang — estagiário do Google na época, hoje designer da Niantic — para criar um Doodle para o Dia da Bastilha (feriado francês em 14 de julho, em memória à Tomada da Bastilha, 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa).

O Doodle fez tanto sucesso que Hwang foi nomeado “doodler chefe do Google” — um cargo bem específico, não? E, assim, os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google, celebrando datas como o Dia das Bruxas.

Inicialmente, a maioria dos doodles comemorava feriados nas páginas do buscador dedicadas aos países. Mas, atualmente, abordam uma variedade de eventos e datas importantes para cultura pop mundial, desde o aniversário de John James Audubon (ilustrador de The Birds of America) até o aniversário do Sundae (sim, o sorvete).

Quem está por trás dos Doodles do Google?

A pergunta que falta responder é: hoje, quem está por trás dos Doodles do Google?

Um monte de gente… a criação de novos doodles atualmente é responsabilidade de uma equipe de ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros de programação.

Sendo assim, a criação de doodles se tornou um trabalho em equipe. Provavelmente, você já viu Doodles animados, com jogos que pedem para resolver quebra cabeças ou exercícios de programação para crianças. Quem não se lembra do Doodle Pac Man?

Atualmente, é Jessica Yu quem ocupa o cargo de “Doodle Team Lead”. Ela publicou em 2019 uma vaga com os requisitos para trabalhar na sua equipe de Doodles no LinkedIn.

Google 4 Doodle

Outra iniciativa é o “Doodle 4 Google“, uma competição anual em países selecionados para que as crianças criem um doodle para o Google que terá o mesmo destaque dos doodles criados pelos designers. O concurso, geralmente, é dedicado a um tema.

Doodle 4 Google vencedor de 2020, de Sharon Sara (Imagem: Divulgação / Google)
Doodle 4 Google vencedor de 2020, de Sharon Sara (Imagem: Divulgação / Google)

Além do Doodle destacado na página inicial do Google, as crianças ganham bolsas de estudos, assim como as escolas que recebem “pacotes de tecnologia”. Sharon Sara, aluna do Texas, venceu o concurso em 2020 e já “vestiu a camisa” do próprio Doodle.

Doodle Shop

Falando em camisa, você também pode encontrar alguns “produtos Google” na “Official Merchandise Store” (googlemerchandisestore.com), com mais variedade na região dedicada aos Estados Unidos e Canadá. Há vários outros itens interessantes na loja.

Um Q & A rápido!

Quantos Doodles o Google já criou?

O Google afirma que já criou mais de 4.000 doodles em todo o mundo.

Existe um histórico de Doodles antigos?

Sim! Você pode consultar aqui (google.com/doodles#archive).

Há, ainda, um link de Doodles interativos (google.com/doodles?q=interactive).\

Quem escolhe quais doodles serão criados?

Um grupo de Googlers (funcionários do Google) se reúne para ter ideias e decidir quais eventos serão celebrados. As ideias vêm de várias partes do mundo, incluindo os próprios Googlers e também os usuários do buscador. O processo de seleção valoriza pessoas e eventos que refletem a personalidade do Google e o amor pela inovação.

Posso enviar uma ideia ou pedido de doodle?

Pode sim!

O Google divulga um e-mail (doodleproposals@google.com) em que recebe ideias para os próximos doodles. Note, porém, que a equipe recebe centenas de pedidos todos os dias e pode não responder a todos. Mas garante que leva tudo em consideração.

Veja também outros vídeos sobre o time de doodlers no YouTube:

*Com informações: Google 1 e 2 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados