Início » Web e redes sociais » Crescimento do Facebook cai nos EUA mas sobe no Brasil

Crescimento do Facebook cai nos EUA mas sobe no Brasil

Por
3 anos atrás

Faz algum tempo que o Facebook passou a marca de 500 milhões de usuários registrados no site. A grande maioria deles está cadastrado nos EUA, origem de maior quantidade de tráfego da rede social. Mas de acordo com a pesquisa liberada pela empresa de métricas Inside Facebook esse cenário está começando a mudar.

Desde o mês passado o número de novos usuários norte-americanos cadastrados no Facebook, o que inclui não só os EUA como o Canadá também, caiu significativamente. Enquanto isso, países da América Latina, em especial o Brasil e o México, estão entre os que mais crescem na rede social.

Dados do Inside Facebook já apontavam que o declínio de usuários ativos no site estava acontecendo, mas foi apenas no mês passado que esse número passou a ser expressivo. No mês de maio o número de usuários cadastrados nos EUA e Canadá em conjunto caiu em 7,62 milhões. Os EUA agora contam com 149 milhões de usuários, enquanto que o Canadá está com seus 16,6 milhões.

No mesmo período pouco mais de 1,9 milhão de membros se cadastraram a partir do Brasil, que agora tem 19 milhões de usuários na rede. Isso representa um crescimento de 10% em relação ao mês anterior, o maior dentre todos os demais países no mesmo período. Em segundo lugar ficam o México, com crescimento de 7,6%, e a Tailândia, com aumento de 7,1% nos novos usuários na rede social. No mês passado, o Brasil ficou ocupou o quarto lugar nessa tabela, com 1,8% de crescimento.

A história do orkut se repete?

Os que já estavam surfando a grande rede em meados de 2004 vão perceber a repetição de uma tendência aqui. No ano em que foi lançado o Orkut passou um bom tempo tendo nos EUA a sua maior fonte de tráfego e a maior base de usuários. Mas com o passar dos anos isso foi mudando ao ponto que os usuários americanos foram deixando o site e os brasileiros e indianos foram chegando e dominando a audiência.

Seria esse um possível Deja vu? Ou o Facebook é importante demais para que os usuários americanos abandonem, como fizeram com o orkut? Eu não acho que veremos uma ‘êxodo social’ como aconteceu com a rede social do Google, até porque a diferença entre a base de usuários dos EUA e do Brasil ainda é grande. Mas o crescimento expressivo indica que os brasileiros já notaram que ela existe.

Se isso é bom ou ruim, só veremos com o passar do tempo.

Facebook não confirma nem nega dados

Vale lembrar que esses não são dados oficiais do Facebook. O Inside Facebook Gold utiliza métricas próprias para analisar dados de tráfego e usuários cadastrados no site e que nem sempre são comentadas oficialmente pela rede social. Mas como muitas vezes eles batem com a realidade mostrada na rede, a empresa ganhou crédito por ter métodos bem precisos. Ainda assim, não foi diferente dessa vez: o Facebook não quis comentar os números quando questionado.

Os poucos dados que a empresa revelam oficialmente na sua página de estatísticas são menos do que precisos. Na página de estatísticas o Facebook diz que tem mais de 500 milhões de usuários ativos, metade deles fazem login na rede social todos os dias, a média de amigos de cada perfil é 130 e todos eles gastam pouco mais de 700 bilhões de minutos por mês no site.

  • Arthur Gonçalves

    Nos últimos dias eu realmente tenho visto MUITOS amigos e ex-colegas de trabalho/escola criando contas e migrando do Orkut para o Facebook. Acredito que pelo fato da rede inspirar novos ares, que é o motivo da migração de muitos, não ocorrerá (em um primeiro momento ao menos) uma total “Orkutização” do Facebook, com tantos shows de horrores e pérolas que nem as da rede social do Google.

    • http://twitter.com/mos_axz @mos_axz

      Quando o pessoal todo migrar pro facebook, o orkut fica bom. QUER APOSTAR QUANTO?

      • Arthur Gonçalves

        Eu sinceramente desgostei do Orkut não apenas pelo público frequentador, mas também pelas imensas falhas técnicas. Chega a ser ridículo em comparação com Facebook…

  • Clau

    logo aparece uma nova rede social

  • Rardgi

    Facebook = Orkut mais, mais o que mesmo?
    Ao meu ver são a mesma merd@
    Péssimos!

  • http://www.edilopes.com.br EDI LOPES

    Ate pouco tempo atras eu achava que o Facebook iria demorar para alcancar o Orkut. Mas depois de ver algumas pessoas, que viravam o nariz para o FB, criarem seu perfil na rede do Zuck percebi que isso ia comecar a mudar.
    Infelizmente o Orkut nem parece um produto da Google de tanto erro que contém, se nao fosse as comunidades eu ja tinha excluido meu perfill.
    Tenho atividades diferentes em cada rede, entao pra mim as duas podem coexistir por um longo tempo.

  • Tio Z

    Tambem tem que considerar que talvez sejam contas duplicadas e afins que o pessoal ta largando? (geralmente contas criadas para aumentar beneficios em jogos do FB)

  • LeonAlabard

    Bem, isso relativamente justifica o movimento de alguns blogs recentemente para o termo “orkutização” (ou “favelização” para os mais incomodados) do Facebook.

    Eu uso o Facebook principalmente como facilitador de cadastros (tudo se conecta ao Facebook com um clique, enquanto o registro padrão deve consumir cerca de meio minuto da minha vida) por pura preguiça de minha parte, mas reparei no surgimento de velhos amigos de uma certa rede social antiga aleatoriamente me adicionando…

    … E também reparei que a febre “pokémon” de adicionar como amigo tudo que ver pela frente também chegou. Mas isso eu culpo mais os jogos sociais que exigem 500 vizinhos/aliados/escravos/contas-fantasmas do que as manias “orkuteiras” tão aclamadas.

    Bem, como eu citei incomodados, se o “pior” (para os críticos) acontecer, “os incomodados que se mudem”, e outro “êxodo social” provavelmente vai rolar daqui a alguns anos.

    Pessoalmente, o Facebook só vai se sustentar por mais tempo pelas suas conexões com todo o gênero de site, pelo curtir, pelo o “connect with”, etc. Mas logo alguém “investe” na idéia, faz algo mais “bonitinho”, e o ciclo se repete.

    Exceto, é claro, que o Sr.Facebook invente mais funções mágicas e “indispensáveis” para a vida humana periodicamente.

    • http://twitter.com/kadugaspar_ Kadu

      Facebook Connect é o que há :D

  • Gustavo

    Foda do orkut, q ele tá muito poluído visualmente… não o layout do site, mas aquelas malditas mensagens de “ÓTIMO FINAL DE SEGUNDA PRA VC!”,
    “CLIQUE NO PEIXINHO PARA VER A ANIMAÇÃO”
    Essas coisas q desanima… quando alguém começar a fazer isso com o Facebook, migrarei para o próximo… e assim vamos…

    • http://twitter.com/mos_axz @mos_axz

      Deveriam retirar o Suporte de Html 2 ao orkut. ficaria bem menos poluido…

      • Enivelton Tigre

        Menos das comunidades*

  • http://7megas.wordpress.com/ 7megas

    Orkut só pelas comu

    no resto face >> orkut…

  • http://www.meadiciona.com/bestknighter Bestknighter

    Muitos de nós haviamos previsto isso já tem um tempinho. Acho que vai acontecer o mesmo do Orkut, só que vai demorar um pouco mais.

  • Fabio

    Não seria nenhuma discrepancia dizer que o Facebook pode se tornar um Orkut da vida. Questão de tempo para tal ocorrer. Tomara que não né!

  • http://twitter.com/calvincfb @calvincfb

    É, a okurtização do Facebook não incomoda só os norte-americanos não, me incomoda também. Empresas de propaganda já começaram a me adicionar e isso é um saco.

  • http://www.edilopes.com.br EDI LOPES

    A pessoa poe a culpa na rede e se esquece que quem faz uma rede social sao os MILHOES de “orkuteiros”. Ou vc acha que no Facebook so tem gente da “NATA”?
    Enquanto orkut tem aquelas chatas de recado pra todo mundo ( odeio isso ) o facebook tem os malditos jogos. Em ambos eh possivel configurar para nao ver mias.
    Facebook pra mim eh muito “FOFOCAVEL” ou seja se vc eh do tipo que gosta de fucar a vida alheia o FB eh uma otima ferramenta.
    Acho que pelo menos no Brasil os dois vao existir juntos por muito tempo.

  • http://gabrielmelchior.com.br Gabriel Melchior

    Tendo em vista o nível de crescimento do Facebook, eu julgaria até normal esse fato, pois não quer dizer necessariamente que todas as pessoas gostem mesmo do Facebook e não prefiram outras redes.
    Normalmente, pelo que já se tem de dados, as pessoas entram primeiro no Orkut para depois passarem para o Facebook. O mais importante é que no Brasil ambos apresentam grandes possibilidades, não só pela interação mas de negócios.

  • http://Site Gabriel

    Engraçado quando alguns falam em “orkutização”, “se todo mundo do Orkut migrar para o Facebook eu saio” e coisas do tipo. Antes, essas mesmas pessoas, na maior hipocrisia do mundo, reclamaram anos atrás quando os estadunidenses começaram a sair do Orkut por causa da invasão brasileira. E olha que o problema nem era a “favela digital no Orkut” na época, porque a banda larga ainda estava em expansão no Brasil e só quem tinha geralmente era a classe média.
    Não vou prolongar muito o raciocínio porque é de fácil compreensão: ao mesmo tempo que um certo grupo não deseja a expansão do Facebook no Brasil por discriminação de classes sociais menos favorecidas, esse mesmo grupo acha inadmissível ser discriminados por aqueles que julgam superiores (os norte-americanos, em geral). Não há ninguém superior a ninguém.
    Só ressaltando: esse grupo é o mesmo grupo que demonstrou-se totalmente contra o Twitter em português, como se o Twitter realmente precisasse de uma tradução para ter bizarrices por lá. Nem por isso deixei de usar por causa da tradução e nem vou deixá-lo de usar por enquanto. Usarei enquanto julgar útil. Deixei de usar o Orkut porque as mudanças implementadas fugiam ao meu propósito de utilização da rede social (o que inclui a lerdeza, os erros, a falta de boas opções de compartilhamento de conteúdo, etc).
    O que esse povo procura é desculpa para falar mal e discriminar. Claro que isso não é geral, mas é o sentimento que está presente em boa parte daqueles que julgam utilizar melhor as redes sociais. Agora qualquer evento no Facebook será culpa da “orkutização”, qualquer TT bizarro no Twitter será culpa da “orkutização”…
    E assim o Brasil segue, né? Para esse grupo, uma rede social perfeita deverá exigir contra-cheque superior a 10 salários mínimos.
    (Obs: não estou esculachando a classe média em geral, só um grupo da classe média que se julga superior. Eventualmente pessoas que outras classes também estarão inseridas nesse grupo por causa das mesmas atitudes.)

    • Felipe Autran

      Finalmente alguém sensato. É triste que quase toda notícia sobre o Facebook ou o Orkut esteja cheia de comentários nojentos, preconceituosos e reacionários. Infelizmente, hoje em dia ser fascista tá na moda.

      • http://www.fafonseca.com.br Fabiano

        Uma coisa que não gosto é spam e convenhamos que em todas as redes há spam… não vejo graça nos peixinhos que explodem no Orkut, nos “curtir” que flodam a timeline muito menos nos RT do Homer da depressão ou qualquer piadinha do tipo.

        Hoje a rede social que eu mais uso é o Orkut, tive o trabalho de bloquear todos meus amigos para não mostrar nenhuma atualização na minha timeline… hoje sou feliz participando das comunidades =D

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha