Nem só de tela inicial será feito o Windows 8. Durante a conferência D9, a Microsoft revelou a nova interface do futuro Windows, que foi totalmente pensada para ser usada em dispositivos com tecnologia touchscreen. Confira abaixo algumas capturas de tela feitas a partir de um vídeo que a companhia divulgou entre jornalistas.

De acordo com a companhia, esses são alguns dos aspectos que podemos esperar do Windows 8:

  • Interface com tiles de notificação e informações em tempo real dos aplicativos, como já acontece no Windows Phone 7.
  • Troca entre aplicativos, inclusive com redimensionamento automático das imagens apresentadas em aplicativos de foto e de vídeo.
  • Navegador “totalmente otimizado” para toques, “com o poder de aceleração por hardware do Internet Explorer 10”.

A empresa deixa bem claro que a nova tela inicial, que você pode ver nesse post, vai tomar o lugar da tradicional área de trabalho que nós conhecemos. Ela também fará as vezes de menu Iniciar (uma baita quebra de paradigma, não?).

Na demonstração, a Microsoft deixou bem claro que a interface do Windows 8 é voltada para dispositivos touch, mas a interface convencional do Windows 7 estará disponível para quem quiser usar aplicativos tradicionais que não estejam preparados para esse tipo de entrada de dados, como o próprio Office (considerando a versão 2010, que fique bem claro).

A nova interface vai funcionar com e sem teclado, bem como com e sem mouse. A Microsoft espera poder instalar o Windows 8 em laptops, desktops, computadores do tipo all-in-one, e até mesmo telas maiores com uso voltado para salas de aula.

Vídeo do Windows 8 em funcionamento

Assista abaixo ao vídeo de demonstração do Windows 8, liberado há poucos minutos pela Microsoft (em inglês).

(YouTube)

Cabe lembrar que essa é a primeira vez que a Microsoft vem a público para mostrar a nova interface do futuro Windows. Até agora, a empresa vinha fazendo muito mistério acerca do que devemos esperar a próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo.

Por sinal, repare que, na filmagem acima, o efeito blur foi colocado em determinadas partes da parede. O que será que a MS está guardando de tão importante?

Pesquisa de opinião

Agora que você já viu as capturas de tela e o vídeo com o novo visual do Windows 8, responda abaixo se você curtiu ou não.

[polldaddy poll=5104622]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados