iOS 5: integração com Twitter, centro de notificações e outros

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 8 meses

A Apple demonstrou hoje na WWDC as novidades que pretende lançar na próxima versão do sistema operacional móvel iOS. Usado em diversos modelos de dispositivos móveis e na Apple TV também, o sistema ganhou mais de 200 novas funcionalidades. Algumas são específicas para os menores iPod e iPhone e outras apenas para o tablet da empresa. Mas apenas dez foram destacadas no evento. Veja as mais importantes delas logo abaixo.

Twitter e iMessages deixam iOS mais social

No iOS 5 o Twitter passou a ser diretamente integrado no sistema. Usuários vão poder mandar tweets direto do Safari, do Maps, do aplicativo de fotos e até mesmo do YouTube por meio do painel de ações. Não sei que tipo de acordo a Apple fez com a rede social, mas ao que parece, você poderá ter a escolha de qual aplicativo do Twitter usará no sistema. Isso vai depender, claro, que eles se adequem à nova versão.

Também foi apresentado um sistema de bate-papo específico para quem tem iOS, chamado iMessages. Ele permite envio de texto, contatos e mídia sem limites, tanto pela rede 3G quanto por WiFi. Na lista de pessoas que não estão muito felizes com essa integração está o desenvolvedor do WhatsApp, aplicativo que tem a mesma função só que apenas funciona com números de celular. Logo depois dele estão as operadoras, que poderão ver o lucro dos planos de mensagens de texto caindo vertiginosamente assim que essa atualização for liberada.

Mais fácil: notificações e câmera

As suspeitas de que um novo sistema de notificações seria apresentado começaram quando um desenvolvedor de um aplicativo de notificações para iOS foi contratado pela Apple. E foram confirmadas quando a empresa apresentou o novo sistema acima. Ele imita bastante o Android, acumulando notificações de diferentes aplicativos e permitindo o rápido acesso à elas a partir da barra superior.

A câmera também ganhou um atalho na tela de bloqueio. Basta apertar duas vezes o botão home que o atalho aparece. É uma modificação que vai deixar feliz aqueles que já perderam a chance de tirar uma foto porque tinham que desbloquear seu dispositivo e abrir o aplicativo de câmera.

Sem PC? Sem problema.

Com o iOS 5.0 a Apple finalmente implementou algo que muitos usuários de algum iOS queriam: você vai poder comprar um iDevice qualquer e não vai precisar conectá-lo num PC ou Mac para ativá-lo no iTunes. Com o novo sistema, será possível tirá-lo da caixa e começar a usá-lo imediatamente, desde que tenha energia na bateria. Provavelmente ainda vai ser necessário abrir uma conta na Apple direto do dispositivo, mas isso não deve ser tão complicado quanto soa ser.

Outra parte dessa filosofia de abandonar as cordas são as chamadas atualizações delta. Com o iOS 5.0, a Apple vai passar a enviar atualizações do sistema direto para o dispositivo, sem a necessidade de plugar no iTunes para atualizar.

A terceira e, a meu ver mais importante, é a sincronização via WiFi. Dispositivos com o iOS 5.0 vão poder sincronizar músicas, vídeos e todas as informações de um iTunes direto da rede sem-fio. Essa funcionalidade entra para a lista de coisas que surgiram em aplicativos da loja Cydia, específica para jailbreakers, e foram implementadas pela Apple.

E quando chega?

Essa é a notícia ruim. Apesar de ter demonstrado tudo isso hoje, Steve Jobs desapontou um pouco os usuários de dispositivos da Apple ao dizer que o iOS 5.0 deve chegar até setembro e vai ser compatível com o iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e 2 e iPod Touch de 3ª e 4ª geração. Por enquanto apenas programadores do iOS poderão testá-la: a versão iOS 5.0 beta já está disponível para download no centro de desenvolvedores da Apple.

(Vídeo no YouTube)

Veja mais informações sobre o que há de novo no iOS 5.0 no vídeo acima ou no site oficial da Apple.

Receba mais sobre iOS 5 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados