Quem trabalha controlando rede empresariais tem que ficar atento quando certas conexões se tornam instáveis ou caem. Por isso administradores de rede são funcionários essenciais em empresas que dependem da rede para funcionar, seja interligando filiais ou conectando-se à redes externas. A maioria das ligações são feitas por empresas que alugam sua estrutura de rede em planos corporativos, garantindo um mínimo de banda disponível.

A Intelig é uma das empresas que fazem essas ligações e foi comprada pela operadora de telefonia celular TIM em meados de 2009. Mas enquanto a aquisição deveria melhorar os serviços da empresa, o que anda acontecendo é o contrário, segundo administradores de rede espalhados em todo o Brasil. Muitos deles acabam frustrados com as constantes quedas, chegando a apelidar a empresa de “Intelixo”.

Uma simples busca pela palavra Intelig na lista de discussão [caiu], em que trabalhadores do setor de T.I. relatam casos de queda de sites e conexões de rede em diversas operadoras, retorna dezenas de resultados, muitos deles recentes.

E para piorar a situação, ao abrir chamados para resolução das quedas, os clientes da empresa recebem uma resposta tão constante quanto as próprias indisponibilidades:”rompimento de fibra óptica”.

Alguns deles chegam a especular que a repetição do motivo “rompimento de fibra” não passa de uma desculpa para a Intelig tentar escapar das garras da Anatel. Já que de acordo com a lei, rompimentos de fibra óptica são considerados acidentes, a empresa não teria que ressarcir seus clientes por qualquer dano que eles sofressem nesses casos.

Problema na rede afeta clientes da TIM. De novo.

Os casos de indisponibilidade se acumulam e estão afetando cada vez mais pessoas, não só os clientes de planos corporativos da Intelig. Hoje mesmo clientes da TIM em Belo Horizonte e em Curitiba relatam que não estão conseguindo fazer ligações dos seus aparelhos nem acessar a rede de dados.

Essa parece ser uma reprise de acontecimentos do mês passado, em que duas grandes panes ocorreram na rede da Intelig e também afetaram quem usa a TIM no seu celular. No dia 6 e no dia 15 do mês de maio a rede chegou a ficar indisponível por ao menos 2 horas antes de voltar ao ar.

O motivo da queda? Acertou quem disse “rompimento de fibra óptica” primeiro.

O último que sair apague a luz

Dentro da empresa parece existir um alto nível de frustração igual aos dos seus clientes. Uma fonte da Intelig, que estava lá antes da empresa ser comprada pela TIM, confirmou ao Tecnoblog o que membros da lista de discussão [caiu] relataram há algum tempo: a evasão de funcionários cresceu. E isso acontece, segundo a fonte, porque “a TIM não é uma empresa boa de se trabalhar”.

A fonte ainda disse que uma das causas de frustração é a burocracia, que aumentou exponencialmente. “Um processo que na Intelig demorava 2 dias agora está demorando 15 em média na TIM”, afirma.

Até o momento da publicação desse artigo a assessoria de imprensa da TIM, que também responde pela Intelig, não havia respondido nosso pedido por uma posição oficial da empresa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados