Foi a junção de quatro empresas diferentes. A Bundy Manufacturing Company, a Computing Scale Corporation, a International Time Recording Company e a Tabulating Machine Company se uniram para formar uma das maiores empresas de tecnologia, que você certamente conhece: a IBM. A sigla, para International Business Machines, completa 100 anos nessa quinta-feira.

A história da IBM é marcada de um estrondoso sucesso em meados do século passado, quando a companhia tornou-se sinônimo de produtos de informática de alta qualidade por um preço competitivo (ou quase isso). Quem nunca sequer uma vez ouviu falar dos computadores da IBM que ocupavam andares inteiros de edifícios?

Com a disparada da computação pessoal, a IBM ficou para trás. Enquanto Microsoft e Apple apostavam fortemente nos PCs (“um computador em cada residência”, dizia Bill Gates), a Big Blue batia o pé de que o futuro dos computadores estava ainda nas grandes máquinas que ela detinha. Hoje, com tablets e smartphones por todos os cantos, não é difícil perceber que a empresa não conseguiu enxergar o PC como um aliado dos mainframes, mas sim um concorrente que merecia ser exterminado. Não deu certo.

IBM PC 5150: lançado em dezembro de 1981 com processador de 4,7 MHz

Hoje em dia é raro nós falarmos da IBM aqui no TB porque a gigante da informática está muito mais focadas no segmento corporativo. Ela cria servidores robustos, desenvolve software, e depois vende isso por milhares de reais para as empresas. Em 2005, teve sua divisão de computadores pessoais comprada pela chinesa Lenovo, o que evidencia o descaso da Big Blue com os PCs.

De acordo com a Fortune, a IBM detém o título de 18ª maior empresa dos Estados Unidos (31ª do mundo) e  também a 7ª mais lucrativa dos EUA. Nada mal! Um dos centros de pesquisa e desenvolvimento da companhia fica aqui no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Parabéns para a IBM! Que a empresa aprenda a se reinventar (clichê corporativo, eu sei) e não deixe a era “pós-PC” (segundo Steve Jobs) passar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados